PDA

View Full Version : Banhos de contraste

Adérito Seixas
22-12-04, 23:26
Penso que todos utilizamos os banhos de contraste na nossa prática, mas o que se sabe acerca desta prática? Qual a relação entre o tempo na água quente e na água fria? Que evidências existem acerca da utilização dos banhos de contraste?

pada
24-12-04, 03:36
olhe o artigo em anexo..é uma revisão...abraço

Adérito Seixas
24-12-04, 13:32
Eu já tenho o artigo pada, de qualquer forma obrigado, só queria mesmo lançar o debate :wink: ... mais uma vez lembro, retie o ficheiro dentro de 1 ou 2 dias.

pada
25-12-04, 06:32
olá Adério...realmente as suas perguntas acima são bem interessantes...a utilização do banho de contraste foi publicada na chamada Terapia de Erdman. a primeira publicação de Frederic Erdman foi em 1921 sobre o calor e frio, sendo esta revisada só em 1956...pena q não tenho esse texto em pdf pra lhe encaminhar...mas, na verdade, a alternância de calor e frio na maioria das vezes fracassa.
American Journal of Physical Medicine and Rehabilitation 28 (12), dec. 2003...
grande abraço

mfonseca
20-03-05, 11:40
Caros colegas,

Da inúmera panóplia de bibliografia que já consultei, inclusivé systematic reviews, não existe consenso quanto ao tempo de aplicação de água fria-água quente. Pela experiência, prefiro regular esse mesmo tempo conforme o estado clínico do doente. Mas pelo aquilo que aprendi são 4 minutos de água quente - 1 minuto de água fria durante 20 minutos.

Abraço,
Marco Fonseca

Adérito Seixas
20-03-05, 19:21
É um facto, concenso não existe muito não... eu pessoalmente não funciono muito com tempos fixos, uso mais a proporção temporal, 3 vezes mais tempo na água quente do que na fria durante os tais 20 minutos. É claro que é necessário deixar o membro na água o tempo suficiente, ou seja, não será suficiente fazer 3 segundos em água quente e 1 em água fria claro... mas se utilizarmos água bem quente (e o que a bibliografia vai dizendo é´com temperatura de 37 a 43º) as pessoas podem não aguentar 3 minutos... é sem dúvida um assunto ainda pouco concensual.

Fportela
13-10-05, 23:37
Quais os benefícios prácticos dessa técnica?! Realmente já ouvi falar dela, mas pessoalmente nunca trabalhei. Aconselham ?!
Abraço

Hélder Abreu
16-11-05, 15:20
Eu já tenho o artigo
Seria possível voltar a colocar o artigo neste fórum. Gostaria de poder lê-lo, visto que é uma técnica que utilizo. Desde já obrigado.
Cumprimentos.
Hélder Abreu

Hélder Abreu
17-11-05, 12:35
Aconselho um saltinho ao site d'A Fisioterapia para ver mais sobre este assunto... pena que seja só um resumo. Aqui fica o link: http://www.afisioterapia.com/actualidades/?order=&PerPage=10&page=6

Alves-Guerreiro
18-11-05, 23:07
Aconselho um saltinho ao site d'A Fisioterapia para ver mais sobre este assunto... pena que seja só um resumo. Aqui fica o link: http://www.afisioterapia.com/actualidades/?order=&PerPage=10&page=6

Caro Helder,

Para que não seja só o resumo, junto envio o artigo.

Cumprimentos,

Alves Guerreiro

Hélder Abreu
18-11-05, 23:20
Para que não seja só o resumo, junto envio o artigo
Muito Obrigado Alves!:biggrin:
Agradeço a atenção.
Cumprimentos
Hélder Abreu