View Full Version : Cédula profissional... já pediu?
Francisco Neto
04-12-04, 15:57
Poderá solicitar o reconhecimento do título profissional de Fisioterapeuta, de acordo com o disposto no Decreto-Lei nº320/99, de 11 de Agosto, publicado no Diário da República, I série A.
Para o efeito, deverão redigir um requerimento endereçado a:
Director do Departamento de Modernização e Recursos da Saúde
Av. João Crisóstomo, nº 9
1049-082 Lisboa.
Deverão anexar os seguintes documentos:
- fotocópia autenticada do B.I.;
- fotocópia autenticada do Certificado de Bacharelato/Licenciatura em Fisioterapia;
- 2 fotografias tipo passe;
- declaração da entidade patronal;
- documento comprovativo de inscrição na Segurança Social.
Se ainda não solicitou a sua cédula profissional, faça-o quanto antes!
Cumprimentos.
Gonçalo Trafaria
08-12-04, 22:27
E cerca de 50€, não sei se aumentou... ouvi dizer que já ia, se já não foi, para os 100 euros.
Adérito Seixas
08-12-04, 22:39
Isso é que eu não acho bem, ainda é algum dinheiro... mas pronto, tem que ser.
Helder Fonseca
10-12-04, 20:47
Já ando para pedir há meses :redface: . Ainda bem que me lembraste outra vez Chico :lol: . Agora a ADSE exige o nº dos terapeutas, por isso aconselho todos a pedirem. Deveriam haver mais iniciativas destas, para evitar que houvesse outro tipo de profissionais a fazerem os tratamentos...
É verdade. Na clínica onde trabalho, tive que levar a minha cédula para eles fotocopiarem e enviarem pelo menos para a ADSE. E tenho que rubricar as prescrições de todos os meus doentes da ADSE antes de serm enviadas. Acho bem que se comece a ter algum tipo de controlo sobre quem efectua os tratamentos (finalmente!!), apesar de ter que rubricar 20 vezes :cry: em cada prescrição....
Adérito Seixas
11-12-04, 08:39
:lol: Ainda ficas com uma tendinite :lol:
Agora um bocadinho mais a sério, acho que tem toda a lógica que assim seja e deveria ser assim para todos os "sub-sistemas" de saúde. Pode ser que assim os auxiliares deixem de fazer tratamentos de fisioterapia... mas eu já conheço casos de clinicas que "pedem" ao fisio para assinar prescrições de doentes que ele nem viu...
Helder Fonseca
12-12-04, 15:02
apesar de ter que rubricar 20 vezes :cry: em cada prescrição....
Pensei que eram só os doentes que assinavam 20 vezes... tem um espaço próprio nas folhas da ADSE, para o fisioterapeuta assinar no fundo, mas é só uma assinatura.
Pois é Viciouzzz, eu tanmbém gozava com os meus doentes por essa árdua tarefa... mas agora tenho que aasinar as mesmas 20 vezes, à frente das assinaturas deles, numa coluna que diz...OBSERVAÇÕES!!!! :evil:
Não me parece que seja correcto... não sou observada e muito menos só observadora... Trabalho para caraças!! :cry: Mas é assim...
Helder Fonseca
19-12-04, 14:30
Tenta informar melhor sobre essa situação. Na minha clínica o fisioterapeuta só assina 1 vez, mesmo ao lado do médico fisiatra.
Mike Simões
16-03-05, 00:46
Por acaso ninguém me sabe dizer o número de telefone do Departamento de Modernização e Recursos da Saúde, pk à meses que espero pelo número provisório e nada!é que realmente e felizmente(por questões de controle) é necessário o número de cédula para efectuar a facturação e a clinica onde trabalho já mo pediu, mas ainda não o tenho!
Mike Simões
16-03-05, 00:47
e realmente acho que só se assina uma vez...quer o Fisioterapeuta como o fisiatra
Francisco Neto
16-03-05, 01:12
Tel. 21 3305000
Fax 21 3305003
Linha Azul 21 3142675
dmrs@dmrs.min-saude.pt
Olá a todos!
A minha questão é a seguinte: estou á procura do primeiro emprego e exigem a cédula. Não tenho entidade patronal ou simplesmente trabalho por conta própria. O que faço em relação ao parâmetro "entidade patronal" que penso que é obrigatório colocar no impresso?
Cumprimentos,
Dulce
Jose Rocha
29-03-05, 17:52
Antes de mais Dulce no seu perfil não me diz qual a sua profissão e como tal é díficil aconselha-la
Antes de mais Dulce no seu perfil não me diz qual a sua profissão e como tal é díficil aconselha-la
Exacto, Dulce... complete o seu perfil no menu em cima clicando em "O meu perfil" e posteriormente em "Editar Perfil".
Obrigado
Penso que o meu perfil já foi alterado. Sou Fisioterapeuta!
Gostaria que me informassem acerca da questão da entidade patronal.
Obrigado.
marpereiracosta
04-05-05, 16:39
Meu nome é Marcelo Pereira da Costa, sou Brasileiro, Fisioterapeuta.
Gostaria de obter a equivalência de curso,e se possível ,incrição junto a APF.
Alguém poderia me informar como proceder?
Desdejá agradeço.
Marcelo Pereira da Costa
Francisco Neto
04-05-05, 18:15
Marco,
Consulte www.naricportugal.pt (http://www.naricportugal.pt).
marpereiracosta
05-05-05, 18:59
Obrigado francisco.
Acessei o site que você me indicou, mas as informaç~~oes nao são precisas, e não diz que orgão posso procurar.
Se puder me ajudar,lhe ficaria muito grato.
Cordialmente
Marcelo Costa
Francisco Neto
09-05-05, 17:46
Marcelo,
Siga os links para a legislação que aparecem em http://www.naricportugal.pt/NARIC/Reconhecimento+Académico/Reconhecimento+Equivalência/ (Decreto-Lei nº283/83 e Portaria nº1071/83)
marpereiracosta
09-05-05, 17:55
Muito obrigado Francisco
Abraços Marcelo Costa
Hélder Abreu
04-11-05, 21:57
Obrigadão... já posso tratar disso agora. Cumprimentos
Lara Ramos
23-11-05, 14:26
Referente à Cédula profissional, tenho uma questão: Sendo eu um Técnico Auxiliar de Fisioterapia posso também ter direito a Cédula Profissional?
Obrigado.
Vitor Santos
24-11-05, 01:49
De QuÊ?
Adérito Seixas
24-11-05, 12:19
Referente à Cédula profissional, tenho uma questão: Sendo eu um Técnico Auxiliar de Fisioterapia posso também ter direito a Cédula Profissional?
Obrigado.
Cédula Profissional de Fisioterapeuta não pois não é Fisioterapeuta...
Lara Ramos
24-11-05, 12:32
A questão que ponho é se existe alguma Cédula Profissional para Técnico Auxiliar de Fisioterapia, ou qualquer coisa do género?
Desculpem-me, mas eu sei que não sou Fisioterapêuta nem tento passar ser aos outros,esclareço muito bem a minha posição.
Só pergunto visto que entrei para esta áera a cerca de um ano e meio, e estou muito mal informado sobre esta matéria, inclusivé, na minha opinião muita gente está mal informada, até nas finanças nem me sabem dizer qual a minha actividade profissional, acabei por me inscrever como massagista.
Obrigado pela atenção.
Monica Romao
06-12-05, 20:44
caros colegas,
Os meus dados para a cédula profissional já deram entrada no ministério da Saúde há 6 meses. após este tempo estive a pedir informações sobre a demora então, a emissão da cédula está PARADA. A justificação é em termos políticos, visto que vai sair em Dlei um novo formato da mesma.
Portanto temos de esperar quanto tempo mais?
caros colegas,
Os meus dados para a cédula profissional já deram entrada no ministério da Saúde há 6 meses. após este tempo estive a pedir informações sobre a demora então, a emissão da cédula está PARADA. A justificação é em termos políticos, visto que vai sair em Dlei um novo formato da mesma.
Portanto temos de esperar quanto tempo mais?
PORTUGAL NO SEU MELHOR!!!!:doubt:
Mónica, estou à espera da cédula há mais de 1ano:confused:... A desculpa é sempre a mesma!!!:confused: No entanto eu, e para não perder o emprego, tive que pedir um comprovativo com o número do meu processo para entregar ao dono da clínica onde trabalho que não queria entender a minha situação:shock:. É esse comprovativo provisório que entrego aos utentes com ADSE...É o país que vivemos!!! Não há nada a fazer!!! Se quiseres envio-te o requerimento que enviei para me darem esse tal comprovativo provisório...É só dizeres!!!
Monica Romao
07-12-05, 20:57
PORTUGAL NO SEU MELHOR!!!!:doubt:
Mónica, estou à espera da cédula há mais de 1ano:confused:... A desculpa é sempre a mesma!!!:confused: No entanto eu, e para não perder o emprego, tive que pedir um comprovativo com o número do meu processo para entregar ao dono da clínica onde trabalho que não queria entender a minha situação:shock:. É esse comprovativo provisório que entrego aos utentes com ADSE...É o país que vivemos!!! Não há nada a fazer!!! Se quiseres envio-te o requerimento que enviei para me darem esse tal comprovativo provisório...É só dizeres!!!
Bibiana, então agradeço que me envies o requerimento, irá ajudar.
Obrigada.
Olá Bibiana.
Compreendo que esse requerimento seja fruto do teu trabalho mas gostava de saber se podias disponibilizar esse requerimento aqui neste post para que todos os profissionais fisioterapeutas que se encontrem na situação "pendente" podessem enviar o mesmo, para ao menos terem um número provisório do comprovativo do processo.
Desde já muito agradecido :wink:
Ricardo Pinheiro
Caros colegas, é com todo o prazer que vos envio o requerimento que fiz ao departamento... Pode ir +/- nos moldes em que fiz ou até mesmo igual! Sem problema nenhum...
Então, cá fica e espero que seja útil a muita gente:wink: !!!
Exmº. Sr. Director - Geral do
Departamento de Modernização e
Recursos da Saúde
ASSUNTO: Solicitação de comprovativo provisório do reconhecimento do Título e Registo Profissional nos termos do n.º 1 e n.º 2 do Art. 4.º do Decreto-Lei n.º 320/99, de 11 de Agosto.
(nome), filha de (pai) e de (mãe), nascida a ... na freguesia de ...., concelho de ... e de Nacionalidade ..., portadora do B.I. n.º ... emitido em ... a .../.../... residente ..., código postal ..., ..., telefone n.º ..., tendo como habilitações literárias o 2º ciclo da Licenciatura bietápica, em Fisioterapia, concluído em .../.../..., pela Escola ..., vem por este meio requerer a V. Ex.ª, que lhe seja facultado um comprovativo provisório, do vosso departamento, onde conste o estado actual do processo de requerimento do título profissional de Fisioterapeuta nos termos do art. 5.º do Decreto Lei n.º 320/99, de 11 de Agosto, e o respectivo registo profissional nos termos do art. 7.º do mesmo diploma, por motivos de continuidade no emprego e prova face a pedido da ADSE.
Apelo à compreensão de V. Ex. ª, para o meu caso, visto ser de extrema importância e urgência para o meu futuro profissional.
Desde já muito agradecida.
Os melhores cumprimentos.
..., ... de ... de ....
De nada:wink: !!! Sempre ao dispor:biggrin: !!!
Forneceram-me este número: 213 305 000
Espero que ajude
Abraço
Maurílio Gouveia
Jose Rocha
27-02-06, 19:22
Atenção que as cédulas profissionais só são passadas às Escolas/Faculdades/Institutos, reconhecidas pelo Ministério da Educação e Ministério da Saúde.
E neste momento ainda é ministrado algum curso de Fisioterapia que não esteja homologado ?!
Jose Rocha
28-02-06, 15:03
Eu só sei que inicialmente existiam 4 Escolas reconhecidas e homologadas, neste momento são cerca de 20.
O melhor é consultar a APF.
Adérito Seixas
28-02-06, 15:39
Tanto quanto sei não... não conheço nenhum curso que ainda não estej ahomologado...
mcquadrado
01-03-06, 17:08
O número de telefone é: 213 305 000. Mas prepare-se para tar horas ao telefone...
Por acaso alguem me sabe dizer como é q os fts desempregados pedem a cédula profissional???
Eu penso que tens que enviar os documentos que possuis, nomeadamente, fotocopia do certificado autenticado e o requerimento... Penso que é assim, pelo menos, uma colega nossa fez isso e não houve problema!!! Boa sorte porque vais ter que esperar quase um ano e meio para a receberes...
Queria pedir a cédula profissional, alguém me sabe dizer em concreto quanto é que se tem que "desembolsar"? É que já se sabe como é que são estas coisas - sem pagamento, nada feito...
Só pagas a cédula quando a recebes...São perto de 50€!!! Mas como so a deves receber passado um ano e meio de teres enviado a papelada podes ir poupando....Lol!!!!:lol:
Gonçalo Trafaria
04-03-06, 00:29
A minha cédula chegou passados dois anos do dito pedido. Não é para desanimar ninguém.. mas foi real.
Obrigada, tou a ver que é só preciso mesmo é muiiita paciência.... :rolleyes:
rita afonso
06-03-06, 19:02
Tb eu. Se pudesse ía pedindo agora antes de acabar o curso. Então, pode-se pedir a cédula profissional sem ter emprego? Ou seja, mal acabe o bacharelato posso pedir logo a cédula? E não dão um papel provisório, nem nada? Isto anda bem, anda....
Quando acabares o bacharelato podes ir logo pedindo e se pedires papel provisorio passado algum tempo, quando tiverem o numero do processo, também te dão...A melhor maneira é ir já pedindo:wink: !!! Um conselho de quem já passou por isso...:smile:
rita afonso
21-03-06, 18:12
Obrigada, então. E parabéns pela cédula!
carlosguerreiro@sapo.pt
21-03-06, 21:40
Eu estou à espera da minha!
lucilia reis
30-05-06, 12:38
Oi! Eu já pedi a minha cédula profissional, mas entretanto fiz o 4º ano, será que é preciso ir renová-la?
P. S. desculpem se a pergunta for idiota|:doubt:
Agora é mesmo preciso esperar que ela venha...Não é necessário "renova-la" porque não há distinção entre bachareis e licenciados na cédula...OK? Espero ter ajudado...
lucilia reis
31-05-06, 14:12
obrigada Bibiana! foi uma boa ajuda!:razz:
Boas noticias! Recebi hoje o aviso que já posso levantar a minha cédula cujo pedido foi feito... há 1 mes e meio! Ou foi muita sorte minha ou entao o processo já está mesmo mais rápido. Portanto, nao desanimem.. :wink:
A minha alma está parva :rolleyes: ! Esperei um ano e meio...
Ainda bem que ha evolulção...:razz:
Monica Romao
03-06-06, 15:23
olá caros colegas,
Eu também esperei 1 ano e meio.. fiquei surpreendida....:shock:
Ana Margarida
03-06-06, 22:23
Olá a todos,
Eu queria pedir a minha cédula, mas a minha dúvida é em relação à declaração da entidade patronal, pois eu sou trabalhadora independente (recibos verdes); o que faço relativamente a essa declaração?
Obrigada pela atenção,
Ana Margarida
a minha dúvida é em relação à declaração da entidade patronal, pois eu sou trabalhadora independente (recibos verdes); o que faço relativamente a essa declaração?
Julgo que não é necessário nenhuma declaração da entidade patronal, eu não mandei e recebi na mesma. Aliás, também não mandei o documento comprovativo de inscrição na Segurança Social e as fotocópias de BI e de habilitações literárias também não foram autenticadas, pois quando telefonei para lá a pedir informações disseram que não era preciso serem..
Bibiana, ainda não tenho a cédula na mão, também só acredito quando a tiver :smile:
Ana Margarida
04-06-06, 02:37
Oi Maryni!!!
Obrigada por teres respondido...tb tinha ideia que não era preciso nenhuma declaração...:wink:
Fiquem bem:smile:
queria apenas colocar uma questão sobre a Cèlula prfissional.........:rolleyes: nos devemos la pedir quando inicamos a vida laboral ou enquanto procuramos emprego? E ja agora onde pedimos esse documento?:wink:
Cristiana. acredito que seria melhor já pedires a cédula, pois é a mesma que te identifica como Profissional Fisioterapeuta, e depois te inscreveres tb na APFisio.
Alguns Empregos solicitam a inscrição.
E já agora, o site é o seguinte:
http://www.recursoshumanos.min-saude.pt/
Oi! Em relação ao número é 213129388. Já pedi, são 60 Euros pelo menos por enquanto ainda não me foi pedido mais...
Maria João CFC
20-11-07, 22:21
E cerca de 50€, não sei se aumentou... ouvi dizer que já ia, se já não foi, para os 100 euros.
O preço da cédula é de 60euros
Olá...
Por favor respondam-me...
Cédula profissional é a mesma coisa que registo profissional...como posso fazê-los?
obrigada
boa noite!
Nao sei porque que quem ja pediu as cedulas há mais tempo ainda nao as tem, mas a verdade é que eu quando acabei a licenciatura, pedi a cedula e recebia-a em casa em 2 meses!!:badgrin:
Se calhar tive sorte!!!:badgrin:
Saudações para todos e nao desanimem:razz:
estou agora a realizar a licensiatura em fisioterapia (4ºano), agora que conclui o bacharel penso em pedir a cedula profissional. Mas a minha questão prende-se com o seguinte, após ter a cedula profissional como bacharel, quando concluir a licensiatura tenho de renovar/pedir nova cedula profissional?
Pela conversa já percebi que nao ha distinção...entre bacharel e licenciatura...
Aquilo serve para dizer apenas que tas apto a ser profissional e para efeitos estatisticos
pois realmente tambem foi o que percebi pela conversa, daí que gostaria de mais informação sobe isso, pois assim enquanto termino a licensiatura ficaria logo com a cedula
Saramartins
26-12-08, 17:22
Eu acabei a minha licenciatura há 1 ano e tb tou desempregada. No entanto, a primeira coisa a tratar antes de procurar emprego foi solicitar a minha cédula profissional. E, para quem tiver dúvidas, pede-se da mesma forma de quem tem emprego.
morgause13
07-01-09, 20:51
A morada para onde se envia o requerimento endereçado ainda é a mesma?
Director do Departamento de Modernização e Recursos da Saúde
Av. João Crisóstomo, nº 9
1049-082 Lisboa.
Eu enviei isso com o cheque endereçado a eles, já há 2 meses se nao estou em erro, e até hoje nao obtive resposta, ja nem me lembrava disso, so me lembrei ao ler aqui o vosso tópico...
Alguem sabe quanto tempo costuma demorar?
Cumprimentos
morgause13
08-01-09, 15:17
Eu pedi informações sobre a forma de obter a cédula profissional à Administração Central do Sistema de Saúde, I.P e responderam-me enviando-me um ficheiro que deixo aqui em anexo.
depois de enviar o requerimento, eu recebi (passado duas semanas) os respectivos recibos de pagamento e uma cópia do requerimento assinado e carimbado a provar como pedi a cédula....
em relação ao tempo que demora não me foi dada nenhuma previsão, porque segundo eles depende do numero de cédulas a imprimir. :smile:
Olá pessoal!
A morada é "Av. João Crisóstomo nº 9, 1049-082 Lisboa" ou "Av. da República nº61, 1064-808 Lisboa"??
É que no site dos recursos humanos do ministério da saúde aparece a segunda morada, fiquei na dúvida :confused:
Cumprimentos,
Anabela
morgause13
09-01-09, 15:49
O requerimento deve ser dirigido ao Presidente do Conselho Directivo da Administração Central do Sistema de Saúde, I.P. Av. João Crisóstomo, n.º 11, 1000-178 Lisboa .
Filipa Silva
30-09-09, 16:53
Ainda não estando a trabalhar é necessário pedir a cédula profissional?... é que um dos requisitos que falam é uma declração da entidade patronal...
Obrigado :smile:
Ana Filipa
boas...
eu pelo menos não tive de enviar nada da entidade patronal e acho que não é preciso porque somos Fisios mesmo que não estejamos a trabalhar...
Olá a todos,
Todas as informações sobre o requerimento da cédula profissional encontram-se no site da Administração Central do Sistema de Saúde, no registo Prof. e Regimes de Trabalho (http://www.acss.min-saude.pt/Direc%C3%A7%C3%B5eseUnidades/RegProfeRegimesTrabalho/Minutas/tabid/216/language/pt-PT/Default.aspx)
Os documentos necessários são os seguintes (além do requerimento que eles põe à disposição no site):
- Fotocópia do B.I ou cartão do cidadão ou passaporte;
- Fotocópia do Cartão de Contribuinte;
- Original ou fotocópia autenticada do diploma ou certificado de habilitações com nota e data de conclusão do curso;
- 1 fotografia original e actualizada, tipo passe;
- Pagamento da verba emolumentar no montante de 60€, à ordem de Administração Central do Sistema de Saúde, I.P., acrescido de 1,85€, para portes de envio.
Como tal, não é necessária qualquer declaração da entidade patronal.
Eu requeri a minha cédula no início deste ano e demorou cerca de 2 meses até a receber! :wink:
Saudações,
Anabela
vBulletin v4.1.9, Copyright ©2000-2012, Jelsoft Enterprises Ltd.