View Full Version : sindrome do tunel társico
Manuel Ferreira
04-12-04, 00:40
Olá
Necessitava de saber algo mais sobre o sindrome do túnel társico. Pois tenho um paciente com 18 anos que praticava dança profisiional e foi-lhe diagnosticado o sindrome do tunel társico. Se alguém já tratou de um caso idêntico gostava de saber algo mais ou então onde encontrar materia de apoio. Desde já o meu obrigado.:lol:
Adérito Seixas
04-12-04, 14:25
O sindrome do tunel társico é um problema do sistema nervoso periférico que envolve a compressão do nervo tibial posterior. Num bailarino não será de espantar pois a solicitação das estruturas locais é acentuada. Penso que muitos casos não serão diagnosticados, talvez os profissionais não estejam alerta para essa situação mas devemos suspeitar de um paciente que apresente dor e parestesias, diurnas e nocturnas, dor tipo queimadura, etc... todas aquelas queixas que conhecemos e que podem estar presentes sempre que há compressão do nervo periférico.
Existe bibliografia acerca desse sindrome que encontrei numa pesquisa rápida:
- The entrapment neuropathies
Kenneth K. Nakano
Muscle AND Nerve,Volume 1, Issue 4, Date: July/August 1978, Pages: 264-279
- Tarsal tunnel syndrome: Electrophysiological study
Shin J. Oh
Annals of Neurology,Volume 5, Issue 4, Date: April 1979, Pages: 327-330
- Pressure perception in the normal lower extremity and in the tarsal tunnel syndrome
P.L. Tassler
Muscle & Nerve,Volume 19, Issue 3, Date: March 1996, Pages: 285-289
- Painful legs and moving toes associated with tarsal tunnel syndrome and accessory soleus muscle
Maria E. R. Pla
Movement Disorders,Volume 11, Issue 1, Date: January 1996, Pages: 82-86
- The role of needle electromyography in the evaluation of patients with carpal tunnel syndrome: Needle EMG is important
Steve M. Gnatz
Muscle & Nerve,Volume 22, Issue 2, Date: February 1999, Pages: 282-283
- Tarsal tunnel syndrome in a 7-year-old boy
Knut Brockmann
European Journal of Pediatrics , Volume 163, Number 1 , Date: November 2003
- Tarsal tunnel syndrome - the effect of the associated features on outcome of surgery
Mustafa ÜrgÜden
International Orthopaedics , Volume 26, Number 4
- The role of diagnostic radiology in compressive and entrapment neuropathies
J. Spratt, A. Stanley, A. Grainger, I. Hide, R. Campbell
European Radiology, Volume 12, Number 9, Date: September 2002, Pages: 2352 - 2364
Relativamente ao tratamento, como sabes os Ortopediastas gostam muito de "mandar para a faca" mas a Fisioterapia pode fazer algo por estes pacientes. Eu defendo, e todos vós também claro, que antes da cirurgia devia fazer umas sessões de Fisioterapia. Eu acho que com técnicas miofasciais a coisa até podia ir lá. Nem todos os casos se resolvem desta maneira mas há que tentar :wink:
Manuel Ferreira
04-12-04, 15:10
Obrigado pela ajuda. Neste caso foi o ortopedista que mandou fazer fisioterapia, pois a cirurgia será o ultimo recurso.
Vou tentar as técnicas miofasciais.
Adérito Seixas
04-12-04, 17:37
Mas conheces as técnicas? Tiraste algum curso? Usas? Desculpa lá estas questões mas é uma área pela qual me interesso muito...
Manuel Ferreira
05-12-04, 10:40
Durante o curso de fisioterapia ouve um seminário sobre técnicas musculares e falou-se sobre o assunto das técnicas miofasciais, fiquei com uma pequena ideia. Mas não costumo aplicá-las.
Adérito Seixas
05-12-04, 19:59
Ah, ok. Eu aplico e estou a pensar didicar-me mais a essas técnicas, or isso é que te questionei.
Amanhã se conseguir arranjar alguns dos artigos que enumerei vou colocar aqui mais alguns acerca do tema do sindrome do tunel társico.
Manuel Ferreira
06-12-04, 20:12
Ok: Obrigado.
Uma sugestão; poderia-se fazer algumas formações nessa área, pois é uma área muito interessante, e penso, que não se fez nunhuma formação a nível das técnicas miofasciais.
Adérito Seixas
07-12-04, 06:40
Eu acabei agora (5ª e 6ª) o nível I de terapias Miofasciais, há formação mas muito pouca.
rita afonso
07-12-04, 12:06
Em que consistem as terapias miofasciais? o que se aplica, massagens, electro,..., ou são técnicas diferentes?
Vitor Azevedo
07-12-04, 14:27
Eu aplico imenso liberação miofascial, com bons resultados, pelo menos momentâneos. Da minha experiência, que não é mta, a ideia é associar com outro tipo de tratamentos, como por exemplo fortalecimentos ou alongamentos fisiológicos. Bem, isto é a ideia geral...
Adérito Seixas
08-12-04, 23:01
Em que consistem as terapias miofasciais? o que se aplica, massagens, electro,..., ou são técnicas diferentes?
Foca muito o sistema fascial, a sua contionuidade com todos os tecidos... tem muito que se lhe diga :razz:
rita afonso
09-12-04, 11:55
ok, ainda tenho tanto para aprender........
Adérito Seixas
09-12-04, 23:25
Foi daqueles cursos que valeu mesmo a pena, tudo era novo para mim.
rita afonso
14-12-04, 15:55
diz-me uma coisa, Adérito, que formações extra-curriculares tens, se é que se pode saber?
ftnunosilva
25-03-05, 02:59
Só utilizam técnicas de "liberación" miofascial? E o resto?!
Aprendem uma coisa nova...
ftnunosilva
27-03-05, 01:39
Não sejas má-lingua... é muito fixe! Mas acho que é curto...
Estas alterações do túnel társico, bem como outras recorrentes como o síndrome do canal cubital, são facilmente resolutas pela aplicação de TENS.
Pessoalmente, já que sofro da "maleita" do canal cubital, aplico TENS de estimulação breve e intensa. Que se baseia na aplicação deste tipo de corrente no limiar motor doloroso mas com breves aplicações e tempos de repouso longos.
Mas isso é em mim... no doente é mais complicado porque muitos deles nem reagem bem à corrente eléctrica.
Marco
Adérito Seixas
27-03-05, 14:26
E como vai o TENS "resolver" a situação? Esse tipo de problemas precisa é de ser corrigido na raíz... peso eu de que.
E com técnicas de deslizamento miofascial resolves????
Não disse que seriam corrigidas de raíz. O facto de aparecer uma dor, ou distesia, ou qualquer outro sintoma associado poderá ser atenuado ou até eliminado pela aplicação dos TENS. Obviamente não será o único tratamento. As técnicas de TNA também são bastante utilizadas nestes casos.
Marco
Adérito Seixas
27-03-05, 18:23
Depende... até podes resolver... se a razão do aparecimento do problema for a falta de mobilidade do siatema fascial que esteja a comprimir o nervo :wink:
ftnunosilva
27-03-05, 19:19
O facto de aparecer uma dor, ou distesia, ou qualquer outro sintoma associado poderá ser atenuado ou até eliminado pela aplicação dos TENS.
Marco
Tratas uma neuropatia compressiva, em que o principal sintoma são as parestesias, com TENS antálgico!? :shock:
Adérito Seixas
28-03-05, 08:14
Pois, foi por isso que lhe perguntei... ele queria dizer que aliviava a dor :wink:
Claro, o tratamento da dor que provém da neuropatia compressiva...
Adérito Seixas
28-03-05, 11:47
Mas e a compressão? Aí é que está o problema, se ele não for eliminado a dor vai ser recorrente. Por acaso as técnicas miofasciais podem resolver o assunto, não são um milagre e haverá certamente casos em que não terão sucesso, mas que são algo a considerar ai isso são.
As técnicas de mobilização do sistema nervoso também são técnicas a considerar claro.
Manuel Ferreira
28-03-05, 15:33
Caros colegas:
Irá decorrer um curso de terapias Miofasciais - nível I, dividido por 3 seminários em Maio, Julho e Outubro. O curso è organizado pelo Instituto Europeu de Ensino Superior (iees). O Curso terá lugar no Seminário de Vilar no Porto. Uma optima oportunidade para se conhecer a técnica.
Adérito Seixas
28-03-05, 17:02
Já conheço o curso e recomendo. É um pouco caro 857€ mas vale bem cada um deles :wink:
Manuel Ferreira
29-03-05, 19:39
Faço intenção de o tirar. Fiquei com curiosidade em conhecer a técnica.:wink:
ftnunosilva
29-03-05, 21:22
É muito giro... também recomendo!
Caros colegas que sabem da existência do curso (e não dizem aos amigos!!! :doubt: ). É favor de criar um Tópico com informações em local próprio.
(quer dizer, eu até conheço e tal... mas assim pude por mais uma mensagem! Já vou em 300 :badgrin: !!)
Marco
Mike Simões
05-04-05, 01:46
Mas o que é realmente as terapias miofasciais? desculpem a minha ignorancia...:cry: mas por exemplo, uma dor miofascial não é uma dor provocada quando determinado músculo é utilizado de forma inadequada e/ou quando determinado músculo entra em "acção sem que tenha sido solicitado" ou seja executa um movimento que não é da sua responsabilidade e dai provocar dor? :confused: qual o grande objectivo destas terapias?:redface:
vBulletin v4.1.9, Copyright ©2000-2012, Jelsoft Enterprises Ltd.