Saudações a todos. Estou com um problema, fiz uma cirurgia de reconstrução do ligamento cruzado anterior e raspagem no minisco. Ao começar a fisioterapia o medico não limitou os movimentos no joelho, quando o fisioterapeuta começou o tratamento em um dos exercícios ele forçou minha perna tentando dobra-la, foi quando eu senti uma dor no joelho. Minha duvida é: ate quantos graus meu joelho pode ser dobrado? Qual o procedimento correto a ser seguido?
Obrigado, e pede respostas.
Specialized
10-08-09, 12:13
Olá. Por norma, o joelho operado deverá dobrar até ao limite do joelho bom, ou seja, no final de todo o tratamento, deverás de dobrar o joelho direito e esquerdo no mesmo ângulo/graus. Agora, durante a fisioterapia, o ideal é dobrar o joelho progressivamente - 1.º com uma máquina chamada ortomotor (que dobra o joelho em ângulos limitados de acordo com a dor que sintas, num máximo de 110 graus) - e depois com exercícios de mobilização (de barriga para baixo, com o fisioterapeuta a tentar alcançar progressivamente a nádega com o calcanhar da perna operada). Isto é o normal!!! O ortopedista não limitou o movimento do joelho porque o objectivo da reconstrução do LCA é precisamente essa, de evitar que o usemos algum tipo de acessórios para imitar a função do LCA... o que é ajudado com massa muscular dos isquiotibiais e quadricípes. Quanto à "dobragem", chama-se mobilização, e é essencial para que não se criem aderências ou resistências internas no joelho, para a articulação se habituar a trabalhar normalmente... ao nível de graus, no início, devido aos agrafos, deves conseguir entre 70 a 90 graus, sem dor, e a partir daí, ir até ao máximo da máquina, passando depois para a bicicleta e exercícios com bola e mobilização. Espero ter ajudado, mas pergunta ao fisioterapeuta e, se doer, diz-lhe para ir com calma. Contudo, ele tem de forçar sempre um pouco mais para no dia seguinte ser mais fácil e assim em diante.... :) boa recuperação.
vBulletin v4.1.9, Copyright ©2000-2012, Jelsoft Enterprises Ltd.