View Full Version : Banhos de contraste
Adérito Seixas
22-12-04, 23:26
Penso que todos utilizamos os banhos de contraste na nossa prática, mas o que se sabe acerca desta prática? Qual a relação entre o tempo na água quente e na água fria? Que evidências existem acerca da utilização dos banhos de contraste?
olhe o artigo em anexo..é uma revisão...abraço
Adérito Seixas
24-12-04, 13:32
Eu já tenho o artigo pada, de qualquer forma obrigado, só queria mesmo lançar o debate :wink: ... mais uma vez lembro, retie o ficheiro dentro de 1 ou 2 dias.
olá Adério...realmente as suas perguntas acima são bem interessantes...a utilização do banho de contraste foi publicada na chamada Terapia de Erdman. a primeira publicação de Frederic Erdman foi em 1921 sobre o calor e frio, sendo esta revisada só em 1956...pena q não tenho esse texto em pdf pra lhe encaminhar...mas, na verdade, a alternância de calor e frio na maioria das vezes fracassa.
American Journal of Physical Medicine and Rehabilitation 28 (12), dec. 2003...
grande abraço
Caros colegas,
Da inúmera panóplia de bibliografia que já consultei, inclusivé systematic reviews, não existe consenso quanto ao tempo de aplicação de água fria-água quente. Pela experiência, prefiro regular esse mesmo tempo conforme o estado clínico do doente. Mas pelo aquilo que aprendi são 4 minutos de água quente - 1 minuto de água fria durante 20 minutos.
Abraço,
Marco Fonseca
Adérito Seixas
20-03-05, 19:21
É um facto, concenso não existe muito não... eu pessoalmente não funciono muito com tempos fixos, uso mais a proporção temporal, 3 vezes mais tempo na água quente do que na fria durante os tais 20 minutos. É claro que é necessário deixar o membro na água o tempo suficiente, ou seja, não será suficiente fazer 3 segundos em água quente e 1 em água fria claro... mas se utilizarmos água bem quente (e o que a bibliografia vai dizendo é´com temperatura de 37 a 43º) as pessoas podem não aguentar 3 minutos... é sem dúvida um assunto ainda pouco concensual.
Quais os benefícios prácticos dessa técnica?! Realmente já ouvi falar dela, mas pessoalmente nunca trabalhei. Aconselham ?!
Abraço
Hélder Abreu
16-11-05, 15:20
Eu já tenho o artigo
Seria possível voltar a colocar o artigo neste fórum. Gostaria de poder lê-lo, visto que é uma técnica que utilizo. Desde já obrigado.
Cumprimentos.
Hélder Abreu
Hélder Abreu
17-11-05, 12:35
Aconselho um saltinho ao site d'A Fisioterapia para ver mais sobre este assunto... pena que seja só um resumo. Aqui fica o link: http://www.afisioterapia.com/actualidades/?order=&PerPage=10&page=6
Alves-Guerreiro
18-11-05, 23:07
Aconselho um saltinho ao site d'A Fisioterapia para ver mais sobre este assunto... pena que seja só um resumo. Aqui fica o link: http://www.afisioterapia.com/actualidades/?order=&PerPage=10&page=6
Caro Helder,
Para que não seja só o resumo, junto envio o artigo.
Cumprimentos,
Alves Guerreiro
Hélder Abreu
18-11-05, 23:20
Para que não seja só o resumo, junto envio o artigo
Muito Obrigado Alves!:biggrin:
Agradeço a atenção.
Cumprimentos
Hélder Abreu
vBulletin v4.1.9, Copyright ©2000-2012, Jelsoft Enterprises Ltd.