PDA

View Full Version : Massagem Ayurvédica

Fysio
18-11-04, 12:46
A base desta técnica é o ayurveda, uma prática medicinal hindu com mais de 5000 anos, muito popular na Índia e no Sri Lanka. Mais do que uma terapia, é uma forma de estar na vida, segundo a qual o bem-estar depende do equilíbrio entre os cinco elementos que constituem o universo: o éter, o ar, o fogo, a água e a terra. A influência destes elementos determina o dosha, ou seja, as características físicas e psíquicas individuais de cada pessoa, do qual dependem, por sua vez, o diagnóstico do estado geral e a escolha do tratamento adequado.

A massagem ayurvédica estimula a circulação, reeduca a postura e a estrutura óssea e muscular. Utiliza óleos naturais, escolhidos de acordo com o dosha do indivíduo, e pode associar-se à ingestão de bebidas e alimentos que também variam de caso para caso.

No ayurveda, a alimentação, e mesmo a confecção dos alimentos, são muito importantes e os preceitos devem ser respeitados, para além das sessões de massagem, se quisermos manter o equilíbrio.

Vi outro dia no canal Odisseia (?) um documentário sobre esta técnica e por acaso achei bastante interessante.. alguém sabe o que está a ser feito em Portugal sobre isto?

Gostava de saber mais acerca disto, se dá resultado, se é compatível com a fisioterapia.. etc

Adérito Seixas
18-11-04, 23:41
Eu acerca desse tipo de massagem só ouvi falar... não tenho pormenores. Assim que puder vou fazer uma pesquisa.

Helder Fonseca
20-11-04, 17:41
Acabei de ler uma revista que falava nessa massagem, ainda esta manhã, quando voltar ao clube (2ª-feira) vou tentar arranjar uma cópia e enviar.

Fysio
20-11-04, 22:23
Acabei de ler uma revista que falava nessa massagem, ainda esta manhã, quando voltar ao clube (2ª-feira) vou tentar arranjar uma cópia e enviar.Ok, obrigado Viciouzzz. Vou ficar á espera.

Cumprimentos,

Fysio :cool:

Adérito Seixas
21-11-04, 00:50
Mandei um email a uma pessoa que supostamente é responsável pela organização de cursos acerca de Massagem Ayurvédica, segundo o que vi na net. Estou à espera de resposta.

http://astrologia.sapo.pt/X86F/489340.html

Adérito Seixas
30-11-04, 19:14
Bem, andei a "cuscar" e descobri que no IPN vai haver um curso de massagem Ayurvédica por cerca de 250€ mas depois eu confirmo ;)

Fysio
30-11-04, 21:59
Bem, andei a "cuscar" e descobri que no IPN vai haver um curso de massagem Ayurvédica por cerca de 250€ mas depois eu confirmo ;)Isso é que era 100% :biggrin:

Quando poderes diz qualquer coisa..

Abraço

Helder Fonseca
01-12-04, 12:04
Peço desculpa não ter posto ainda o artigo que li, mas a revista desaopareceu misteriosamente. :shock:

Fysio
01-12-04, 12:36
Peço desculpa não ter posto ainda o artigo que li, mas a revista desapareceu misteriosamente. :shock:Viciouzzz, qual é a revista?

Também gostava de ler se fosse possível.. :rolleyes:

Helder Fonseca
03-12-04, 19:38
Não tenho a certeza mas dá-me a impressão de ser um número da medicina & Saúde (??????) :doubt:

rita afonso
07-12-04, 11:44
Essa massagem parece um tipo que se faz nos SPA's, e assim... pelo que tenho visto na tv. Por acaso não fazem tb massagem aos pés numa "água" qualquer com flores e não sei que mais? Isso é só para os vip's pelo que me parece. Acho que podíamos deixar os massagistas irem para esse ramo para desocuparem alguns lugares nas clínicas.

Adérito Seixas
08-12-04, 23:03
A formação de que falei custa 250€ para os alunos do instituto, para os restantes são 350€... até dói.

rita afonso
09-12-04, 10:49
A maioria dos cursos são caríssimos, infelizmente, este não é excepção...

Fysio
09-12-04, 13:12
Acho que podíamos deixar os massagistas irem para esse ramo para desocuparem alguns lugares nas clínicas.Ou então para nós ocuparmos os lugares deles nos SPA's :badgrin:

Estou a brincar...

rita afonso
09-12-04, 16:38
Sim, também pode ser, mas para quem tira o curso de fisioterapia e depois só faz massagens é pouco estimulante, não sei... Mas olha, se tiver que ser, e/ou se pagarem bem, o caso já muda de figura.

Gonçalo Trafaria
09-12-04, 22:50
Ou então para nós ocuparmos os lugares deles nos SPA's :badgrin:

Estou a brincar...
Começa a ser uma realidade.

Um SPA já veio ter comigo, trabalhava em part-time lá, pois eles queriam mais o meu nome para fortalecer a imagem do mesmo. Mentia se dissesse que recusei logo.. fiquei a pensar, iria auferir muito mais a nível monetário.. mas o lado da satisfação pessoal...falou mais alto. Quem sabe um dia, quando for mais velho e quiser trabalhar menos...

:cool:

Adérito Seixas
09-12-04, 23:13
Trabalhar menos... acho que me custava mais passar 3 horas a "fazer massagem" do que a fazer um tratamento a um doente neurológico.

Gonçalo Trafaria
10-12-04, 20:59
1.. 2.. massagens, o importante era terem-me lá por si só...

rita afonso
11-12-04, 16:28
Pois, é o que eu digo, a nível de satisfação pessoal não iria ser estimulante mas em part-time até era engraçado, mas cá para cima (nordeste) acho que ainda não há disso.

Fysio
12-12-04, 15:43
Bem, andei a "cuscar" e descobri que no IPN vai haver um curso de massagem Ayurvédica por cerca de 250€ mas depois eu confirmo ;)Conferência: Curso de Massagem Ayurvédica

Responsável: Prof. Doutor Valter Cardim

Data e Horário:

Dias 15 e 22 de Janeiro, das 10h - 13.30h e das 15h - 18.30h;
12, 13, 19, 26 e 27 de Fevereiro, das 10h - 13.30h e das 15h - 18.30h;
Preço:

Aluno do I.P.N.: 250€
Não aluno: 350€
Data limite de inscrição: 10 de Janeiro

Mais informações:

Rua Delfim Maia. 378 I 4200-253 Porto
Tel. 22 5099265
Rua Cristóvão Falcão, 73, R/C Esq. I 4465-114 S. Mamede de Infesta
Tel. 22 9558027/29 Fax: 22 2058861
ipn@mail.pt (ipn@mail.pt)
www.ipnaturologia.com (http://www.ipnaturologia.com)

Adérito Seixas
09-01-05, 17:29
Fui ao IPN e arranjei o programa do curso. Está em anexo.

patroska
25-08-07, 19:04
Conferência: Curso de Massagem Ayurvédica

Responsável: Prof. Doutor Valter Cardim

Data e Horário:

Dias 15 e 22 de Janeiro, das 10h - 13.30h e das 15h - 18.30h;
12, 13, 19, 26 e 27 de Fevereiro, das 10h - 13.30h e das 15h - 18.30h;Preço:

Aluno do I.P.N.: 250€
Não aluno: 350€Data limite de inscrição: 10 de Janeiro

Mais informações:

Rua Delfim Maia. 378 I 4200-253 Porto
Tel. 22 5099265
Rua Cristóvão Falcão, 73, R/C Esq. I 4465-114 S. Mamede de Infesta
Tel. 22 9558027/29 Fax: 22 2058861
ipn@mail.pt (ipn@mail.pt)
:: INSTITUTO PORTUGUÊS DE NATUROLOGIA :: (http://www.ipnaturologia.com)

Olá, percebi que este tema é já de 2004, mas como há pouco tempo tive conhecimento deste fórum só agora posso participar.
em relação À Massagem Ayurvédica aconselho todos os interessados em procurar informações na ALBA que é o Instituto mais preparado para ministrar terapias indianas.

Já recebi algumas massagens deste tipo e é de babar... :rolleyes: sabe muito bem!!!!

para além disso aprendi umas técnicas básicas que misturo com a massagem terapêutica pra desbloqueios energéticos, e... muito eficaz!!!

muitas das contracturas que tratamos surgem devido a bloqueios energéticos que nós não estamos preparados para tratar. tratamos apenas as manifestações físicas enquanto as causas energéticas fogem ao nosso conhecimento.

Este tipo de terapias pode ser um complemento valioso para os nossos tratamentos

renato.cesar
15-01-08, 23:26
Caros amigos,

Sou fisioterapeuta no Rio e dou um curso de massagem ayurvédica!

Fiz o curso quando estava no 1º semestre da faculdade. Passei esses anos todos praticando me aperfeiçoando e estudando bastante.

Hoje tenho um material bom sobre o tema e inclusive um vídeo com a sequencia da massagem.

Aos interessados... entrem em contato, fico feliz em ajudar!!!

Grandes abraços a todos os colegas!

ju alvares
20-02-08, 11:35
Olá, Renato!!

Podes me mandar esse material???

Gostaria de saber mais sobre esse tipo de massagem...

Obrigada..

e-mail: mab_alvares@hotmail.com

caridade22
20-02-08, 12:57
Oi! Ja agora se me pudesses arranjar a mim eu tb gostava mt, visto ser uma tecnica sobre a qual eu tenho bastante curiosidade.
O meu mail é ricardo.caridade@portugalmail.pt Um abraço

fisiozende
20-02-08, 17:03
Olá,

Já agora também gostaria de ter acesso a esse material. É uma área que me interessa bastante.

Obrigada: ftpaty@gmail.com

anatrsantos
21-02-08, 13:45
Olá, Renato!!

Já agora...será que também me podes enviar???

Gostaria de saber mais sobre essa massagem!
email: sun.flower8@hotmail.com

Obrigada!
boa semana para todos*

Vania Palma
21-02-08, 15:37
Já agora se fosse possível enviar para mim também agradecia.
mail: vaniapalma@gmail.com

Obrigada

Já alguém fez o curso de massagem ayurvédica através da ALBA? Se sim o que acharam?

Perfumariagizanu
21-02-08, 15:53
Boa tarde a todos:cool:
Eu tenho o curso da massagem Ayurvédica . Tirei o na Alba e recomendo. Tratei uma espandilose que me trazia dores insuportaveis e agora que aprendo trato eu das espandiloses alheias e dos outros problemas psicossomáticos :wink:

Beijinhos e alguma pergunta disponham..

Ligia Garcia
perfumariagizanu@gmail.com

asiram
23-05-08, 18:49
Olá!
Li que tinhas um material bom sobre a massagem ayurvédica e um vídeo com a sequencia da massagem.

Será que me podes ajudar, enviando o que for possível?

O meu e-email é:
marisa.amm@gmail.com

Bj

rita afonso
26-05-08, 17:57
Já agora, se não fosse muito incómodo, tb gostaria de ter acesso ao vídeo. jritafonso@hotmail.com. obrigada.

Deaf-player
01-06-08, 22:48
Olá, Renato

Podes me mandar também esse material?

Obrigado..

e-mail: deafplayer@gmail.com

josianpaim
04-06-08, 04:58
Eu aprendi massagem ayurvédica com um mestre naturopata, depois fiz outro curso numa escola e mais recetemente fiz outro com Ma Bodigtah discípula de Kusun Modak, uma indiana que misturou a yoga com a massagem e criou massage yoga ayurveda. Bom a tecnica e a filosofia são maravilhosas, as pessoas relatam que sentem-se muito bem após tomar a massagem. Cuidei de uma pessoas que teve um problema neurológico e este deixou algumas sequelas de postura, a pessoa apresentava edema em MMII dores articulares e a massagem foi a única conduta de tratamento e deu certo a pessoa apresentou resultados positivos mesmo.
BOm pena que eu não usei nenhuma escala de avaliação. Perdi a oportunidade de fazer uma pesquisa..rsrsrs :lol:

Ahhhh!!REnato libera esse vídeo para mim tbm.:wink: Obrigada antecipadamente.
Abraços!

Agnes
12-10-08, 19:52
A base desta técnica é o ayurveda, uma prática medicinal hindu com mais de 5000 anos, muito popular na Índia e no Sri Lanka. Mais do que uma terapia, é uma forma de estar na vida, segundo a qual o bem-estar depende do equilíbrio entre os cinco elementos que constituem o universo: o éter, o ar, o fogo, a água e a terra. A influência destes elementos determina o dosha, ou seja, as características físicas e psíquicas individuais de cada pessoa, do qual dependem, por sua vez, o diagnóstico do estado geral e a escolha do tratamento adequado.

A massagem ayurvédica estimula a circulação, reeduca a postura e a estrutura óssea e muscular. Utiliza óleos naturais, escolhidos de acordo com o dosha do indivíduo, e pode associar-se à ingestão de bebidas e alimentos que também variam de caso para caso.

No ayurveda, a alimentação, e mesmo a confecção dos alimentos, são muito importantes e os preceitos devem ser respeitados, para além das sessões de massagem, se quisermos manter o equilíbrio.

Vi outro dia no canal Odisseia (?) um documentário sobre esta técnica e por acaso achei bastante interessante.. alguém sabe o que está a ser feito em Portugal sobre isto?

Gostava de saber mais acerca disto, se dá resultado, se é compatível com a fisioterapia.. etc

Boa tarde.

Sou Terapêuta de Massagem Ayurvédica. :biggrin:

Aqui fica um "cheirinho" em que consiste esta massagem.

A Massagem Ayurvédica deriva da Medicina Ayurvédica, uma doutrina sagrada e milenar oriunda da Índia. Ayur significa vida e veda remete para o conhecimento/ciência, assim, a palavra ayurvédica designa o conhecimento ou a ciência da vida humana.
A Massagem Ayurvédica é considerada, por muitos terapeutas, como a técnica de massagem mais completa, uma vez que tem como objectivo principal ajudar a revigorar o equilíbrio físico, psíquico e espiritual.
Neste sentido, esta massagem ajuda a tratar o Corpo, a Mente e o Espírito. Através de técnicas de massagem pretende-se que o terapeuta transmita ao paciente uma sensação de relaxamento profundo e de bem-estar.
Esta técnica é realizada a partir da manipulação da massa muscular, através de manobras concretas de tracções e alongamentos que são benéficas para a correcção da postura e para a revitalização do corpo.
Ajudam no combate aos desequilíbrios causados pelo ritmo de vida acelerado dos indivíduos e pelo stress acumulado diariamente.
Assim, a Massagem Ayurvédica é extremamente útil no combate a dores musculares, tensões físicas e psíquicas, problemas dos sistemas circulatório e respiratório e na correcção da postura.
Para além dos benefícios físicos que este tipo de terapia proporciona, procura actuar nos campos mental, emocional e psíquico, tentando, através das suas diversas técnicas, possibilitar ao paciente um melhor estado de saúde, equilíbrio, paz e relaxamento total.
A Massagem Ayurvédica tem um cariz bastante meditativo que apoia, em grande parte, a razão do seu êxito.
Assim, antes de se iniciar uma sessão de massagem é indispensável que o terapeuta prepare o local onde a mesma decorrerá, de modo a transmitir ao paciente um ambiente calmo, acolhedor, relaxante e harmonioso que favoreça a absoluta descontracção, uma profunda sensação de paz e uma total confiança no desempenho do terapeuta.

Já agora recomendo esta massagem a quem estiver interessado, tanto revitaliza o corpo como o nosso bem estar interior. :wink:

Mais alguma dúvida disponham. :wink:

Cumprimentos:

Terapêuta Inês

rgsouza
13-05-10, 21:14
Caros amigos,

Sou fisioterapeuta no Rio e dou um curso de massagem ayurvédica!

Fiz o curso quando estava no 1º semestre da faculdade. Passei esses anos todos praticando me aperfeiçoando e estudando bastante.

Hoje tenho um material bom sobre o tema e inclusive um vídeo com a sequencia da massagem.

Aos interessados... entrem em contato, fico feliz em ajudar!!!

Grandes abraços a todos os colegas!

rgsouza
13-05-10, 21:20
Olá Renato, sou debutante nessa maravilhosa arte que é a massagem terapeutica e gostaria muito que me enviasse o material que tens sobre a ayrvédica e o vídeo com as manobras.
Ficarei muito agradecida.
Rosane de

rgsouza
13-05-10, 21:23
Olá Renato,
Sou debutante nessa maravilhosa arte da massagem terapeutica e ficarei muito feliz se puder me enviar também o vídeo e o material que tens sobre ayrvédica.
Rosane de Santos/SP.
Talvez possamos trocar experiencias
Grata pela sua disposição em ajudar
e-mail rosanetross@hotmail.com

nessak
02-02-11, 13:59
Ola renato. Sou terapeuta e pratico massagem ayurvedica pode mandar-me o material que tem? gostaria de ver outra sequencia. obrigada
vanessa_klironomos@hotmail.com