View Full Version : Erasmus - o que têm a dizer.
André Magalhães
30-12-04, 01:22
Gostava de fazer, mas estou indeciso. Não sei se os beneficios são superiores aos prejuizos e na nossa area nao conheço ninguem que o tenha feito!
Se o fizeram ou gostavam de fazer, contem as vossas experiencias!
abraço:cool:
Gostava de fazer, mas estou indeciso. Não sei se os beneficios são superiores aos prejuizos e na nossa area nao conheço ninguem que o tenha feito!
Se o fizeram ou gostavam de fazer, contem as vossas experiencias!
abraço:cool:Boas André,
Boa pergunta! Eu também estava interessado em fazer um semestre... :wink:
Acho que o mais provável é se perder um ano... mas também gostava de ouvir mais opiniões...
Um Abraço
Bom, eu tive em Erasmus o ano passado, por um período de 3 meses.
Não sei como é que funciona noutras escolas, mas na minha esse período de Erasmus integra-se no estágio, como se fosse um módulo deste.
Em termos de aprendizagem na nossa área, a experiência não foi muito enriquecedora, mas isso penso que também depende dos países e do tipo de acordos/universidade. Não foi perder um ano (ou um estágio, no meu caso) mas sim o poder contactar com novas realidades (da fisioterapia e não só...), novas culturas, pessoas, ...
Só é pena que a nota não conte, por isso é que muitas pessoas optam por ficar e não "arriscar", esse é o principal entrave na nossa escola. Mas informem-se, pode ser que não seja assim com vocês.
Vale a pena!!
Adérito Seixas
30-12-04, 13:26
Eu não estive em Erasmus (estágio), preferi ficar cá e não me arrependo. Penso que só em alguns casos é que vale mesmo a pena em termos profissionais mas é claro que em termos pessoais é enriquecedor.
Seja como for não trocava os estágios que fiz cá nesse período por nada, foram excelentes.
Em algumas faculdades o Erasmus é feito mas para os alunos irem mesmo estudar para o estrangeiro, têm aulas no estrangeiro, é diferente.
rita afonso
30-12-04, 21:09
Pois, eu tb já pensei nisso, e acho que não vou arriscar. Na minha escola tb só dá o estágio e acho que não vale a pena. Confio nos nossos estágios.
Adérito Seixas
30-12-04, 23:46
Repara, existem países onde até podes aprender alguma coisa como a Bélgica e a Finlândia mas também existem outros como por exemplo Espanha onde na verdade vais passar férias. Não são bem férias mas quase.
Repara, existem países onde até podes aprender alguma coisa como a Bélgica e a Finlândia mas também existem outros como por exemplo Espanha onde na verdade vais passar férias. Não são bem férias mas quase.Porquê a Bélgica ou a Finlândia? :rolleyes:
Adérito Seixas
30-12-04, 23:56
Na Bélgica (o único local para onde iria) a Fiioterapia Respiratória está bastante desenvolvida... um dos grandes senhores do momento é de lá... Guy Postiaux, entre outros. A Finlândia também é um bom local, não conheço tão bem mas os meus colegas dizem muito bem do estágio que fizeram lá.
Helder Fonseca
01-01-05, 13:04
Oh Adérito, já reparaste que tens 666 posts??? LOOOOOL
Agora falando em coisas sérias... Concordo com a opinião do Adérito. Não é necessário ir para o estrangeiro para aprender, desde que se escolham cuidadosamente os locais de estágio em Portugal. Se estiveres no Porto tens por exemplo a clínica do Movimento, onde trabalho (LOOOOL).
No entanto (e como ex-estagiário em Bruxelas) existem sempre alguns locais de estágio que valem a pena como a Bélgica. Posso dizer que aprendi muito lá, mas mais importante do que isso é tomar conhecimento de novas metodologias e condições de trabalho. Neste aspecto vale sempre a pena conhecer novos países e alargar os nossos horizontes.
Adérito Seixas
01-01-05, 16:39
Era o número da besta... espera lá, entrei em 2005 com esse número... cruzes!!!
Eu no Porto estagiei em bons locais e duvido que tivesse aprendido mais no estrangeiro. Mas é como disse o viciouzzz, vale sempre a pena por outros motivos.
luis pereira
16-01-05, 22:32
eu tb gostava bastante de estagiar no estrngeiro..mas tal como a rita afonso ando no instituto piaget e axo k só permitem em periodos de estagio... msm assimainda gostava de ir, de certeza seria uma exeriencia enriquecedora pelo menos a nivel pessoal e cultural,o k tb é fundamental!!
em novembro no forum internacional de estudantes de fisio,foram lá alunos erasmus contar as experiencias e como viveram os estagios... adorei ouvi-los, especialmente akela rapariga de "la coruña" k só com a pronuncia arrasava td e todos....
Daniela Araujo
17-01-05, 22:38
Oi!
Concordo com o foi dito anteriormente. Realmente depende muito do local que escolhem. Estive em França e sinceramente acredito que num bom local de estagio ca ganharia bastante mais a nivel profissional; mas como disse o Helder são boas oportunidades de ver novas/diferentes metodologias e condições de trabalho. Também podes ver pelo contrario, que realmente temos bons profissionais!
Seja como for adorei e repetia sem dúvida. A nivel pessoal foi realmente muito enriquecedor, conheci imenso pessoal, novos lugares, culturas, linguas, costumes... dos 4 cantos do mundo. Havia imensa gente em erasmus de outros paises e como estavamos todos "no mesmo barco" acabamos por formar um grupo bem divertido. Foi juito giro!
--,---@ Daniela Araujo
luis pereira
18-01-05, 13:37
ohhhh..... tb kero irrrrrrrrrrrrrr.....
Helder Fonseca
22-01-05, 14:35
Força aí Luís, já agora, reparáste que tens 69 posts??? :badgrin:
Adérito Seixas
22-01-05, 17:48
Esse tipo de comentários era desnecessário azaz... não habia nexexidade azaz... estavamos a falar de ERASMUS, não de... pois...
luis pereira
23-01-05, 00:49
ah poix é... e fiquem sabendo k é com grande pena minha mas.... temos k avançar não é?! 69 posts até k não é um nº mau.... lolol ;)
kando ao erasmus, terei k pensar e repensar,,,,, inté pessoal ;)
AnaFrancisco
01-02-05, 11:12
oLá André..
Sobre o Erasmus não posso falar por experiência própria mas por experiência alheia.
É claro que noutro país se aprende coisas novas que podem vir a ser implementadas em Portugal mas a longo prazo. Acho que é pertinente em termos de experiência pessoal.
Na minha faculdade o erasmus apenas se aplica ao estágio e pelo o que tenho vindo a constatar só traz benefícios porque o pessoal fica com grandes notas e tem muito menos trabalho para além do tempo de estágio ser 3 meses em vez de 4.
Ir ou não pra Erasmus depende dos teus objectivos de vida e da faculdade em que estás inserido. A tua escola tem Gabinete de relações internacionais? Se sim aproveita a oportunidade..se não é o caso fala coma coordenadora do teu curso sobre os benefícios / malefícios do erasmus. O Instituto Portugês da Juventude também te pode dar informações sobre o tema.
Cláudia Melo
18-02-05, 21:41
Também tenho essa ansiedade. Gostava de ir, talvez para a Itália. Será que vale a pena? Ou talvez Dinamarca, não sei. Tou mesmo indecisa :)
Eu estou bastante interesa em ir de erasmus, axo que é uma experiencia bastante positiva! ainda nao sei onde, nem se vou conseguir :S
Apesar de ñ contar a nota acho q é sempre ma experiência enriquecedora fazer um ERASMS, já que além de se aprender novas formas de tratamento, nomeadamente em países onde a fisioterapia está mais desenvolvida, tem-se tb a oportunidade de lidar com novas culturas, outro tipo de pacientes o k é sempre enriquecedor na area de abordagem do paciente.
A quantidade de currículos que já recebi com alunos que foram para ERASMUS... fiquei realmente impressionado!
acho que fazer erasmus é uma opurtunidade fantastica. a minha prima esta a fazer nos estados unidos e esta a adorar. só tenho pena de nao poder fazer também
vaniaoliveira
03-04-05, 22:14
bem... em relação ao erasmus,acho k há pouco informação, pk n sabemos muito bem com o k podemos contar ao aceitarmos esta oportunidade. Para alguns será enriquecedora, para outros, nem tanto...
Lúcia Vicente
29-11-05, 12:33
Olá caros colegas,
O k tenho a dizer acerca de Erasmus é sobre a minha própria experiência. Na minha escola faz-se erasmus no 2º semestre do 3ºano e a nota que nos dão lá é a nota com que ficamos ou seja é como se fosse feito cá, é nos dado equivalencia, até porque neste semestre temos apenas Estágio II e projecto.
Dependendo do sitio escolhido, no meu caso o que pude fazer foi, fiz estagio e uma disciplina do plano de estudos da escola de lá que me deu equivalencia pelo projecto. Escolhi fisioterapia obstétrica, adorei e coisa que nós cá nao temos :razz: !
Sei k há sitios em que em termos de fisioterapia e aprendizagem ñ sao os melhores mas isso é da responsabilidade de cada um, em se informarem com os alunos que já foram e com os professores quais os melhores sitios.
Ao contrário do que alguém disse Espanha ñ é para passar férias e posso dizer que eu e mais as minhas 2 colegas fomos as primeiras a ir para a Corunha e adorámos. Aprendi imenso e fiz estágios que aqui não há como Treino da marcha ou Escoliose (raro na nossa formação como fisioterapeutas), entre outros mais comuns...
por isso acho que todos os que pensam nisso devem ir, porque além do que podem aprender a nível profissional tem toda uma componente pessoal que cresce e amadurece bastante, a cultura,conhecer pessoas novas..enfim...eu fazia tudo de novo!!!:biggrin:
portauzzie
03-08-06, 09:20
Eu tive este ano na Finlãndia 3 meses... Experiências até tenho muitas e tal como uma das nossas colegas, fui em fazer três meses queimando dois módulos do estágio. E a nota que tive lá contou cá em Portugal... nada é impossível ;)
Jose Rocha
03-08-06, 23:15
Há locais de estágio em Portugal que neste momento são solicitados por Países Europeus e não só, portanto 1º aproveitar o que temos e depois sairmos, eu até compreendo no estrangeiros as notas são fabulosas.
vBulletin v4.1.9, Copyright ©2000-2012, Jelsoft Enterprises Ltd.