PDA

View Full Version : Emprego... ou desemprego?

Sin
03-12-04, 22:40
Olá a todos!

Devo ser o membro mais recente cá do Fórum, registei-me agora mesmo, mas tenciono ficar por cá durante uns tempos.. :wink:
Sou estudante do 1º ano de Fisioterapia na ESTS Porto, entrei em 1a opção e tudo o que está relacionado com a Fisioterapia é para mim muito aliciante. Claro que ter um emprego quando acabar o curso também não é mens importante do que gostar muito do que se faz...
No início do ano lectivo, um dos Fisioterapeutas que nos dá aulas disse que a Fisioterapia está em crise, que chovem Curriculum Vitae nos centros de reabilitação e que quando eu e os meus colegas acabarmos o curso vamos encontrar um emrcado de trabalho saturado e sem possibilidade de melhorar.
Ouvir algo assim de um professor no inicio do ano lectivo caiu como um balde de agua fria...
Qual é a vossa opinião sobre este assunto? Vou sem duvida tirar o curso, nem que seja para realização pessoal, mas nada como ter diversas opiniões num assunto tão delicado como este.

Agradeço a vossa ajuda, cumprimentos para todos!

Pedro Nery :lol:

luis pereira
03-12-04, 22:47
sabes pedro, kando entrei tb me falaram nisso... e os caloiros k entraram agora na minha escola tb ouviram isso, acho bem que os profs xamem a atenção para tal, pois é uma situação bem provável que aconteça... pra combater tal só temos k inovar, encontrar novas áreas de intervenção do fisioterapeuta!! ;) a lotação no mercado da fisioterapia é inevitável... só nos resta esperar n é?

abrç.

LUÍS

Adérito Seixas
03-12-04, 23:44
É... acho que "escreveste bem" Luis. Temos que procurar novas áreas de intervenção e não desesperar.

diver
04-12-04, 07:02
E só a titulo de exemplo, eu o luis pereira e o jlo (que infelizmente raramente vem ao forum) estamos a pensar em inovar e já temos uma nova area para a fisioterapia.
Vamos criar uma empresa chamada FISIODEAD - Fisioterapia para Mortos.
A ideia é a seguinte quando alguem morre e fica numa posição "esquesita", normalmente o que fazem é partir uns braços ou pernas, para o fulano entrar dentro do caixão.
Conosco isso vai deixar de acontecer, Como? Muito simples, atraves de massagem e mobilização passiva.
Já temos slogan " A massagem que o leva ao céu"

Abraço

diver
04-12-04, 07:08
Oh Sin, claro que esta história é uma brincadeira nossa, mas a ideia que quis transmitir é que o ppl tem de inovar nas areas ou nos serviços. As vezes pode surgir alguma ideia, que toda o ppl diz que é maluquice, que não vai dar certo. Lembra-te de uma coisa este mundo é feito de loucos.
Se ja tiveste oportunidade de percorrer o forum, ha um topico que fala numa Pós-graduação em Hidroterapia para Animais (no Brasil), a minha primeira reacção foi "estes gajos são completamente loucos", mas pensando bem.....

Abraço para todos

dynobre
04-12-04, 14:45
Olá a todos!
estou pplenamente de acordo com o que ja foi dito anteriormente!penso que nos fisioterapeutas quase formados temos que começar a pensar em novas áreas de intervenção e em apresentar projectos inovadores!Só assim puderemos fazer face ao desemprego que se avizinha....
Cumprimentos!

dynobre
04-12-04, 14:52
Oi novamente!
Lembrei agora de uma coisa!Se estiveres interessado em saber algumas das novas áreas de intervenção na fisioterapia, porque não ir às jornadas que estam a ser organizadas pelos alunos da Escola Superior de Saúde de Alcoitão - "Fisioterapia em Expansão" nos dias 4 e 5 de Março de 2005!!!
Cumprimentos!

Lita
04-12-04, 16:52
Ola Sin! sinceramente a unica profissao que o vejo com futuro neste momento é o de canalizador ou electricista! o mercado esta saturado em todas as areas! e se ainda nao está é porque falta pouco para ficar! Enquanto a nossa area! espero que algumas medidas sejam tomadas pelo ministerio de saúde! (isto é o que eu chamo sonhar alto! heheh)
Beijocas!

Sin
04-12-04, 17:21
Pois é, vocês todos têm razão... Não devemos ficar parados à espera que alguém vá
resolver o problema da falta de emprego, se nós não o fazemos!

Por outro lado, acho que sem qualquer tipo de apoio por parte de quem nos precede é um pouco difícil inovar! Não posso simplesmente ter uma ideia ácerca de uma coisa qualquer e chamar-lhe Fisioterapia! Ou é assim que as coisas se processam?

Fui um pouco irónico, mas na verdade não sei como funciona isso.. Há alguma entidade reguladora das actividades dos Fisioterapeutas? Não me parece que a ANF tenha essa função, mas não sei muito sobre isto.

É verdade que temos de inovar, se bem que na minha opinião isto vai um pouco naquela conversa do 'se fores bom e gostares do que fazes, arranjas emprego'. Isto não é bem verdade. Ao nível a que as coisas estão, só quem é muito bom, com uma boa média de curso, consegue emprego sem grande dificuldade.. O que de certa forma é injusto.

Claro que a questão das Escolas Privadas tambem é importante. Não acho que seja mau que sequer existam, nem posso dizer se os cursos nessas Escolas são mal ou bem estruturados, o que eu acho mal é o facto de surgirem cada vez mais Escolas privadas, sem nenhum organismo do Estado suficientemente capaz de impedir que nasçam como cogumelos, e que cada uma delas abra, se quiser, 500 vagas para Fisioterapia.
São situações como esta que desprestigiam o nosso curso/profissão e contribuem para algumas situações evitáveis, como por exemplo, e neste caso o tema do tópico, o desemprego.

Enfim, podia continuar aqui a dissertar e a opinar, mas prefiro sem dúvida alguma ouvir a opinião de quem sabe mais do que eu! Por isso, estejam à vontade!

Cumprimentos! :)

Pedro Nery

Francisco Neto
04-12-04, 18:28
Por outro lado, acho que sem qualquer tipo de apoio por parte de quem nos precede é um pouco difícil inovar! Não posso simplesmente ter uma ideia ácerca de uma coisa qualquer e chamar-lhe Fisioterapia! Ou é assim que as coisas se processam?Entendo que o principal problema é que, normalmente, as únicas saídas profissionais exploradas são as tradicionais clínicas e hospitais. Ainda não temos grande expressão ao nível de cuidades de saúde primários, desporto, saúde ocupacional,... São áreas a explorar, e de certeza que não lhe chamaremos Fisioterapia porque nos apetece, mas porque realmente é Fisioterapia!
Relativamente a clínicas, o grande problema, na minha opinião, é a prática ilegal da profissão. Os Fisioterapeutas são os únicos profissionais habilitados a praticarem a Fisioterapia, e podemos encontrar, facilmente, clínicas que tratam quantidades astronómicas de doentes e que só têm um Fisioterapeuta. Tem que haver, necessariamente, mais fiscalização, de modo a que seja garantida a qualidade dos serviços de saúde e bem estar dos pacientes! Os sistemas de comparticipação também terão, necessariamente, que ser revistos... Com a ninharia que é paga por tratamento, não será viável a nenhuma clínica manter as portas abertas, uma vez que, havendo só Fisioterapia feita por Fisioterapeutas verdadeiros, as despesas aumentarão exponencialmente.
Somos um dos países com menor rácio Fisioterapeuta/habitante (1:5168) e o desemprego começa a amedrontar a classe profissional. Tomemos como exemplo a Suécia (1:742), Suíça (1:726) e a Islândia (1:573). Não têm desemprego! Porque será???
Julgo, ainda, que o mercado de trabalho tradicional, mediante todas as situações que enumerei (e outras ainda) estará a ficar esgotado nos grandes centros. Não me parece que seja uma realidade nacional, embora esta seja apenas a minha opinião.

Claro que a questão das Escolas Privadas tambem é importante. Não acho que seja mau que sequer existam, nem posso dizer se os cursos nessas Escolas são mal ou bem estruturados, o que eu acho mal é o facto de surgirem cada vez mais Escolas privadas, sem nenhum organismo do Estado suficientemente capaz de impedir que nasçam como cogumelos, e que cada uma delas abra, se quiser, 500 vagas para Fisioterapia.Realmente, o número de escolas tem proliferado. Não só privadas, mas também estatais. Desde 2000, surgiram 3 novas escolas públicas e 7 privadas. E mais se avizinham... Não podem abrir o número de vagas que pretendem, como referiste, mas, realmente, o mercado de trabalho, como actualmente está, dificilmente conseguirá absorver todos os profissionais, a médio prazo.
O estado, realmente, não se tem preocupado com o estudo das necessidades reais do mercado, nem com a fiscalização da prática ilegal. Nada que seja novidade... Atentemos no caso dos professores... O desemprego é bem visível, o mercado de trabalho não tem por onde se alargar, o número de alunos tem tendência a diminuir e novos alunos continuam a entrar em cursos que apenas lhes dão uma certeza: o desemprego.

luis pereira
04-12-04, 21:09
a FISIODEAD é só um começo, já temos uma off-shore k se dedica a outros fins, só vos divulgo o slogan... cá vai... " UMA EXPLOSÃO DE ALEGRIA NA SUA VIDA! " n é diver?! =)
é o tal i9 (inove) ... é o k nós tamos a fazer!

Adérito Seixas
04-12-04, 21:44
Abordaste o assunto de forma correcta Francisco, concordo com o que disseste. Penso que, neste momento, devemos atentar sobre o seguinte:

Somos um dos países com menor rácio habitante/Fisioterapeuta (1:5168) e o desemprego começa a amedrontar a classe profissional. Tomemos como exemplo a Suécia (1:742), Suíça (1:726) e a Islândia (1:573). Não têm desemprego! Porque será???
Não nos vale de muito lamentarmo-nos pelo número de Fisioterapeutas que existem, eles existem e pronto. Temos é que procurar o domínio do campo que É nosso por direito e que infelizmente ainda não aprendemos a controlar - A Fisioterapia. Os Hospitais e as Clínicas não são o nosso futuro...

Gonçalo Trafaria
08-12-04, 22:32
Se ja tiveste oportunidade de percorrer o forum, ha um topico que fala numa Pós-graduação em Hidroterapia para Animais (no Brasil), a minha primeira reacção foi "estes gajos são completamente loucos", mas pensando bem.....
Voltando à vaca fria, à Fisioterapia em animais, aproveito para divulgar junto desta comunidade que a televisão SIC entrou em contacto comigo para uma reportagem sobre a prática/exercício da Fisioterapia em Animais, se souberem de Fisioterapeutas que o façam, que tenham seguido esta área.. Call me :wink:

Helder Fonseca
10-12-04, 20:54
Vamos criar uma empresa chamada FISIODEAD - Fisioterapia para Mortos.
A ideia é a seguinte quando alguem morre e fica numa posição "esquesita", normalmente o que fazem é partir uns braços ou pernas, para o fulano entrar dentro do caixão.
Conosco isso vai deixar de acontecer, Como? Muito simples, atraves de massagem e mobilização passiva.
Já temos slogan " A massagem que o leva ao céu"LOOOOOOOOOOOOOL................LOOOOOOOOOOOOOOOOOO L

Já dei umas quantas de gargalhadas à custa deste post... GREAT SLOGAN DUDES...

Como disse o Francisco a proporção é mesmo muito pequena, o que obriga os fisios a terem trabalho extra. O mal é não haver liberalização do mercado...

luis pereira
19-12-04, 15:43
a fisiodead deseja a todos os membros da fisiozone umas santas festas!!

Fportela
20-12-04, 11:40
Voltando à vaca fria, à Fisioterapia em animais, aproveito para divulgar junto desta comunidade que a televisão SIC entrou em contacto comigo para uma reportagem sobre a prática/exercício da Fisioterapia em Animais, se souberem de Fisioterapeutas que o façam, que tenham seguido esta área.. Call me :wink:
Caro Gonçalo.
Os contactos que tenho nessa área são os do último Fórum Internacional de Estudantes de Fisioterapia em Lisboa, mas suponho que esses já tu os tens. De qualquer maneira vou perguntar pela área, embora não seja algo muito em voga.
Abraço.

Gonçalo Trafaria
21-12-04, 23:36
Caro Gonçalo.
Os contactos que tenho nessa área são os do último Fórum Internacional de Estudantes de Fisioterapia em Lisboa, mas suponho que esses já tu os tens. De qualquer maneira vou perguntar pela área, embora não seja algo muito em voga.
Abraço.
Pois, eu tenho os do Fórum, onde o Ft.a falar do tema era Espanhol. Agora queria saber quem se anda a mexer por cá nessa area.. se é que anda alguém.

Abraço

Adérito Seixas
21-12-04, 23:40
Nunca ouvi falar Gonçalo, lá está... há quepegar nisso :wink:

dina_guerreiro
20-02-05, 21:12
Ola a todos!
Sou estudante de 2ºano na Escola Superior de Saúde de Setúbal!
Registei-me há uns dias no forum mas infelizmente inda não interagi mt,ou nd...passou uma época complicado,com mts frequencias e trabalho à mistura,e o tempo parece ser cada vez menos...acho q n sou a única a queixar-me d mesmo mal!!!:biggrin:
De qualquer maneira e,mesmo sendo a 1a msg que deixo,expero q seja a primeira d mtas,pq quero continuar ca por mt tempo...!:smile:

Quando abri o topico e li a msg identifiquei-m completamente,porque principalmente deste ano para ca a nossa conversa com os profs passa mt e cada vez mais por este ponto...e nos ficamos como que aterrorizados...:confused:
Penso que é saudavel falar sobre o assunto,pois os profs tentam-nos fazer ver que realmente isto nao esta para brincadeiras, mas ao msm tempo fico msm preocupada e receosa com o futuro que se aproxima...e qd eu acbar o curso?cm estara a sit?sera q vou arranjar emprego?sera que vou fazer aquilo que quero e gosto?Estas perguntas sao inevitaveis, e parece q agora cada vez mais... Penso que é normal,a preocupação de estudante e com o cenario em geral...

Qd o assunto vem ao de cima, depois de ficar aterrorizada (lloooll) fico tb incentivada e com força para pensar que se realmente se gosta deve-se fazer tudo por tudo para sermos activos e dar o nosso mlh...mas depois tb surge a questao: será que vou ser capaz???:confused: sao pensamentos inevitaveis na mh cabeça de estudante...

Qd se falam em questoes cm por exemplo a ilegalidade q acontece em algumas clinicas,qd irá entao a sit alterar-se???o que é preciso fazer? ou é uma questao de ficar a espera que as entidades competetes se lembrem d fiscalizar???!!ja não sei o que na vdd é preciso fazer...:confused:

Penso que é uma situaçao cada vez mais presente,esta do desemprego!!mas eu tb n deixo de ser uma "nabiça":lol: no assunto, mas penso que a opiniao é smp importante!!

Aqui fica a minha
Depois digam alguma coisa...
Abraços a tds
***Dina***
:wink: FISIOTERAPIA:wink:

Mike Simões
13-03-05, 23:47
olá a todos, acho que é uma preocupação muito actual e é natural a preocupação que se tem no que se revela ao emprego...ou melhor à falta dele.Tenho noção que as escolas privadas formam muitos profissionais, mas algumas publicas também o fazem e, infelizmente, ninguém com o poder de tomar decisões se apercebe disso!Realmente, começam a "chover" curriculos nas clinicas e centros deste pais, mais em algumas zonas que em outras, o que faz com que cada vez mais essas mesmas clinicas e centros possuam um Ft. por uma renumeração absurda..mas isto é outro problema! O que eu acho que é crucial fazer é uma fiscalização a todas as clinicas, centros e locais onde se faz fisioterapia, porque a "FISIOTERAPIA só com FISIOTERAPEUTAS" não se observa na quase totalidade desses mesmos locais e onde por lei um Ft. somente deverá tratar 3 utentes/hora quando sabemos que tal não acontece...daí a saturação do mercado. Penso que isto ficará mais complicado, no entanto, existirão diversas áreas de trabalho a serem exploradas (como já foi dito noutras opiniões)...e caberá a cada um de nós promove-las e tentar que as pessoas adiram a uma "Neo-Fisioterapia".

Vitor Santos
14-03-05, 02:16
Cara Futura Colega Dina Guerreiro
Vou expressar a minha opinião que vale o que vale e nada mais. O problema começa nas escolas e não é só por formarem profissionais "a mais" senão vejamos:
- Ainda não atingimos rácios alarmantes ( estamos a caminho );
- Temos milhares de postos de trabalho indevidamente ocupados;
- Em muitas das escolas os professores não são escolhidos por concurso.
(Ponho muitas das escolas para não começarem a postar "na minha há concursos")
Isto faz com que muitas das escolas, que deveriam formatar ( ou pelo menos tentar formatar ) os cursos para a prática privada pois é aí que vão ser "despejados" os futuros profissionais , não o façam.
Contínuamos a ter cursos para fisioterapeutas hospitalares.
Continuamos a não ter disciplinas básicas para a prática privada como Marketing, Gestão,Novas Abordagens ( Intervenção em zonas exteriores, Exercicios Compensatórios,Intervenção em Campos de férias,clinics etc.), Comunicação,Psicossociologia do Trabalho etc. etc.
Claro que vamos ter cada vez Fts mais baratos ( quem viu nas jornadas da ESSA a comunicação do colega Luís Marques percebeu) pois que no mercado de trabalho da privada não será necessário (na esmagadora maioria dos locais) saber como se trabalha numa UCI( só para falar de um campo que actualmente muitas escolas dão especial relevo).
Depois as escolas deveriam ensinar aos Fts a diferença entre Desenvolvimento Profissional Contínuo e Aprendizagem ao Longo da Vida.
Isto fará com que a Clinica ou Gabinete de Fisioterapia,e estou a falar só destes e passo a tipificá-los (minha definição):
- Trabalham só Fts ( ou profissões onde a multidisciplinaridade seja importante para os utentes);
- Rácio baixo de utentes hora , máximo 2;
- Existam condições de trabalho para Fts ( defesa de riscos laborais);
- Existam condições de conforto e confidencialidade para o utente ( ambiente seguro);
- Independência profissional.
Volto a dizer, isto fará com que a Clinica ou Gabinete de Fisioterapia tenha de completar a formação dos Fts e ainda por cima pagar-lhe sem ter a certeza se eles lá ficarão após a sua formação.
Como acontece com os futuros advogados, auguro que a breve trecho os futuros Fts disputarão lugares em certas clinicas onde trabalharão gratuitamente de molde a terem currículo e completarem a sua formação.
Para terminar quero lembrar que um estudo de 2003 ( perdoem não dar o site onde podem consultar o documento prometo tentar arranjar , só tenho em papel) da Associação Australiana de Fisioterapeutas sobre as perspectivas do utente quando recorre a um fisioterapeuta destaca que em 1º lugar o utente quer do Ft COMUNICAÇÃO e os skills só vinham referenciados em 3º ou 4º lugar.
Quantas cadeiras de comunicação, Relações interpessoais, etc. etc. são ministradas nos cursos?
É a minha opinião e vale o que vale.
Durmam bem (não é isto que me tira o sono e me faz escrever posts a estas horas da noite) :)

Adérito Seixas
14-03-05, 23:53
Uma análise interessante Vitor, muito interessante.
Marcas bem a tua posição relativamente à necessidade de ajuste dos cursos face à relidade da empregabilidade, e tens toda a razão, a prática privada deveria ser "mais focada" já que é para lá que os novos fisios deverão ir trabalhar... sem dúvida.

Volto a dizer, isto fará com que a Clinica ou Gabinete de Fisioterapia tenha de completar a formação dos Fts e ainda por cima pagar-lhe sem ter a certeza se eles lá ficarão após a sua formação.

Como acontece com os futuros advogados, auguro que a breve trecho os futuros Fts disputarão lugares em certas clinicas onde trabalharão gratuitamente de molde a terem currículo e completarem a sua formação.

Relativamente a estes dois pontos penso que deviamos discuti-los aqui um pouco mais.
Eu conheço muito poucas instituições privadas (clínicas) que paguem formação aos seus funcionários, na verdade só conheço uma em S. João da Madeira que paga formação a todos os seus Fisios, vejo-os muitas vezes e sempre lhes digo que têm muita sorte em trabalharem naquele local... Mas a grande maioria não paga formação... essa é a realidade... o que achas que se poderia fazer para inverter a situação?

Relativamente ao 2º ponto gostaria de saber qual a tua opinião em relação a ele, já que tens bem mais experiencia do que eu... gostava de saber o que pensas acerca do assunto, tu e todos os membroas do fórum claro :wink:

Vitor Santos
16-03-05, 01:02
Caro Adérito
O que eu queria dizer com educação paga por clinicas não tem só a ver com os cursos pagos, tem também a ver com a aprendizagem que o recém formado Ft faz na clinica.
Eu gosto de dar exs. ( dada a idade já tenho muitos ) : É comum aparecerem colegas que não entendem que o doente se trata pelo título profissional seguido do nome e apelido acham que o utente deve ser Sr. Mário ( caso do Dr. Mário Soares ) e Dona Teresa ( caso da Madre Teresa de Calcutá) estou a brincar mas estou mais perto da realidade do que possam imaginar.:cry:
Ora o trabalho de formatação do futuro profissional é na esmagadora maioria das clinicas ( atenção que eu defini clinica ) suportada pela própria clinica através de um salário e isto é de uma forma informal, Desenvolvimento Profissional Contínuo.
Não poderemos pedir a uma clinica que pague cursos a profissionais que não tenham aplicabilidade na mesma, pois estas não tem culpa que esse profissional esteja a trabalhar numa área que não gosta e queira fazer uma formação desajustada das realidades .
È o mesmo que um Ft trabalhar em Desporto e tirar um Doutoramento em Filologia Germânica ou qualquer outro relacionado com línguas.
Acho que neste sentido um Ft tem todo o direito em fazer uma Aprendizagem ao longo da Vida na área que mais gosta e quando puder passar para lá.
Portanto “armas” essenciais como comunicar com o utente , escrever um relatório a um médico , cruzar informações com outros profissionais, programação e gestão de tarefas, etc. etc. não se aprendem nas escolas.
Desculpem os testamentos voltarei ao assunto

Vitor Santos
16-03-05, 23:53
Caros Colegas
Para ser mais preciso em relação ao artigo que referenciei no meu post 21 Australian journal of Physiotherapy vol 49 pag.195

Adérito Seixas
17-03-05, 00:22
Consegui o artigo:

Clinical practice guidelines: A guide to better practice, not a recipe for uniformity.

Vitor Santos
17-03-05, 22:19
Adérito
Consegues a pág 195 ?

Francisco Neto
17-03-05, 22:29
Aqui está o artigo.

Adérito Seixas
18-03-05, 18:48
Peço desculpa, enganei-me no ficheiro. O ficheiro que o Francisco colocou é que é o artigo, obrigado Francisco.