PDA

View Full Version : Colete dorso-lombar tipo Boston

Daniela Araujo
17-01-05, 23:30
Olá pessoal,
ha pouco tempo comecei a acompanhar uma criança de 1 ano e meio com Paralisia Cerebral que apresenta uma escoliose dorso-lombar bastante acentuada com giba associada a uma atrofia muscular generalizada. (Não se trata de um quadro motor grave). Foi receitado um colete dorso-lombar tipo Boston (rigido). Não sei se ela se irá adaptar a este, mas realmente é muito importante algum tipo de contenção para que a situação não se agrave ainda mais. Algum de voces tem experiencia com este tipo de coletes? (Principalmente em crianças)
Obrigada.

Daniela Araujo

Adérito Seixas
18-01-05, 00:44
Bem, eu sinceramente, acho essas ortoteses horriveis... terríveis... abomináveis... coitadinhas das crianças. E o pior é que não sei até que ponto é que são benéficas... eu penso que até te podem estabilizar mas quando se tirar a ortótese o que acontece? A criança consegue manter uma boa postura? Os músculos foram "educados" para a estabilizar??? Não me parece... não gosto do colete...

Vê este site:
http://www.escoliose.fst.br/revista.htm

O numero que está para sair tem um artigo acerca do colete, mas ainda não saiu... esperemos...

Daniela Araujo
18-01-05, 22:27
Obrigada! Também concordo com a tua opinião, precisamente por isso coloquei a questão ao neuropediatra que nos acompanha (que é um profissional e pessoal cinco estrelas) e ele concordou com o uso do colete, o que não quer dizer que seja a solução, o mais provavel é mesmo que futuramente necessite de outro tipo de intervenção mais "drastica".
Aguardo o artigo.... Beijinho e mais uma vez obrigada!

ftnunosilva
18-01-05, 23:57
Ok, concordo convosco que a colocação do colete não terá um efeito definitivo nessa criança, uma vez que a sua presença, por si só, apenas dá um apoio passivo ao tronco...
Mas, por outro lado, sendo uma criança com paralisia cerebral (que desconheço o grau e o prognóstico), não será o colete adequado no sentido de evitar outro tipo de complicações : complicações respiratórias; permitir melhor postura e interacção com o meio ambiente; facilita a digestão e a postura de sentado; evitar deformidades definitivas da coluna...

Evidentemente que necessita também de períodos sem colete, em que deve ser trabalhada no sentido de normalização do tónus e mobilização global... mas não sou tão perentório a abominar o colete... acho que pode ser uma solução preventiva/paliativa!

É apenas a minha opinião
Obrigado

Adérito Seixas
19-01-05, 00:17
Tens toda a razão... o colete até pode ser benéfico se usado correctamente... "falaste" muito bem...

Evidentemente que necessita também de períodos sem colete, em que deve ser trabalhada no sentido de normalização do tónus e mobilização global... mas não sou tão perentório a abominar o colete... acho que pode ser uma solução preventiva/paliativa!

O problema está aqui... muitas vezes, e eu já presenciei a um caso assim, o colete é retirado sabes quando? Para as sessões de Fisioterapia e pouco mais... as pessoas não estão disciplinadas...

Daniela, será que podes falar um bocadinho mais acerca do caso?

Daniela Araujo
19-01-05, 23:00
Claro!
A menina tem como disse 18 meses.
-paralisia cerebral,
-cardiopatia congenita (comunicação interauricular e estenose pulmonar) à qual vai fazer cirurgia em fevereiro proximo.
-atrofia generalizada.
Iniciou na APPC(associação de paralisia cerebral em setembro), anteriormente foi acompanhada pelo hospital (fisio e t.o.);
Não se sabe até que ponto poderá estar tudo isto relacionado com uma neuropatia, por isto o neuropediatra da instituição reencaminhou para neuropediatria para estudo mais pormenorizado do caso a nivel hospitalar (que ainda não tinha sido iniciado!).

Apresenta um atraso de desenvolvimento motor:
-bom controlo de cabeça e tronco,
-bom equilibrio e reacções de rectificação na posição de sentada,
-passa da posição de sentada para a posição de gatas (que mantem ainda com precario equilibrio e pequenos periodos;
-passa de sentado (no banco) para posição de pé e mantem-na com apoio (mãos numa mesa por exemplo), também com pouco equilibrio e curtos periodos, (não faz marcha);
-a nivel de membro superior tem movimento dirigido, manipula, transfere, brinca, embora com preferencia por um dos membros (esta diferença ja esteve mais acentuada e pode ter facilitado a postura que foi adquirindo).
Claro que com os problemas cardiacos que apresenta não aguenta muito tempo numa determinada tarefa/actividade, apresentando bastante sudação(++tronco).

Penso que nao esqueci nada importante.

Adérito Seixas
19-01-05, 23:18
E com o colete? Ela já o tem? O que consegue ela fazer com ele?

Joana Azevedo
20-01-05, 18:08
conheço uma miuda que teve um grave acidente de carro, em alcoitão foi-lhe diagnosticado:
-traumatismo cranioencefálico com edema cerebral
-contusão frontal hemorrágica direita e hemorragia subaracnoideia
.traumatismo torácico com contusão pulmonar
-pancreatite traumática
-fractura exposta do umero direito
-sequelas de traumatismo cranioencefálico
-equinismo da tibio-társica direita
-ataxia marcada ao nivel do membro superior
no enternamento foi-lhe feita uma cirurgia de alongamento do tendão de aquiles, frequentou apenas duas sessões de fisioterapia, andou de cadeira de rodas e actualmente graças apenas ao seu esforço já anda de pé e consegue fazer pequenos movimentos com o membro superior direito

gostava que me pudessem dizer o que se pode fazer em educação fisica de maneira a promover uma melhoria das suas actividades motoras e expressivas

espero que me ajudem, obrigado

ftnunosilva
21-01-05, 02:43
Olá Joana,

será necessário fazer uma avaliação funcional das capacidades que ela tem agora, e estabelecer o plano de tratamento em Fisioterapia adequado...
Até podes conseguir arranjar um licenciado em Educação Física que tenha interesse nessa área, mas será que tem a embalagem científica adequada?

Daniela Araujo
21-01-05, 22:16
Alo!! Não Aderito, ela ainda não tem o colete, mas vai ter em breve. Eu enganei-me a cirurgia não é em fevereiro mas em maio, seja como for....é realmente um caso delicado!!!! É isso que me preocupa, não tenho nenhuma experiencia com este tipo de coletes e a primeira vai ser logo com um caso destes. Qualquer ideia/conselho, é bem vindo!!!!
Muito obrigada
Beijinho