PDA

View Full Version : Dor forte na virilha

20ginobili
03-09-09, 13:23
Boa tarde, eu sei que vou dar poucas informaçoes, mas gostava que me tentassem ajudar.
Pratico basket e ontem no treino a um passe de um colega meu, tive de abrir um pouco mais a perna pa conseguir chegar a bola. Autumaticamente senti uma grande dor na zona da virilha, mas consegui completar esse exercicio, até que tive de cair para o chão em dores.
Já em casa tenho andado a fazer muito gelo a e tomar anti inflamatorios e a dor parece ter aliviado, mas ainda nem andar bem consigo, conforme estes sintomas podem tentar dizer o que é?
A dor situa-se numa zona que já nem sei se aquilo é virilha é portanto um pouco abaixo da virilha, mas na sua continuaçao.
Agradeço desde já

gramendes
03-09-09, 21:20
Olá 20GINOBILI

A mim parece-me sintomas de uma ruptura muscular.
Aconselho-o a ser avaliado por um médico para um correcto diagnóstico.
Para já,... repouso obrigatório, gelo e os anti-inflamatórios.

Abraço

20ginobili
07-09-09, 00:31
Agradeço o conselho, mas só uma curiosidade, se eu neste momento apenas sentir uma a virilha um pouco estranha, já não me doi e consigo correr e andar, ainda não está boa, tem qualquer coisa mas nao sei o quê, ainda pode ser uma ruptura???

victorfelice1
07-09-09, 02:08
Olá 20ginobile!
Em casos de estiramentos musculares é normal que após certo tempo a dor cesse e tudo volte ao "normal". Estes parenteses não estão aí a toa =)... Dependendo do grau da sua lesão (e na verdade em todos os graus) faz-se necessária uma reabilitação. Digo isso pelo fato de vc ser atleta. A ausência de dor não quer dizer que sua musculatura esteja completamente reestabelecida. Ao que parece foi um estiramento grau I ou II dos adutores. Não posso precisar o grau, pois preciso de informações adicionais que agora talvez não sejam disponíveis.
O fato é que se vc colocar uma tensão exagerada nesta musculatura sem que ela tenha sido trabalhada adequadamente para reestabelecer força e resistencia muscular, você pode se lesionar novamente. Vale lembrar que fibras musculares não se regeneram a maneira que outros tipos de tecidos e que conforme vão se lesionando vão sendo substituidas por tecido conjuntivo (a famosa fibrose). Isso também contribui para menor força de resistencia e força geral do músculo.
Por último, é importante tratar sua lesão, porém, mais importante que isso, é detectar o fator que te predispoes a ela. Falta de condicionamento e alongamento são alguns destes.
Para uma lesão grau II, em geral 28 dias são suficientes para o tratamento. Em grau I não necessita abandonar o esporte, mas é aconselhavel.

Espero ter ajudado:wink:

André.Mota
08-09-09, 19:17
Boas pessoal,
sou praticante de dirt jump, e, ao fazer uma manobra, senti uma dor na virilha direita, que se faz sentir ao abrir e fechar as pernas, ou ate mesmo a caminhar.:confused:

a manobra chama-se Nofoot (sem pés) e consiste em retirar os pes dos pedais, abrir as pernas e voltar a encaixar os pes, durante um salto:

http://www.pmaa.me.uk/tyregrab-de-nofoot.jpg

gostava que me indicassem o que fazer, visto que nao sou muito entendido nisto

cumprimentos,
André Mota

Rickmiranda
08-09-09, 21:57
Caso parecido com o de cima...
Não posso dizer ao certo, mais pode ser um estiramento muscular, provavelmente dos adutores... o bom nesses casos é sempre repouso imediato e aplicação de gelo... procure fazer exames pra saber exatamento o q eh...
e sempre antes d fazer qualquer exercicios, faça alongamentos... pode prevenir muitas lesoes!

gramendes
09-09-09, 20:20
Olá André

Na manobra do nofoot tal como na do helicopter as lesões ocorrem frequentemente no momento do contacto dos pés com os pedais. Não é tanto devido ao estiramento dos adutores e sim devido ao "impactamento" articular da cabeça do fémur (normalmente em rotação interna) contra o iliaco. Os musculos do pavimento pélvico são os mais "lesados" (são frequentes as dos obturadores) e as disfunções sacro-iliacas acontecem com muita frequência neste tipo de desporto.
Com os sintomas de dôr que apresenta, eu inclinar-me-ia mais para um problema "iliaco" do que para um compromisso dos adutores, contudo, deverá ser observado por médico e também por fisio, de forma a avaliar a "origem" dessa dôr e tratá-lo convenientemente.

Um Abraço