PDA

View Full Version : Fisioterapia no Estrangeiro

Anonymous
26-09-04, 21:49
olá pessoal, eu sou estudante de fisioterapia em portugal, mas gostava de saber se depois de tirar cá o curso dava para trabalhar no estrangeiro, ou tirar a licenciatura no estrangeiro.... aproveito para felicitar quem teve a brilhante ideia de formar este site....
espero respostas e até breve 8)

Fysio
26-09-04, 22:10
Obrigado pelo apoio 'fisio'. Sugerimos que se registe no fórum e se possível com um nick diferente de 'fisio' pois se confunde com o do administrador.

Penso que na sua faculdade lhe poderão esclarecer, contudo encontrei um sítio onde se poderá esclarecer:

Estás interesado em ir trabalhar para fora de Portugal, em fazer um estágio no estrangeiro, em especial na Europa? Então aqui ficam algumas informações que talvez te possam interessar. (http://www.fra.pt/index.php?article=3280&visual=1)

Assim a UNEFOR - Associação Universidade Empresa para a Formação (Região Centro) esclarece dúvidas e dá informações detalhadas quanto às ofertas de estágio para jovens estudantes, nas diferentes áreas.

Estas ofertas de estágios são provenientes de diferentes países europeus, permitindo-te, assim, ter uma experiência única: a de conheceres um outro país, a sua realidade e o seu mercado de trabalho.

Informações Complementares:
UNEFOR - Associação Universidade Empresa para a Formação
Morada: Rua de Espinho, 23-27, 3810-114 - Aveiro
Telefone: 234 42 64 10
Fax: 234 42 64 15

Espero ter ajudado,

Fysio 8)

Adérito Seixas
30-09-04, 22:15
Tanto quanto sei, para ir trabalhar para alguns países (Inglaterra por exemplo) é necessário uma aprovação por parte de uma entidade reguladora "de lá" do curso do Fisio que para lá quer ir...

Mas façam uma procura na net acerca da mobilidade de Fisios no estrangeiro e descubram isso. Hoje em dia é muito comum o pessoal ir passar férias, por exemplo, à Austrália, e trabalhar lá nas férias e ainda aproveita para tirar um cursito ;)

Francisco Neto
07-10-04, 11:22
Neste momento, não existe comparabilidade directa de graus académicos nem acesso automático ao exercício da profissão noutros estados membros da União Europeia.

No caso de querer exercer a profissão no Reino Unido, deverá contactar:

The Health Professions
Council Park House
184 Kennington Park Road
London SE11 4BU
Tel: 020 7582 0866

O acesso ao exercício da profissão poderá ser automaticamente reconhecido ou, caso isso não aconteça, poderá ter que fazer estágios em determinadas áreas ou até mesmo voltar à faculdade... Tudo depende dos conteúdos programáticos do seu curso e do seu próprio curriculum.

Relativamente a Austrália, não é de todo viável pensar em "ir lá passar umas fériazitas, trabalhar e tirar um curso"... Embora as suas qualificações possa, também, ser imediatamente reconhecidas, não é habitual que tal aconteça, dado o rígido (e salutar) controle da qualidade da Fisioterapia neste país. Habitualmente, um Fisioterapeuta que pretenda exercer na Austrália poderá optar por uma das seguintes opções:

1- Submeter-se a uma avaliação (bastante exaustiva, por sinal) realizada pelo Australian Examining Council for Overseas Physiotherapists Inc. (http://www.acopra.com.au/);
2- Efectuar um "bridging program" numa universidade australiana;
3- Completar um curso de Fisioterapia numa universidade australiana (onde poderão ser atribuídos créditos aos estudos realizados no estrangeiro)

Os candidatos deverão, também, submeter-se e obter uma classificação mínima no Occupational English Test (OET). No caso de preencerem todos os requisitos deverão, então candidatar-se ao registo, contactando o Physiotherapists Registration Board do estado em que pretendem exercer.

Como vêm, ainda existem países em que o controlo do exercício e do título profissional são bastante apertados... Ainda bem que nem todos os países são Repúblicas das Bananas à beira-mar plantados... :rolleyes:

Se pretender informações relativamente a este processo noutros países, estou ao seu dispor.

Adérito Seixas
07-10-04, 20:06
Muito obrigado pelo esclarecimento Francisco :) , o que eu disse foi apenas o que ouvi acerca de duas professoras que tive. Eu acho muito bem que os países façam esse controle rígido de quem entra no seu país para exercer uma profissão, acho muito bem.