PDA

View Full Version : meniscectomia parcial

Ana Oliveira
21-01-05, 13:04
Gostava de pedir aos membros, com maior experiência nesta área que é a fisioterapia, que me dessem algumas informações sobre meniscectomia e sobre o tratamento fisiterapeutico que se pode realizar a seguir a esta intervenção cirurgica.

obrigado, desde já a todos aqueles que me possam ajudar.

Helder Fonseca
22-01-05, 14:19
Uma colega de Valbom-Gondomar??? e eu a pensar que os únicos fisios nesta terra eramos eu e o meu manocas.

Marco.... Vai já buscar a bazooka.:biggrin:

Consegues especificar um pouco mais a situação e os objectivos.
Normalmente o tratamento passa um tratamento mais sintomático, no início (electro - US, Iontoforese, TENS - se tiver muitas dores, Massagem), sendo fulcral para o tratamento o ganho de amplitudes articulares (mobilização passiva, posturas, suster-relaxar inibição recíproca), o reforço muscular (de toda a coxa e perna) e o treino proprioceptivo (cadeia cinética aberta, no início, passando para cadeia cinética fechada - Tábuas de Freeman e trampolim).
Tratamento anti-inflamatório também poderá estar indicado no início (Gelo, massagem com anti-inflamatório).

Espero ter ajudado

Adérito Seixas
22-01-05, 18:40
Eu lembro que é de extrema importância não esquecer o trabalho isométrico do quadricípite e a mobilização imediata logo na primeira semana pois são fundamentais para evitar complicações. E não esquecer que estes pacientes podem fazer marcha (com 2 canadinanas) logo ao 3º dia.

No inicio é importante não esquecer também que não devemos provocar o deslizamento, principalmente o anterior se a lesão é no corno posterior, onde é mais frequente. Se a lesão for no corno posterior do menisco medial (mais frequente do que no lateral) não devemos fazer a rotação lateral (e não devemos fazer a rotação medial caso a lesão seja no lateral).

Como disse o viciouzzz é importante começar o treino proprioceptivo precocemente (não obrigatoriamente com as tábuas como é lógico) e caso se trate de um desportista devemos tratar de o incentivar a voltar à prática desportiva (após o 1º mês e sem actividades de salto) se tudo correr bem.

Mas para isto é necessa´rio que o paciente inicie o tratamento o quanto antes com um Fisioterapeuta claro :wink:

Gonçalo Trafaria
01-02-05, 21:45
O essencial já foi falado, lanço apenas mais uma ideia. Convém seguir de perto os sinais inflamatórios e sintomatologia, principalmente em desportistas, não é tão pouco comum que eles, quando asintomáticos, comecem a “testar” o joelho, por vezes há acumulação de liquido e nessa altura fazer o devido reencaminhamento para o médico para retirar esse excesso, se assim for.

Tão importante como o ensino do que fazer, é o que ainda não deve/pode fazer.

Vitor Santos
02-02-05, 01:41
Como já foi dito nos 4 post últimos devemos ter em atenção os principios básicos para intervir nestes casos de molde a não correr riscos desnecessários. Da minha experiência ,dado tratar-se de um método invasivo pouco danificante das estruturas, o que eu tenho visto de meniscectomias, no bloco e fora dele, elas dependem em primeiro lugar do cirurgião. Daí que o nosso papel de aconselhador ou gestor do paciente tenha um grande relevo depois é só seguir os principios básicos e "navegar um pouco à vista" isto é seguir adequadamente o paciente respondendo com o nosso saber aos sinais e sintomas que ele fôr apresentando. Outro factor importante para o retorno à actividade será o próprio paciente e não nos esquecermos que ele é um ser bio psico social e que este chavão não serve só para o deitarmos da boca para fora e depois subordiná-lo aos dados bio que recolhemos e nos quais nós somos "grandes".:lol: Quero com isto dizer que o nosso papel de "management" do retorno à actividade deve ter como objectivo os objectivos gerais do nosso paciente.
Por sistema não gosto de referir os anos de prática como estatuto pois que podemos estar muitos anos a executar sempre mal(é um dos defeitos e virtudes da nossa profissão) mas os colegas com menos prática gostam sempre de receitas e tempos de recuperação.
Da minha experiência vou citar alguns casos de retorno à actividade que me lembro de memória:
16 dias rugby neozelandês 2º centro +/- 1.80m +/- 100Kg
22 dias andebol Guarda redes obeso 125 Kg +/- 1.85m
24 dias futebol Guarda redes +/- 1.80m +/- 80Kg
26 dias rugby 2ª linha 1.97m 115Kg
Só dei estes casos para terem em conta a hetrogeneidade e não lutarmos contra o tempo e balizarem o retorno à actividade pensando no ser bio psico social.

mop31247
28-05-08, 16:12
Só acrescentar que Meniscectomia por si só já evidencia uma excisão parcial do menisco. Logo temos: Meniscectomia ou Meniscotomia (caso total). Cump.

gramendes
28-05-08, 23:45
Olá

Apenas quero dar os parabéns ao colega Victor.
Há muito tempo que não ouvia uma resposta tão boa.

100% de acordo!

Abraços