PDA

View Full Version : Lesões M.E. nos fisioterapeutas

sara vilao
29-09-04, 23:57
A minha monografia do 4º ano do curso de fisioterapia foi sobre as lesões musculo-esqueléticas que ocorreram numa determinada amostra de fisioterapeutas do país. Os resultados foram bastante interessantes e bem compreensíveis para quem é fisioterapeuta.
Os fisioterapeutas referiram a lombalgia como principal lesão e também as tendinopatias com alguma incidência.

Estou ao dispor para quem desejar conhecer melhor o trabalho. :biggrin:

Fysio
30-09-04, 12:58
Olá Sara,

Veja as suas mensagens privadas por favor.

Cumprimentos,

Fysio

Adérito Seixas
01-10-04, 07:42
Um trabalho bem interessante... e qual foi a amostra? Quais os critérios de inclusão e exclusão?

sara vilao
04-10-04, 13:41
Caros colegas,
se tudo correr bem, brevemente, irei publicar um artigo científico relacionado com a minha monografia na nova revista de fisioterapia.
Aguardem notícias :!:

Adérito Seixas
04-10-04, 15:30
Qual nova revista de Fisioterapia?

Fysio
04-10-04, 18:16
Penso que é isto: Arquivos de Fisioterapia (http://www.afisioterapia.com/)

Se não for peço desculpa.. :roll:

Adérito Seixas
04-10-04, 19:13
Ah, essa revista. Estou muito curioso acerca dela sabes? Parece-me um excelente projecto.

sara vilao
04-10-04, 23:03
Exactamente Fysio :)

Ainda não comecei a fazer nada para a revista, mas irá ser com muito gosto que publicarei o artigo e ajudarei, no futuro, o que for preciso para dinamizar a nossa profissão :D

Adérito Seixas
05-10-04, 00:27
Óptimo, e espero que todos pensem como tu. Se esse projecto for para a frente terei todo o gosto de ajudar também.

mfonseca
05-10-04, 20:38
Estou agradavelmente impressionado pela quantidade de actividade que grande parte dos fisioterapeutas tem vindo a desenvolver.
Sites, Forums, Revistas...
Muito impressionado...
Não percam o lanço. Estarei aqui pronto para ajudar no que for preciso.
Cumprimentos,
Marco Fonseca

Gonçalo Trafaria
05-10-04, 21:18
Ainda dentro do tema.. e com um pouco de humor à mistura, eu costumo dizer na brincadeira: "Fisioterapeuta que é Fisioterapeuta, quando tiver os seus 50 anos tem de ter uma ou mais hernias e uma ou mais tendinites de estimação"

Claro que é na brincadeira, mas é uma grande e triste realidade. Depois há quem se faça passear mais, mas por mais que nos poupemos... é quase inevitavel que num futuro venhamos a desenvolver uma lesão profissional.

Francisco Neto
09-10-04, 01:29
É... de facto é verdade... Somos possivelmente futuros pacientes... Pelo menos damos trabalho a colegas! :lol:
Tenho conhecimento de um projecto semelhante que está actualmente em curso. Talvez fosse interessante, à posteriori, comparar resultados! Porque não refere alguns dos seus principais resultados e conclusões, aqui no fórum?

Apesar de termos conhecimentos ao nível de anatomia, biomecânica e fisiologia, assim como dos potenciais riscos de posturas ergonomicamente incorrectas, isso não nos deixa a salvo de lesões ocupacionais... O problema é que, na maior parte das vezes, o posto de trabalho não pode ser adaptado às nossas características. Muitas vezes, temos necessidade de executar uma técnica que requer que assumamos posturas incorrectas, como determinadas transferências, por exemplo. Para além disso, não podemos ser selectivos relativamente às características antropométricas dos pacientes, e, também, não existem meios económicos que possibilitem a aquisição de equipamento que torne as tarefas ergonomicamente mais correctas.

Este é um problema universal, que já foi alvo de muitos estudos por esse mundo fora. Molumphy et al. (1985) refere que 29% de 344 fisioterapeutas norte-americanos reportavam dor lombar associada ao trabalho, enquanto Bork et al. (1996) reporta uma incidência de 45% da mesma situação numa amostra de 928 fisioterapeutas dos EUA e Mierzejewski e Kumar (1997) indica que 49.2% de 311 fisioterapeutas canadianos também têm o mesmo problema. Numa amostra de 243 fisioterapeutas do Reino Unido, verificou-se existir uma prevalência, ao longo da vida, de 57% e de 38% no ano anterior ao estudo (Scholey e Hair). Holder et al. (1999) referem que 32% de 370 fisioterapeutas norte-americanos referem ter uma lesão ocupacional, sendo que a maior prevalência dizia respeito a dor lombar (62% dos indivíduos com lesão). Cromie et al. (2000) referem uma incidência de 62.5% de dor lombar associada ao trabalho em 824 fisioterapeutas norte-americanos analisados. Finalmente, West e Gardner (2001) referem que 35% de 219 fisioterapeutas australianos padeceram desta patologia durante a sua carreira e 22% no ano anterior à investigação.

Revêm-se nestes colegas? Às vezes bem jeito dá uma manipulação, não? :lol:

Assim, e dada a magnitude deste problema, diversas associações profissionais e indivíduos sugeriram, já, uma série de medidas preventivas e guidelines, com o intuito de reduzir a incidência de lesões ocupacionais em Fisioterapeutas (Chartered Society of Physiotherapy 2001, Chartered Society of Physiotherapy 2002, Cromie et al. 2001).

Para quando as nossas? Bem precisamos delas, não? :cool:

Vitor Azevedo
09-10-04, 11:18
Sem esquecer as belas das infecções respiratórias e pneumonias no pessoal da cardio-respiratória... quase todos já passaram por dias belos desses :razz:

sara vilao
15-10-04, 18:42
É... de facto é verdade... Somos possivelmente futuros pacientes... Pelo menos damos trabalho a colegas!
Tenho conhecimento de um projecto semelhante que está actualmente em curso. Talvez fosse interessante, à posteriori, comparar resultados! Porque não refere alguns dos seus principais resultados e conclusões, aqui no fórum?Aqui vai um curto resumo do trabalho:

Lesões músculo-esqueléticas em fisioterapeutas – Estudo Piloto

Introdução

O trabalho realizado diz respeito aos riscos profissionais nos fisioterapeutas, dando a máxima importância às lesões músculo-esqueléticas que ocorrem devido à actividade profissional, pois a fisioterapia para além de ser uma profissão “em movimento” é também uma das profissões que maior contacto directo tem com os doentes e daí as possíveis consequências em termos da saúde destes profissionais. Os objectivos principais do trabalho referem-se à pesquisa de lesões músculo-esqueléticas nos fisioterapeutas e à análise da situação provocadora dessas lesões. Os objectivos colocados foram: (1) verificar se existem lesões músculo-esqueléticas nos fisioterapeutas devido à sua actividade profissional; (2) verificar quais as causas das lesões, que os fisioterapeutas relacionam com a actividade profissional

O estudo realizado é do tipo descritivo, de desenho transversal. O instrumento utilizado para o levantamento foi um questionário elaborado para o efeito e aplicado a 41 fisioterapeutas a trabalhar em hospitais da Região Centro do país. Após a recepção dos questionários, a amostra ficou constituída por 24 indivíduos (n=24), 21 mulheres e 3 homens com idades compreendidas entre os 21 e 52 anos de idade (média de 30,67). A análise estatística foi realizada através do programa SPSS 7.5 for Windows. As variáveis demográficas foram analisadas através de medidas de tendência central e de dispersão e os restantes dados foram analisados estatisticamente em termos descritivos.

Os principais resultados deste estudo abordam aspectos como a existência bem significativa de lesões músculo-esqueléticas nos fisioterapeutas devido à sua actividade profissional e que as principais lesões são as raquialgias e as tendinites, com uma prevalência de 92% e 46%. Os factores causais dessas lesões e mais apontados pelos fisioterapeutas aquando do desempenho de uma ou mais actividades foram os movimentos repetitivos (37,5%), a realização de força (25%), as técnicas mais específicas de fisioterapia (16,7%) e a postura (4,2%).

Após a análise dos resultados podemos concluir para esta amostra que existem lesões músculo-esqueléticas nos fisioterapeutas devido à sua actividade profissional; as causas das lesões são devidas aos movimentos repetitivos, à postura, às realização de força e à aplicação de técnicas específicas da fisioterapia.

Este estudo piloto sugere-nos que é necessário conhecer melhor os factores de risco inerentes ao desempenho desta profissão e desenvolver estudos que permitam identificar quais os factores específicos que predispõem para o aparecimento de lesões e o seu impacto no desempenho da actividade profissional. Propomos a continuidade deste estudo, com uma amostra representativa da população de fisioterapeutas e o aperfeiçoamento do questionário, de forma a permitir-nos futuramente estabelecer estratégias que visem minimizar o risco de desenvolver lesões.

Gonçalo Trafaria
16-10-04, 22:19
Já agora .. e virando esta questão aos membros do fórum. Revejam-se neste estudo e digam quais as vossas principais queixas.

Hierarquizem as 3 principais :wink:

Adérito Seixas
17-10-04, 00:24
Bom, ainda sou novo e não tenho queixas nenhumas :razz: :lol:

Helder Fonseca
17-10-04, 15:01
Já que trabalho numa clínica privada, o risco de infecções é mínimo e sempre que tenho problemas é a nível de cervical ou dorsal alta (ligero desconforto e contracturas). Nada que uma sessão de natação/Hidroterapia, ou uma boa manipulação não resolvam (sempre que lá vai o osteopata/fisioterapeuta:wink: ).

O grande problema é saber até que ponto certo tipo de técnicas poderão causar lesões a longo prazo:cry: . Já me ocorreu a ideia de vir a ter rizartroses de tanto executar MTP:doubt: .
A dificuldade é que enquanto forem feitos estudos horizontais as dúvidas persistirão...
Alguém interessado em fazer um estudo vertical??:confused:

Vitor Azevedo
17-10-04, 16:59
Isso levanta uma questão pertinente, segundo o meu ponto de vista... Muitos de nós trabalhamos com grupos de pacientes "semelhantes" (dentro das limitações do termo)... Não seria interessante planearmos realizar um estudo, ou investigação, em determinada área? Coisas comuns, que a maior parte de nós teria acesso, como PTJ's ou assim. Que me dizem? Alguém tem ideias/sugestões?

Helder Fonseca
21-10-04, 19:09
Desculpa a minha ignorância Vítor, mas o que é uma PTJ?

Adérito Seixas
21-10-04, 23:46
Eu pensei que fosse patologia do Joelho...

Gonçalo Trafaria
22-10-04, 21:57
Protese Total do Joelho, suponho. Tamb+em conheço por essas siglas.

Helder Fonseca
22-10-04, 22:01
Deve ser isso mesmo, obrigado.

Adérito Seixas
22-10-04, 23:23
Andei lá perto :lol:

rita afonso
11-11-04, 17:53
Um fisoterapeuta que não sabe o que é uma PTJ, ai, ai!

AnaFrancisco
11-11-04, 21:59
Pois é .... acontece muito estar a ler diários clínicos, ou registos de enfermagem com siglas que não lembra a ninguem! Por a acaso PTJ pra mim será Prótese Total do Joelho, ou PTA (Anca) ou mesmo PTO (ombro)...
Contudo outras siglas surgem que podem suscitar dúvidas antes de iniciar o tratamento e era de louvar um glossário que tivesse o significado das +usadas...também era bastante útil uma ultra-máquina que decifrasse as palavras ilegíveis de alguns médicos (até parece que os registos não foram feitos para a partilha de informação clínica entre profissionais de saude). enfim...isto é so +um desabafo

Adérito Seixas
11-11-04, 22:25
Essa "ultra-máquina que decifrasse as palavras ilegíveis de alguns médicos " dava cá um jeito... ui... por vezes aparece cada letra que nem o melhor tradutor consegue decifrar :D

Hydro
12-11-04, 23:39
No meu caso, desde que me lembro (desde os estágios do 3ºano), as minhas queixas sempre foram ao nível da coluna: lombar e principalmente cervical. Agora arranjei também umas tendinites de estimação, ao nível do supra-espinhoso, BIlATERAL. Mas com direito a baixa e tudo (fui parar às mãos das minhas colegas e tudo!!) No verão, as dores nas pernas tb são uma companhia constante... :cry: Tenho de ficar rica rápido para virar patroa e trabalhar tão duro como o meu trabalha!!! :wink:

SusanaHidro

Helder Fonseca
14-11-04, 12:32
Tão novinha e já com tantos problemas??? ai, ai, ai. Então e a história de trabalharmos na prevenção??? Eu pelo menos também tinha problemas de costas e tendinites bilaterais no supra-espinhoso, por conflito. Desde que comecei a combinar musculação (no início com um programa adaptado) com natação, nunca mais tive problemas. Aconselho todos os fisios a iniciarem, ou manterem uma actividade física.

Hydro
14-11-04, 22:51
Pois é, eu até gostava de praticar um desporto regular...:cry: Mas piscina, clínica e uma casa para cuidar... As condições em que trabalhamos nem sempre (muitas das vezes) são as indicadas para podermos manter uma postura correcta, principalmente nos domicílios. Mas voltando ao mesmo, com tanto dinheiro que eu faço ao trabalhar 9, 10 ou mais horas por dia, eu depois quando for mais velhinha posso empregar 2 ou 3 colegas nossos para cuidar só de mim...:wink: eh eh eh

Gonçalo Trafaria
14-11-04, 22:58
Aconselho todos os fisios a iniciarem, ou manterem uma actividade física.
Faço actividade localizada, que o diga os meus masseteres, temporais e pterigoideus interno e externo :redface:

Adérito Seixas
14-11-04, 23:34
:lol: Está bem está... eu faço Yoga e body balance e recomendo.

Helder Fonseca
16-11-04, 19:15
Faço actividade localizada, que o diga os meus masseteres, temporais e pterigoideus interno e externo :redface:
Tá genial, LOL... :lol:

Helder Fonseca
16-11-04, 19:17
Também recomendo, e já agora, Pilates (isto foi da conversa de ontem Adérito)... Já agora tens comido caules de cenoura ??? :biggrin:

luis pereira
29-03-05, 23:42
comam folhinhas de alfaice pessoal...

saramaria
09-04-05, 23:54
Este tema vem mesmo a propósito do meu projecto de investigação: Lesões ME nos Ft's e a sua relação com a endurance muscular e flexibilidade. Se souberem de artigos sobre isto avisem sff. Obrigada.
PS: Body Balance é um must!!

mfonseca
10-04-05, 22:07

Ohhh!!! Fazes!!!
É qualquer coisa muito pouco semelhante... Tipo: tentas fazer alguma coisa :lol:
Mas eu sei que é difícil. Devias tentar o xadrês!!! :lol:
Marco

sara vilao
14-04-05, 18:31
Sara Maria, no que eu puder ajudar estarei à disposição. Contactar preferencialmente por mail.

Clicianne
14-10-08, 20:32
Aqui vai um curto resumo do trabalho:

Lesões músculo-esqueléticas em fisioterapeutas – Estudo Piloto

Introdução

O trabalho realizado diz respeito aos riscos profissionais nos fisioterapeutas, dando a máxima importância às lesões músculo-esqueléticas que ocorrem devido à actividade profissional, pois a fisioterapia para além de ser uma profissão “em movimento” é também uma das profissões que maior contacto directo tem com os doentes e daí as possíveis consequências em termos da saúde destes profissionais. Os objectivos principais do trabalho referem-se à pesquisa de lesões músculo-esqueléticas nos fisioterapeutas e à análise da situação provocadora dessas lesões. Os objectivos colocados foram: (1) verificar se existem lesões músculo-esqueléticas nos fisioterapeutas devido à sua actividade profissional; (2) verificar quais as causas das lesões, que os fisioterapeutas relacionam com a actividade profissional

O estudo realizado é do tipo descritivo, de desenho transversal. O instrumento utilizado para o levantamento foi um questionário elaborado para o efeito e aplicado a 41 fisioterapeutas a trabalhar em hospitais da Região Centro do país. Após a recepção dos questionários, a amostra ficou constituída por 24 indivíduos (n=24), 21 mulheres e 3 homens com idades compreendidas entre os 21 e 52 anos de idade (média de 30,67). A análise estatística foi realizada através do programa SPSS 7.5 for Windows. As variáveis demográficas foram analisadas através de medidas de tendência central e de dispersão e os restantes dados foram analisados estatisticamente em termos descritivos.

Os principais resultados deste estudo abordam aspectos como a existência bem significativa de lesões músculo-esqueléticas nos fisioterapeutas devido à sua actividade profissional e que as principais lesões são as raquialgias e as tendinites, com uma prevalência de 92% e 46%. Os factores causais dessas lesões e mais apontados pelos fisioterapeutas aquando do desempenho de uma ou mais actividades foram os movimentos repetitivos (37,5%), a realização de força (25%), as técnicas mais específicas de fisioterapia (16,7%) e a postura (4,2%).

Após a análise dos resultados podemos concluir para esta amostra que existem lesões músculo-esqueléticas nos fisioterapeutas devido à sua actividade profissional; as causas das lesões são devidas aos movimentos repetitivos, à postura, às realização de força e à aplicação de técnicas específicas da fisioterapia.

Este estudo piloto sugere-nos que é necessário conhecer melhor os factores de risco inerentes ao desempenho desta profissão e desenvolver estudos que permitam identificar quais os factores específicos que predispõem para o aparecimento de lesões e o seu impacto no desempenho da actividade profissional. Propomos a continuidade deste estudo, com uma amostra representativa da população de fisioterapeutas e o aperfeiçoamento do questionário, de forma a permitir-nos futuramente estabelecer estratégias que visem minimizar o risco de desenvolver lesões.

jorge_8
23-11-08, 18:54
Caro Francisco Neto,

Estou a realizar um trabalho sobre problemos associados à actividades dos fisioterapeutas, e achei interessantes os estudos que relatou no post.

É possível enviar-me a as referências bibliográficas dos respectivos estudos?

Agradeço,

Cumprimentos,

Jorge Pereira