View Full Version : Projectos inovadores na Promoção na Saúde
Gostaria de saber o que os colegas a intervir na comunidade estão a fazer em termos de projectos, no âmbito da promoção educação para a saúde...
leta
Adérito Seixas
02-10-04, 00:07
Tanto quanto sei, e aqui existem vários alunos da UFP, existe um projecto daquela faculdade, o projecto ambulatorial e de saúde pública se não me engano, que é muito interessante... não há ninguém da comunidade UFP que queira falar acerca disso?
Kronos Party
02-10-04, 01:10
Gostaria de saber o que os colegas a intervir na comunidade estão a fazer em termos de projectos, no âmbito da promoção educação para a saúde...
leta
Boas…
Este é, exactamente, o espaço criado para o efeito.
Pelo facto de ser uma área nova de intervenção, por parte dos Fts, ainda com poucos profissionais e praticamente todos a trabalhar sozinhos, podemos e devemos utilizar este fórum para partilhar experiências e consequente enriquecimento de todos quantos se dedicam a esta temática.
Porém, penso que não nos devemos ficar pelos “inovadores”, não é que esta não seja, por excelência, uma área para inovações, quando não nas ideias, pelo menos na forma “desenrascada” com que se actua no terreno… :idea:
Cada um de nós, na comunidade, faz parte de um sistema onde os factores comportamentais e ambientais inerentes, faz de cada caso, um caso único de actuação. :P
Convirá, também, fazer um ponto de situação quanto aos conceitos. Promoção da Saúde engloba a Protecção, a Prevenção e a Educação para a Saúde. Quantas vezes todos nós aligeiramos na linguagem, ou nas ideias, e pomos tudo no mesmo saco :?:
Agora, só um reparo. Convém que o ppl se registe antes de intervir. É uma forma de afiliação. Aliás, há muitos fóruns que só permitem que se “poste” desde que se esteja previamente registado. Não será simpático ter que se adoptar essa medida aqui. Vá lá, registem-se que é de borla… :evil:
1ab
ola a todos, quero primeiro felicitar este projecto, pois considero fundamental na vida profissional de um fst e dos estudantes de fst.
quanto a promoçao de saude efectuada pela universidade fernando pessoa, existe sim um projecto de saude ambulatorio, ao qual promove nao só a saúde a nivel da fisioterapia mas sim tambem de outras especialidades medicas. existe tambem outro projecto de cooperaçao com a APPC (Associação Portuguesa de Paralisia Cerebral) do porto, ao qual indico o site,
http://www.ufp.pt/page.php?intPageObjId=10938
com os melhores cumpromentos...
:D
Caros colegas,
É com grande alegria que vos escrevo a relatar o sucesso que tem sido o Projecto Ambulatório de Saúde Oral e Pública da Universidade Fernando Pessoa. Como coordenador para a fisioterapia neste projecto, realço o meu contentamento para com a referida Universidade que, uma vez mais, vai por esse país fora fazer rastreios, não só na vertente de Medicina Dentária e Análises Clínicas, mas também nas áreas de Fisioterapia, Terapêutica da Fala, Motricidade Humana e Enfermagem.
Esses rastreios são maioritariamente executados em: lares de idosos, escolas e infantários, no apoio aos peregrinos de Fátima, na Volta a Portugal em bicicleta e em outros eventos desportivos (FIFA Allfootball, Maia Handball Cup, Competições Inter-Universitárias, etc...) :D
Estas acções sociais exigem grande esforço financeiro. Esforço esse que, como todos já deveriam saber, não é compartilhado com os fundos públicos. E que só existem, devido a financiamentos da própria instituição e de um conjunto de empresas que "arriscaram" num projecto de saúde pública e comunitária, sem obterem nada em troca. Saúde essa que deveria ser patrocinada pelo nosso Estado (afinal de contas para onde vão os meus impostos!!! :? ).
Se quiserem saber mais sobre este projecto, p.f. consultem:
http://www.ufp.pt/page.php?intPageObjId=10938
Visitem :)
Adérito Seixas
02-10-04, 19:26
Temos que dar realmente mérito à UFP por acreditar no projecto e aos seus responsáveis, que o mantêm em funcionamento. Como já disse é um projecto muito interessante que deveria servir de exemplo para muitos. Esse projecto, para além da educação clínica que possibilita aos alunos do curso de Fisioterapia da UFP, possibilita também a actuação em uma área que ainda não é explorada e que, na minha maneira de ver as coisas, é uma área de futuro para os novos Fisioterapeutas que cada vez mais vão sentir dificuldades em iniciar a sua actividade num Hospital, num Centro de Saúde e até mesmo numa clínica... a prevenção é uma área que temos que ocupar.
Ismaelsilva
10-12-04, 17:02
Como Fisioterapeuta, cada vez mais me convenço que a Prevenção é a melhor forma de controlar as doenças, ou seja é a melhor abordagem e a mais económica. Os países mais desenvolvidos tem vindo a realizar bastantes formas de prevenção e distendem enormíssimos orcamentos nesta forma de combater determinadas patologias.
A minha realidade pessoal estou a projectar uma Acção de promoção de Saúde que se intitula por Prevenção de Entorses da Tíbio-Társica, em jovens jogadores de Futebol. E na revisão da literatura para a realização deste trabalho tenho me defrontado com uma enorme preocupação por parte dos investigadores com esta vertente de prevenir patologias.
Desde já um bem haja a todos os que desenvolvem projectos dentro destas áreas.
Com os melhores cumprimentos!
Marco Silva
Sara Freitas
30-12-04, 23:46
Olá colegas
Gostei bastante de ler as vossas intervenções sobre a saúde na comunidade e na importância da prevenção.
No entanto gostaria de saber com mais promenor em que consiste, na área da fisioterapia, o projecto da Universidade Fernando Pessoa, pois já fui à página e não percebi:
-quais as formas de intervenção da fisioterapia e junto de q população, ou seja, como interveêm junto das crianças, dos idosos, ....
Até 1 próxima,
Sara
Adérito Seixas
31-12-04, 01:21
Consultaste esta página certo:
http://www.ufp.pt/page.php?intPageObjId=12426
É uma descrição antiga do projecto. Entretanto já Terapia da Fala e Fisioterapia foram integradas.
A unidade móvel desloca-se a determinados locais e todas as valências fazem despiste de problemas e aconselhamento na sua área. Por exemplo os Fisioterapeutas fazem o despiste de alterações posturais e aconselham no sentido de melhorar a situação. A Terapia da fala faz o rastreio de problemas de voz, a enfermagem de diabetes (por exemplo), medicina dentária de problemas orais.. tudo no mesmo local. É um projecto muito interessante e que é suportado totalmente pela Universidade Fernando Pessoa, uma iniciativa de louvar.
Setúbal tb...
http://www.ess.ips.pt/EssFisiOnline/vol1n3/pdfs/A%20promocao%20e%20a%20proteccao%20da%20saude%20em %20fisioterapia.pdf
Ismaelsilva
01-05-06, 02:04
O projecto que o colega Adérito citou, é provavelmente a melhor escapatória para todos os fisioterapeutas num futuro bem proximo. Temos que apostar muito na prevençao e na aplicação da mesma, para atingirmos uma posição nos programas de prevenção, patrocinados pela DGS.
JoanaBianca
30-10-07, 20:01
Boas…
Este é, exactamente, o espaço criado para o efeito.
Pelo facto de ser uma área nova de intervenção, por parte dos Fts, ainda com poucos profissionais e praticamente todos a trabalhar sozinhos, podemos e devemos utilizar este fórum para partilhar experiências e consequente enriquecimento de todos quantos se dedicam a esta temática.
Porém, penso que não nos devemos ficar pelos “inovadores”, não é que esta não seja, por excelência, uma área para inovações, quando não nas ideias, pelo menos na forma “desenrascada” com que se actua no terreno… :idea:
Cada um de nós, na comunidade, faz parte de um sistema onde os factores comportamentais e ambientais inerentes, faz de cada caso, um caso único de actuação. :P
Convirá, também, fazer um ponto de situação quanto aos conceitos. Promoção da Saúde engloba a Protecção, a Prevenção e a Educação para a Saúde. Quantas vezes todos nós aligeiramos na linguagem, ou nas ideias, e pomos tudo no mesmo saco :?:
Agora, só um reparo. Convém que o ppl se registe antes de intervir. É uma forma de afiliação. Aliás, há muitos fóruns que só permitem que se “poste” desde que se esteja previamente registado. Não será simpático ter que se adoptar essa medida aqui. Vá lá, registem-se que é de borla… :evil:
1ab
Olá! Cordiais saudações! Por acaso, tambem só descobri este fórum há muito pouco tempo! Confesso que sou de uma geração em que estas formas de comunicação e porque não, de aprendizagem ainda não estavam tão evoluidos! E agora estou a adorar.
È uma mais valia, dado que sou a unica fisioterapeuta no centro de saude...estou cá há pouco tempo e confesso que é um pouco dificil a integração nas equipas multidisciplinares, talvez porque na realidade os outros profissionais de saude ainda não têm bem a noção das funçoes de um fisioterapeuta. No entanto, estou a "trabalhar" no sentido de mostrar que a fisioterapia faz parte integrante nos cuidados de saude primários!
Caros colegas, é muito bom saber que nós fisioterapeutas estamos a ter cada vez mais um papel activo, papel este que nunca é demais! Eu sou mais uma do grande número de fisioterapeutas recém licenciados, e, em parceria com uma colega, pretendemos iniciar a elaboração de um projecto na comunidade, na região da nossa área de residência. Nesse sentido, venho pedir a vossa ajuda, para que nos forneçam algum material de que disponham, nomeadamente, posters, panfletos ou outros, que nos sirva de base e nos ajude na divulgação da nossa profissão nas várias áreas de intervenção por nós abrangidas. Pretendemos com isto que este seja o nosso ponto de partida para chegar junto da população, dar-nos a conhecer, e, assim, promovermos ainda mais a actuação do Fisioterapeuta.
O meu e-mail é patriciasilva21@gmail.com.
Obrigada e até breve!
luis silva
04-12-07, 12:45
o problema é que o estado quando pensa em prevenção olha para os enfermeiros e medicos. (ponto final) os restantes profissionais (ex. Fisioterapeutas) parecem nao ter nenhum papel a desempenhar nessa area...mas uma vez que isso acontece...temos que ser nos a mostrar provas do nossa trabalho...por isso estes projectos sao de valorizar...
vBulletin v4.1.9, Copyright ©2000-2012, Jelsoft Enterprises Ltd.