PDA

View Full Version : Notícia do Público: Instrutores dos Ginásios terão que ser licenciados

coelholewis
05-08-09, 17:18
Instrutores e monitores dos ginásios vão ter que ser licenciados em Desporto http://ultimahora.publico.clix.pt/includes/img/vazio.gif (http://10.38.1.194/admin/editaNoticiaHTM.asp?idNot=1394851&id=58)
05.08.2009 - 16h51 Lusa
Os instrutores e monitores dos ginásios vão passar a ser obrigados a ter uma licenciatura na área do desporto, segundo um diploma aprovado hoje em Conselho de Ministros.

Quando a actividade corresponda a modalidades desportivas típicas, a formação exigida é a de treinador; nos restantes casos a habilitação mínima necessária é idêntica à que se exige para o director técnico -- licenciatura em ciências do Desporto, refere o comunicado do conselho de ministros.

O diploma prevê, no entanto, a integração no sistema dos actuais profissionais dos ginásios que não tenham licenciatura, dando um prazo de 90 dias para requererem "o reconhecimento das suas competências" junto do Instituto de Desporto de Portugal.

Por outro lado, "os profissionais que venham a ser titulares de qualificação na área do desporto no âmbito do sistema nacional de qualificações podem igualmente, no prazo de dois anos, contados da data de publicação do diploma, requerer junto do IDP o reconhecimento das competências adquiridas".

Em conferência de imprensa no final do conselho de ministros, o secretário de Estado da Juventude e Desporto, Laurentino Dias, afirmou que o objectivo é integrar no sistema todos aqueles que queiram exercer uma actividade profissional nos ginásios e instalações equiparadas e que estejam a receber para isso formação profissional. Depois do período de transição, "o princípio é de que só podem estar nessas actividades quem tenha formação própria de treinadores ou de licenciados em Ciências do Desporto", acrescentou.
______
Ora aqui está uma excelente notícia para os pobres utentes dos ginásios!!!

Saramartins
06-08-09, 17:10
Ainda bem:smile:. Eu conheço ginásios e já vi alguns anúncios a recrutar personal trainers que tanto aceitam licenciados em motricidade humana, ciências do desporto ou lic em fisioterapia para esse cargo. Eu própria já fui a duas entrevistas dessas e até ofereciam um salário razoável de 1000 euros c recibo por mês. E atenção, alguns até nos oferecem um mês de formação gratuita para estarmos aptos a desempenhar essas funções porque sinceramente, eu tirei uma licenciatura em fisioterapia e não me sinto minimamante preparada para dar uma aula de 30 min de localizada ou classes de HIDROGINÁSTICA ou aulas de aeróbica. Sim, porque nos ginásios eles confundem um pouco hidroterapia com hidroginástica. Alguns dos requisitos exigidos são: as mulheres não podem ter filhos pelo menos nos primeiros anos que trabalham para eles. Essa é uma pergunta fulcral e foi logo das primeiras que me colocaram visto que estou casada há um ano. Também não podemos engordar mais do que aparentamos na entrevista. A nossa forma e a imagem são meio caminho andado para conseguir esse tipo de emprego. Sei que muitos fisioterapeutas podem não concordar comigo mas visto a precariedade de emprego para fisios em Portugal, até não é mau de todo conseguir estes tipos de ofertas. A remuneração não é má de todo e, como já disse, oferecem formação gratuita constantemente para adaptar os conhecimentos dos fisioterapeutas de modo a poder exercer a função de personal trainers. Já fui a 2 entrevistas deste tipo. Se me perguntarem porque não aceitei, digo sinceramente, que apesar de ser fisioterapeuta sou bastante sedentária e não me sinto à vontade para trabalhar neste campo. Conheço 2 fisioterapeutas a trabalhar nestas condições e até já implementaram aulas de preparação para o parto e pós-parto nesse local porque reuniram um grupinho de gávidas e recem-mamãs que iam para o ginásio para manter a forma:biggrin:!!! Se quem está a ler o meu post é fisioterapeuta e gosta de desporto e sente-se à vontade para trabalhar neste campo muita força porque até tenho lido bastantes ofertas de emprego deste tipo que podem ajudar muita gente. Coragem colegas!!! P.S.: O local onde fui às entrevistas não discrimina os fisioterapeutas dos licenciados em ciências do desporto e educação física, assim como não dá preferência e nenhum desses cursos.