View Full Version : Cefaléia
Cefaléia é um termo usado para descrever um sofrimento da região calota craniana. É um sintoma objetivo, podendo ser descrito em termos de qualidade, localização, intensidade e de sua relação com outros fenômenos. O crânio, o envoltório do cérebro, qualquer estrutura na cavidade craniana e estrutura adjacentes que são sensíveis a dor podem originarem as dores de cabeça...
Ler Mais... (http://www.saudeemalerta.com/artigos/cefaleia.php)
Sem duvida um tema muito interessante, e uma área onde a FT pode desempenhar um papel muito importante.
Relativamente a Cefaleias CRONICAS de Origem Cervical, alguem me consegue arranjar alguma coisa?
Obrigado
bruna_a_melo@hotmail.com
19-06-08, 03:32
Opa...
Alguém poderia me esclarecer as vantagens da terapêutica manual na cefaléia!??
Quais os recursos e principais benefícios!!??
Agradeço desde já...:wink:
Olá
Procurem as vossas respostas na "neurodinâmica". :wink:
Uma "cefaleia" pode ser uma entidade própria ou adjacente a "outras entidades".
Abraços
Karla Portela
02-08-08, 23:19
Olá!!!
Acho muito interesse essa área de pesquisa. Realizei um trabalho sobre cefaléia do tipo tensional utilizando a hidroterapia, mas foi apenas com uma paciente. Tenho interesse em realizar outros trabalhos nessa área. Anexei o trabalho realizado por mim e por uma colega e outro sobre osteopatia. Espero que ajude e que possamos conversar mais sobre este assunto.
Karla
Gostaria de saber s ealguem sabe de um bom terapeuta em vaian do castelo(ou arredores)que ajude a tratar as terriveis cefaleias...ou nxaqueca.Ja agora, a medicina alternativa costuma ter bons resultados?
Olá
Sim, a terapia sacro-craniana tem normalmente muitos bons resultados nas cefaleias de origem tensional, quer seja orgânica quer fascial (termos levezinhos :wink:).
Gostaria de saber qual a fundamentação teórica a nivel de fisiologia relativamente à associação deste tipo de terpias que falam nos topicos acima. Ou é tudo empirico e baseado na evidência?
Francisco Neto
28-07-09, 19:25
Existe evidência científica sobre o papel de exercícios terapêuticos, Conceito de Mulligan e trigger points, por exemplo, no tratamento de cefaleias de origem cervicogénica e cefaleias de tensão.
Basta fazer uma consulta na PubMed dos autores Falla, Sterling, Jull, Hall, Hides, Fernandez-de-las-Peñas, etc. para verificar a evidência existente.
Se tem interesse no assunto, recomendo-lhe 2 livros sobre a temática: Whiplash, Headache, and Neck Pain: Research-Based Directions for Physical Therapies: Research Based Directions for Physical Therapies e Diagnosis & Management of Tension Type & Cervicogenic headache.
Gostaria de saber qual a fundamentação teórica a nivel de fisiologia relativamente à associação deste tipo de terpias que falam nos topicos acima. Ou é tudo empirico e baseado na evidência?
Fundamentação não falta! É só pensar no trajecto arterial (por ex. artéria vertebral), na origem dos núcleos do nervo trigémino, na dor referida dos sub-ocipitais, etc... Claro que nem todas as cefaleias têm uma origem na cervical, mas pessoalmente já tive casos em que os doentes referiram francas melhoras na qualidade de vida e inclusive o desaparecimento de tonturas associadas.
vBulletin v4.1.9, Copyright ©2000-2012, Jelsoft Enterprises Ltd.