PDA

View Full Version : Luxação IFP Dedo

nuno_mota
18-08-09, 00:43
Por volta do dia 10 de Maio sofri uma luxação na interfalangica proximal do 4º dedo da mão direita após o embate duma bola ao praticar desporto.

Fui ao hospital onde me efectuaram a redução da luxação e após exames complementares (raio X e posteriormente ressonância magnética) verificaram que tanto ossos, como ligamentos como tendões não sofreram lesão.

Contudo, o edema resultante do embate foi muito grande (consultei um médico ortopedista) que previu que a recuperação andasse por volta dos 5 meses. A minha preocupação prende-se com o facto de, após 3 meses o edema na face dorsal do dedo se continuar muito grande, fazendo com que o dedo "pareça uma bola".

Actualmente, faço cerca de 2-3 vezes por dia calor, seguido de massagem de drenagem e gelo. De referir que, após a massagem de drenagem o edema reduz significativamente mas numa questão de 1-2 minutos, volta ao tamanho inicial.

Que outra componente posso adicionar ao tratamento? Se este problema não se resolver com a massagem de drenagem qual a possibilidade do edema poder ser removido com a introdução de uma agulha?

Obrigado

silvestre
18-08-09, 21:42
Caro Nuno, a acupuntura trata muito bem esses casos, você tem realizado cinesioterapia ?

nuno_mota
18-08-09, 22:52
Tenho, no sentido de não perder as amplitudes articulares, principalmente na extensão. De resto, não sinto grandes limitações a nível de amplitudes articulares.

Pode-me esclarecer mais ou enviar algum link onde possa perceber em que ponto é que a acumpultura me poderá ser útil?

Obrigado