View Full Version : Exame De Ordem Em França
Boas, há muita gente estrangeira e françesa não inscrita na ordem de fisioterapeutas.
Mas os estrangeiros têm de fazer um exame para entrar na ordem.
A ordem disse-me que o exame só se pode fazer uma vez, ou seja se chumbar não posso trabalhar em nenhum lado, nem é repetido noutro departamento.
Por favor, evitem dizer para não me preocupar com isso
Eu sei que há hospitais que são contra a inscrição na ordem, MAS o meu hospital que era contra a ordem está agora a obrigar toda a gente a se inscrever.
Os hospitais do meu departamento e dos departamentos vizinhos também obrigam a inscrição (como também as propostas mais longinquas).
Por isso duas questões:
1-Como é o exame para a ordem ?
2-Já agora...para trabalhar em massagens é preciso inscrição ?
Boas,
segundo a Ordem de fisioterapeutas em França, nenhum fisioterapeuta pode trabalhar caso não esteja inscrito na Ordem. Todo o fisioterapeuta que não esteja inscrito é trabalho ilegal.
Eu tambem tive de fazer o tal exame e acredita que é facil, não ha motivo para alarme.
são so questões de interpretação e fazer um pequeno texto em francês a pedir ao médico mais sessoes de fisioterapia para o paciente.
Quando la fui fazer o exame, perguntei aos responsaveis e eles dizem que agora todos os estrangeiros sao obrigados a fazer exe tal exame.
Sem stress.
Abraço
Boas,
segundo a Ordem de fisioterapeutas em França, nenhum fisioterapeuta pode trabalhar caso não esteja inscrito na Ordem. Todo o fisioterapeuta que não esteja inscrito é trabalho ilegal.
Eu tambem tive de fazer o tal exame e acredita que é facil, não ha motivo para alarme.
são so questões de interpretação e fazer um pequeno texto em francês a pedir ao médico mais sessoes de fisioterapia para o paciente.
Quando la fui fazer o exame, perguntei aos responsaveis e eles dizem que agora todos os estrangeiros sao obrigados a fazer exe tal exame.
Sem stress.
Abraço
Já agora qual era o teu nivel de françês ? Tinhas alguma formação ou contacto com a lingua ?
Em que ano fizeste o exame ?
Vi os teus posts anteriores e num deles dizes que viveste a infância em frança, acho que isso deve dizer que tens um bom nivel de françês daí o exame ser fácil.
Falei com uma secretária dum dos postos departamentais da Ordem e disse-me que num teste saiu:
- termos de fisioterapia em françês
- ler uma carta dum médico que falava duma radiografia e teria de responder
a perguntas de interpretação sobre essa carta
- saber unidades, por exemplo o Litro etc... (nem sei porque perguntou isto!)
- O que é um hemofilico (mesmo em português não teria muito que escrever sobre isto)
- Saber linguagem corrente.
Quem faz o teste é o Presidente do posto departamental, no meu departamento ele parecia um agente da Gestapo...começou logo a fazer perguntas tipo há quanto tempo trabalhas e onde, és salariado ou liberal, trabalhas até quando.
Quase que nem houve bom dia...foi logo um interrogatório de rajada senti-me como perante um policia.
Aqui exponho aos outros informações que obtive nas mensagens privadas neste fórum:
Há perguntas de matemática com escolha multipla para testar a compreensão em françês, por exemplo, se alguém de tá X dinheiro em determinadas notas e o preço da consulta é Y, quanto tu dás de troco ?
1,60m são quantos cm ? Quantas garrafas de 1,5L são necessárias para 19L ?
Dizem que só podes fazer o exame uma vez, mas ao que parece podes ter uma segunda oportunidade para o fazer com outro juiz.
Ao comparar o que me foi dito do departamento 14 e do departamento 95 vejo que o tipo de teste tem a mesma base para todo o país.
Ainda me lembro que antigamente os testes eram orais e só se tinha de saber dois ou três palavas em françês...passava-se os estrangeiros sem problemas.
Boa tarde,
o exame é constituido por 3 partes.
a primeira são a leitura de um resultado de uma ressonancia magnética e responder a perguntas relacionadas com o texto do genero: que tipo de exame é?qual o nome do chef de serviço de radiologia?qual a patologia?etc
a 2a parte é repsonder a perguntas de raciocinio. saber qual o troco a dar, quantos cm sao tantos metros,etc.
e a 3a parte é escrever uma carta a pedir ao médico de família para prescrição de mais sessões de fisioterapia na qual se explicam as razoes para mais sessões.
Ao que parece,segundo mensagens trocadas com o colega FERNANDES, este teste é igual em todos os departamentos.
abraço a todos
o exame é igual em qualquer parte... foram as mesmas questoes tb para mim, e não há motivo para panico.
há hoje em dia uma grande confusão, o conselho diz que é exercício ilegal, mas nem todos os Franceses estão inscritos... antes bastava o número da DRASS...
mas a confusão não é para se inscrever... a confusão é pagar a anuidade!
o exame é igual em qualquer parte... foram as mesmas questoes tb para mim, e não há motivo para panico.
há hoje em dia uma grande confusão, o conselho diz que é exercício ilegal, mas nem todos os Franceses estão inscritos... antes bastava o número da DRASS...
mas a confusão não é para se inscrever... a confusão é pagar a anuidade!
Em frança como fisioterapeutas há 55 mil liberais e 11 mil não-liberais.
Dos não-liberais 400 a 1500 não estão inscritos na ordem.
Dos liberais é que não há ideia, e é esses que a ordem mais persegue.
vBulletin v4.1.9, Copyright ©2000-2012, Jelsoft Enterprises Ltd.