View Full Version : Fisioterapia em Animais
Adérito Seixas
27-12-04, 19:07
Recebi este email da APF:
Fisioterapia em Animais - Artigo no JN
Na próxima 3ª feira (28 de Dezembro), o Jornal de Notícias (JN) publicará um artigo sobre Fisioterapia em Animais, nas páginas do ETCETERA, logo a seguir à secção Cultura.
O artigo da autoria da jornalista Isabel Peixoto, contou com a colaboração da APF e da Ft. Inês Braga.
Não perca!
Vou ver se não me esqueço de comprar o jornal amanhã http://fisiozone.com/forums/images/smilies/yellow/wink.gif
Francisco Neto
28-12-04, 01:53
Podem consultar a reportagem em http://jn.sapo.pt/2004/12/28/etcetera/maos_magicas_ajudam_tratamento_canid.html
Adérito Seixas
28-12-04, 02:25
Muito obrigado Francisco! Está engraçada a reportagem. Afinal sempre temos cá alguém a trabalhar com animais.
"É a grande diferença", refere, explicando que é necessária uma boa dose de imaginação para obrigar um paciente de quatro patas a fazer o que ela quer. Normalmente, consegue-o com recurso a brincadeiras."
Ainda têm sorte.. enquanto não meterem um motricionista a tratar dessa parte... :rolleyes:
Isto é interessante... mas é só para quem gosta mesmo dos bichos..
Adérito Seixas
28-12-04, 22:49
Não comprei o jornal mas li o artigo. Escreveram acerca da APF criar um Grupo de Interesse em Fisioterapia em Animais, acham que já é viável falar disso?
Não comprei o jornal mas li o artigo. Escreveram acerca da APF criar um Grupo de Interesse em Fisioterapia em Animais, acham que já é viável falar disso?Eu acho que sim... se está a começar é por bem criar um grupozito para tratar do tema :wink:
Eu sou sincero, a fisioterapia nos animais para mim tem interesse nulo.
Não me cativa nem um bocadinho.. :rolleyes:
Adérito Seixas
29-12-04, 00:12
Eu também não me estou a ver a trabalhar na área, mas gostava de ter a experiência. Não me importava mesmo nada.
Raquel Tavares
29-12-04, 00:18
Ora aí está uma área que eu não me importava de trabalhar! Junta duas coisas que eu adoro: Fisioterapia e animais!!
Francisco Neto
29-12-04, 00:27
Escreveram acerca da APF criar um Grupo de Interesse em Fisioterapia em Animais, acham que já é viável falar disso?
Pessoalmente, parece-me um pouco precoce, uma vez que ainda se estão a dar os primeiros passos nesta área, em Portugal. Estamos a anos luz de países como o Reino Unido, Austrália, Nova Zelândia, Canadá e Estados Unidos.
Quantas pessoas trabalharão nesta área em Portugal? 1? 2? 3??? Um grupo de interesse não se forma com meia dúzia de pessoas interessadas na área... Julgo que será necessário que existam alguns colegas com "know-how" e formação suficientes para poderem liderar um grupo de interesse. Quem sabe, no futuro?
Adérito Seixas
29-12-04, 00:30
Também acho que sim Francisco... eles falam até em organizar formação... esperemos para ver o que vai ser feito.
Raquel Af.
29-12-04, 16:09
Tb acho k seria bom ter alguma formação nessa área, pelo menos cobaias n me faltam tenho 3 cá em casa:lol:
Adérito Seixas
29-12-04, 16:55
Olha... até terias sorte então. O problema de quem fizesse essas formações seria não trabalhar na área, tu assim ias praticando.
A verdade é que não sei até que ponto é que haveria adesão a esse tipo de formações... dependeria de muita coisa. É uma área que não tem muitos "seguidores", gostaria de saber quantos Fisioterapeutas trabalham na área...
Helder Fonseca
01-01-05, 13:20
A Reportagem está de facto fantástica.
Simples, concisa e imaginativa.
portauzzie
13-02-05, 23:56
Pessoal, sorry to budge in, mas vai haver um curso de fisioterapia em animais em Alcoitão, março!! =) www.essa.pt/jornadas2005 (http://www.essa.pt/jornadas2005)!
Pessoal, sorry to budge in, mas vai haver um curso de fisioterapia em animais em Alcoitão, março!! =) www.essa.pt/jornadas2005 (http://www.essa.pt/jornadas2005)!
Obrigado pela informação, portauzzie. Bem-vindo ao Fórum!
Mas de facto, já tinhamos conhecimento: http://www.fisiozone.com/forums/showthread.php?t=311
Adérito Seixas
14-02-05, 12:48
Sim, nas jornadas o Fisioterapeuta vai até apresentar uma palestra.
Bem pelo que sei, em Portugal existem cerca de 3 Fisioterapeutas a aplicar fisioterapia em animais, não tenho a certeza dos números mas foi o que ouvi numa reunião de gente que conhece a maioria dos Ft's com destake em Portugal, de qualquer modo, a questão que se levanta agora é: A entrada de Ft na àrea é viavel, só é preciso ir para fora fazer formação, ou então chamar cá (como fizemos experts estrangeiros; contudo a formação dada não torna uma pessoa apta a trabalhar na área, pelo que o conhecimento de Anatomia, FIsiologia, Fisiopatologia e Estudos do MOvimento dos animais é imprescindível; álém de ser importante também trabalhar sempre em conjunto com Veterinários).
Gostei bastante da apresentação do fisioterapeuta nas jornadas, mas é uma área que continua longe das minhas expectativas profissionais...
Para quem goste, força nisso... é uma área que parece estar a dar os primeiros passos... e parece que vai ser uma área na qual devemos apostar.
Tal como disse o Daniel, o que faltará em Portugal são formações e conhecimentos teóricos sobre fisioterapia em animais. Contudo, penso que vamos num bom caminho para dentro de algum tempo estarmos em Portugal a fazer a dita fisioterapia da melhor e mais avançada forma possível.
Adérito Seixas
08-03-05, 00:44
Não duvido nada disso Fysio, não duvido mesmo nada.
Também gostei de ouvir o Ft. que veio às jornadas falar do assunto, e do trabalho apresentado pela outra colega, gostei muito.
Acho, como já disse várias vezes, que a área é viável e que temos pernas para percorrer esse caminho, mas da mesma maneira que o Fysio, é um campo que foge do meu horizonte (neste momento)
Gonçalo Trafaria
25-03-05, 17:21
Poderá o Fisioterapeuta exercer fisioterapia nos animais sem autorização do médico veterinário? Poderá o mesmo médico veterinário processar-nos por essa actuação? Que direitos e deveres temos neste tipo de intervenção? ;)
(só para levantar poeira, mas uma poeira real e que já se faz sentir)
Adérito Seixas
25-03-05, 18:52
É a questão da confusão de papéis... ninguém tira o lugar do veterinário... ele é que não percebe isso. Quanto aos direitos e deveres acho que ainda teria que ser elaborado um documento relativo a isso, penso eu. É uma área nova, a colega que falou nas jornadas disse que era necessário um Grupo de Interesse na área que poderia trabalhar nesse sentido.
Gonçalo Trafaria
25-03-05, 19:32
Penso que sim, pois sei que a classe médica da area está a tomar medidas face a esta nossa expansão. :)
Adérito Seixas
25-03-05, 19:53
O que estão a fazer em concreto Gonçalo?
é o grande negócio do futuro em Portugal..
ftnunosilva
25-03-05, 23:46
Ainda pensei meter-me nisso: arranjei um livro sobre Fisioterapia em cavalos, e até se falou dar assitência na Faculdade de Veterinária aqui do ICBAS... mas outras portas se abriram! :biggrin:
Um dos jogadores do clube a que dou apoio, está no último ano de Medicina Veterinária. E ele já falou inúmeras vezes da fisioterapia em animais. Mais concretamente em cavalos e galgos de corrida.
Também não sei se haverá mais para "explorar"...
Marco
Para mim é uma área k me interessa bastante ate pk ainda sou estudante e vejo o caminho mal parado pro futuro. Sempre gostei de animais e keria relacionar as duas areas mas pra isso tenho consciencia k era preciso mta formaçao. Só k cá em portugal nao existe. Tenho varios amigos veterinários principalmente de cavalos e dizem k o mercado ja ta cheio e sao so 2 fisioterapeutas estrangeiras a actuar. A eles tb nao lhes convem, pk ganham à consulta e nao é pouco. Mas em caes vale a pena apostar. Por acaso alguem sabe onde se pode fazer uma pos-graduaçao? A k eu sei é em barcelona. e mais perto?
ftnunosilva
27-03-05, 00:51
Mais perto que Barcelona?! :shock: Duvido...
Vão fazer uma pista de corridas de cavalos em Ponte de Lima... pode ser?
a pista de cavalos em ponte lima ja existe... em más condiçoes :( mas é a capital das corridas com apostas e tudo...lol
Então vão modificá-la... ouvi qq coisa à cerca disso!
ja estao para fazer um hipodromo à seria há mto. Espero k o façam pois as lesoes nos cavalos sao mais k mts por causa do piso.
Adérito Seixas
28-03-05, 17:18
Pareces já estar "dentro" do assunto nortas... faz formação na área e dedica-te a ela :wink: E já que tens amigos veterinários mais fácil será ainda...
eu gostava mto. mas o problema é k nao sei onde fazer a formaçao. e eles ainda nao estao mto receptivos a isso. ja de longas conversas com eles cheguei a conclusao k so accoes de formaçao nao chegam. era necessario quase novo curso por causa da anatomia patologia e fisiologia k sao completamente diferentes. Mas tou disposta a investir em formaçao claro. alias sem mais formaçao especifica nem na humana se tem futuro hoje em dia. mas brigada pelo incentivo
Adérito Seixas
28-03-05, 18:00
Para já o mais perto é Espanha. Tes também que saber anatomia do animal em questão principalmente claro. Eu acho que é de investir para quem gosta da área.
a area k me interessa mais ainda é a hipoterapia. ai seria juntar o util ao agradavel..;)
Tens a certeza... Houve uma colega nossa que fez a tese de Mestrado nessa área e os benefícios (complementares!!!) não foram muito significativos. Além do mais os riscos que comporta este tipo de terapia são incrivelmente superiores aos benefícios.
Da fisioterapia em animais... foi como o Adrérito referiu... é uma boa área de intervenção.
Marco
Qual era o tema concreto da tese de doutoramento, sabe? É k tava a pensar fazer a minha monografia nessa area. E ja teve algum contacto com essa area, o marco? Eu ja fiz voluntariado pela appc e axei k em termos de relaxamento em espásticos é fantastico e pode-se tirar proveito disso, nao? Além da coordenação e principalmente a satisfação k os utentes ficam dps do passeio. Mas isso sou eu k digo, claro, pelo k vi e pelo k ja me informei. Axa k não?
Fisiosergio
02-04-05, 18:57
no meu caso eu axo k me adaptaria super bem a fazer fisioterapia, mas axo k só mm em cavalos!!!
e dps tb n tou a ver o pessoal estar toda a estudar a anatomia dos animais, pouis cada um tem a sua, dps tb temos k ver em k animais seriam! agora uma coisa é certa, que quem levar nos animais para a fisioterapia de certeza k devem ser ricos!!!
Cara Nortas,
Depende muito do grau de atingimento. Mas não concordo com o pretenso "relaxamento" pós-hipoterapia em espásticos. Mesmo sendo um grau de espasticidade ligeiro a moderado.
Poderá, na eventualidade, haver um ganho do ponto de vista proprioceptivo tanto a nível da cintura escapular como da cintura pélvica. Dependendo, por exemplo do comprimento do pescoço do cavalo. Existe também um benefício óbvio do ponto de vista psicológico e social (para os pais +++).
Agora, a posição do cavaleiro e o trote em si, por si só, não beneficiam directamente, nem (do meu ponto de vista!) complementam o tratamento em fisioterapia...
Temos que ter em atenção que a criança/adolescente faz 1 hora ou 2 de hipoterapia + 2 ou 3 horas de fisioterapia semanal... e as restantes 67 ou 70 horas em que não fazem nada durante a semana????
Marco Fonseca
Francisco Neto
03-04-05, 00:58
Recentemente, foi publicado um ensaio clínico randomizado que talvez seja interessante para esta "discussão". Deixo aqui o resumo:
J Altern Complement Med. 2003 Dec;9(6):817-25.
Improvements in muscle symmetry in children with cerebral palsy after equine-assisted therapy (hippotherapy).
Benda W, McGibbon NH, Grant KL.
Institute for Children, Youth, and Families, University of Arizona, Tucson, AZ, USA. billbenda@earthlink.net
OBJECTIVE: To evaluate the effect of hippotherapy (physical therapy utilizing the movement of a horse) on muscle activity in children with spastic cerebral palsy. DESIGN: Pretest/post-test control group. SETTING/LOCATION: Therapeutic Riding of Tucson (TROT), Tucson, AZ. SUBJECTS: Fifteen (15) children ranging from 4 to 12 years of age diagnosed with spastic cerebral palsy. INTERVENTIONS: Children meeting inclusion criteria were randomized to either 8 minutes of hippotherapy or 8 minutes astride a stationary barrel. OUTCOME MEASURES: Remote surface electromyography (EMG) was used to measure muscle activity of the trunk and upper legs during sitting, standing, and walking tasks before and after each intervention. RESULTS: After hippotherapy, significant improvement in symmetry of muscle activity was noted in those muscle groups displaying the highest asymmetry prior to hippotherapy. No significant change was noted after sitting astride a barrel. CONCLUSIONS: Eight minutes of hippotherapy, but not stationary sitting astride a barrel, resulted in improved symmetry in muscle activity in children with spastic cerebral palsy. These results suggest that the movement of the horse rather than passive stretching accounts for the measured improvements.
obrigada francisco. Já agora Marco eu nao disse pos-hipo, mas quando falei em relaxamento foi durante a sessão. Claro k as outras horas da semana tambem contam mas para terapia complementar axo k a hipoterapia tem mto bons resultados.
Saudaçoes fisioterapeuticas
Na última palestra a que assisti sobre hipoterapia, referiram exactamente esse mesmo artigo. Mt obrigado, Chico!
Marco Fonseca
Hélder Abreu
03-11-05, 14:06
Espero que a formação surja breve/ e não duvido que terá audiência suficiente. É uma área de interesse para muitos no ramo da saúde (falo por mim que já quis ser veterinário:wink:). E afinal os nossos "melhores amigos" também o merecem!
Espero que a formação surja breve/ e não duvido que terá audiência suficiente. É uma área de interesse para muitos no ramo da saúde (falo por mim que já quis ser veterinário:wink:). E afinal os nossos "melhores amigos" também o merecem!Alguém tem conhecimento de algum fisioterapeuta a trabalhar a tempo inteiro em animais?
Em part-time haverá quantos?
Hélder Abreu
16-11-05, 13:59
Quando referi não duvidar que terá audiência suficiente, quis dizer que, com certeza, haverão muitos Fisios, como eu, sem formação na área, que por paixão às raças animalescas aproveitarão a oportunidade;)
Cumprimentos.
Hélder Abreu
Boas!
Como está a situação da fisioterapia em animais actualmente? De 2005 para cá houve evolução em termos de formação e de fisioterapeutas que estejam a trabalhar nesta área?
Cumprs.
O meu sonho era trabalhar nesta área... Alguém sabe de formações a decorrer ou que irão decorrer?
Em Janeiro de 2010 tirei um curso de fisioterapia veterinária no hospital veterinário do Porto e acreditem é espectacular aplicarmos o que sabemos no mundo animal!!!
Falamos de electroterapia, massagem, ... incluindo hidroterapia é fantástico mas é preciso gostar-se de fisioterapia+ia e de animais. Espero que realmente esta área evolua mais!!!!
Em Janeiro de 2010 tirei um curso de fisioterapia veterinária no hospital veterinário do Porto e acreditem é espectacular aplicarmos o que sabemos no mundo animal!!!
Falamos de electroterapia, massagem, ... incluindo hidroterapia é fantástico mas é preciso gostar-se de fisioterapia+ia e de animais. Espero que realmente esta área evolua mais!!!!
Ana Margarida
16-06-11, 00:04
Isso é muito fixe!!Como teve conhecimento do curso??Fiquei super interessada,pois é uma área que eu ia adorar de certeza absoluta
vBulletin v4.1.9, Copyright ©2000-2012, Jelsoft Enterprises Ltd.