View Full Version : Espaço para fisioterapia
Bom dia, ando a tentar descobrir legislação e informações sobre as condições mínimas que deve ter um espaço dedicado à fisioterapia, assim como àrea, casas de banho, ventilações,...
Quem fiscaliza esses espaços, é preciso uma licença?
É uma montanha de questões, mas se me souber responder a alguma agradeço! :-)
Verónica Abreu
Helder Fonseca
04-11-04, 19:27
Boas... Então a menina Verónica quer abrir concorrência??? :badgrin:
Estou a ver se arranjo o decreto de lei, que regulamenta a abertura de clínicas, em PDF (quando tiver eu coloco aqui). Lá diz que só dão os licenciamentos se a clínica tiver condições de higiene e segurança para isso, mas não dizem quais os requisitos mínimos. :lol:
O melhor mesmo é falares à ARS... Já agora, boa sorte a arranjar um Fisiatra, se quiseres abrir uma clínica. :lol:
Boas!
Há algum tempo andei com essas curiosidades... mando aqui aquilo que consegui descobrir através de uma colega da clínica que controla grande parte desses assuntos lá... (espero ter conseguido anexar o ficheiro...:confused: )
Cumprimentos,
Susana Hydro
Adérito Seixas
06-11-04, 15:44
Obrigado Hydro pelo ficheiro, já dei uma olhadela.
Jose Rocha
06-01-05, 23:11
Bom dia, ando a tentar descobrir legislação e informações sobre as condições mínimas que deve ter um espaço dedicado à fisioterapia, assim como àrea, casas de banho, ventilações,...
Quem fiscaliza esses espaços, é preciso uma licença?
É uma montanha de questões, mas se me souber responder a alguma agradeço! :-)
Verónica Abreu
Pode iniciar a sua consulta no decreto-lei nº500/99 19/11/1999
Jose Luis V Rocha
Gonçalo Trafaria
06-01-05, 23:15
Bem-vindo colega José Luís Rocha, mais uma grande aquisição para o Fórum.
Um abraço desportivo.
Vitor Santos
14-01-05, 01:01
Caros Colegas
Mais uma vez estamos a falar sobre o famigerado 500/99, vou escrever pela última vez sobre o dito cujo.
NÓS NÃO TEMOS NADA A VER COM O REFERIDO CLAUSULADO.
A APF já enviou proposta para a constituição das UPF ( Unidades Privadas de Fisioterapia) nessa proposta estão contidas todas as respostas às questões em apreço no que concerne a :
- Normas de Segurança Higiene e Saúde do trabalho (SHST)
- Regulamento Interno
- Manual de boas práticas
Com estes três documentos norteadores das condições para abrir uma UPF a serem aceites por quem de direito teremos o problema resolvido.
O GIPP ( Grupo de Interesse em Prática Privada) dado ser de UPF que se trata é o fiel depositário desses documentos e só não os divulgou pois embora dessem muito trabalho a elaborar só poderão ser informação institucional quando forem promulgados.
Num fórum, em que colegas trocam opiniões, mesmo que incorrectas algumas, poderemos falar sobre a matéria ou mesmo dar pistas, mas estaremos sempre a fazer futurologia pois que como sabem uma das condições da UE, relativamente ao regime jurídico de enquadramento das normas da SHST , é a transposição para o direito interno, isto é de cada país membro, das directivas CEE.
Portanto não poderemos estar a formatar instalações no pressuposto que tudo estará bem quando houver inspecções. Não quero com isto dizer que não façam nada , é só um alerta.
Eu também não esperei .
AVANCEM.
Disponibilizo-me a ajudar no que poder ou mesmo a mostrar in loco o que penso sobre o assunto.
Vítor Tolda Santos
Jose Rocha
14-01-05, 18:45
Caros Colegas
Mais uma vez estamos a falar sobre o famigerado 500/99, vou escrever pela última vez sobre o dito cujo.
NÓS NÃO TEMOS NADA A VER COM O REFERIDO CLAUSULADO.
A APF já enviou proposta para a constituição das UPF ( Unidades Privadas de Fisioterapia) nessa proposta estão contidas todas as respostas às questões em apreço no que concerne a :
- Normas de Segurança Higiene e Saúde do trabalho (SHST)
- Regulamento Interno
- Manual de boas práticas
Com estes três documentos norteadores das condições para abrir uma UPF a serem aceites por quem de direito teremos o problema resolvido.
O GIPP ( Grupo de Interesse em Prática Privada) dado ser de UPF que se trata é o fiel depositário desses documentos e só não os divulgou pois embora dessem muito trabalho a elaborar só poderão ser informação institucional quando forem promulgados.
Num fórum, em que colegas trocam opiniões, mesmo que incorrectas algumas, poderemos falar sobre a matéria ou mesmo dar pistas, mas estaremos sempre a fazer futurologia pois que como sabem uma das condições da UE, relativamente ao regime jurídico de enquadramento das normas da SHST , é a transposição para o direito interno, isto é de cada país membro, das directivas CEE.
Portanto não poderemos estar a formatar instalações no pressuposto que tudo estará bem quando houver inspecções. Não quero com isto dizer que não façam nada , é só um alerta.
Eu também não esperei .
AVANCEM.
Disponibilizo-me a ajudar no que poder ou mesmo a mostrar in loco o que penso sobre o assunto.
Vítor Tolda Santos
Vitor deu-me a ententer que é uma pessoa que percebe minimamente de Leis.
Aproveito para lhe perguntar se tem conhecimento do Decreto-Lei nº 564/99 de 21 de Dezembro?
[U]Se tiver gostaria de saber se este decreto já foi ou não revogado?
Helder Fonseca
22-01-05, 14:47
Se bem percebi, a APF enviou um projecto para a constituição das UPF. Mas isso foi há quanto tempo??? E vais ser aceite/homologado??
Se isso for aceite, seria finalmente a "legalização" dos gabinetes de fisioterapia??
E caso isso venha a acontecer, está previsto para quando? E vai permitir a essas UPF's fazer contractos com mutualidades?
Desculpem o meu (algum) pessimismo, até porque eu queria acreditar que isto vai mesmo para a frente, mas na actual conjuntura política, acho que eles têm mais em que se preocupar, por isso ainda é capaz de demora qualquer coisa.
De qualquer forma, contem com a minha (nossa) ajuda para levar isto para a frente...
Já se sabem algumas novidades quanto a este assunto???
Cumprimentos,
Diana Nobre
Já se sabem algumas novidades quanto a este assunto???
Cumprimentos,
Diana Nobre
Alguma evolução positiva??:rolleyes:
Cumprimentos,
Diana Nobre
vBulletin v4.1.9, Copyright ©2000-2012, Jelsoft Enterprises Ltd.