View Full Version : Altura de agir?
nunoalexsantos
16-07-09, 13:24
Este desabafo é endereçado a todos os colegas da Fisioterapia que não se encontram contentes com o caminho que se está a seguir.De facto muitos são os que aqui escrevem descontentes com a situação (eu incluído) mas ficamos todos por aqui. Acredito também que é muito dificíl revoltarmo-nos contra médicos e técnicos que muitas vezes são nossos patrões ou amigos e no caso dos primeiros depende deles o nosso futuro profissional. contudo acho que alguma coisa mais se pode fazer. não adianta criticar a APF (sinceramente não sei se em feito um bom ou mau trabalho em defesa dos nossos interesses)o que é certo é que a situação tem vindo a piorar. Acho que está na altura de abanar algumas gaiolas. Acredito que as pessoas que escrevem ao Fisiozone têm cada um capacidades que se devem juntar. Acho que seria bom combinar num local e dia de consenso juntar o maior número de Fisioterapeutas para podermos dar voz a nossa revolta. deixo a minha sugestão e acredito que alguém mais capaz do que eu conseguirá reunir um bom número de colegas para nos encontrarmos todos.
UM cumprimento muito especial a todos os Fisioterapeutas que lutam pela Fisioterapia.
sílvia félix
16-07-09, 21:07
eu alinho!!
Eu tambem alinho.
cristina silva
fisiozende
21-07-09, 14:22
Eu também. Podem contar comigo.
sandra almeida
21-07-09, 22:36
concordo colegas....
temos que fazer como os enfermeiros e ir à luta, que venham as greves e tudo o que for preciso para andarmos com a nossa profissão para a frente.
tenho visto cada anuncio de trabalho, ou melhor de exploração... pedem experiencia minima de 2 anos uma imensidão de requesitos e no fim querem dar um salario de 700 euros... se tivesse que devolver aos meus pais tudo o que gastaram pa eu ser fisioterapeuta hoje bem que andava no minimo dez anos pa pagar as prestações...
tenho conhecimento de causa de colegas a ganhar 3 euros à hora (n estou a criticar, devem ter os seus motivos, a vida n ta facil pa ninguem), e conheço senhoras da limpeza (profissão que respeito como todas as outras) a ganhar a 5 e a 6 euros.
colegas vamos juntar-nos... vamos fazer circular a mensagem por fisios e estudantes de fisio.
Só nos podemos pelo menos tentar mudar aguma coisa...
concordo colegas....
temos que fazer como os enfermeiros e ir à luta, que venham as greves e tudo o que for preciso para andarmos com a nossa profissão para a frente.
tenho visto cada anuncio de trabalho, ou melhor de exploração... pedem experiencia minima de 2 anos uma imensidão de requesitos e no fim querem dar um salario de 700 euros... se tivesse que devolver aos meus pais tudo o que gastaram pa eu ser fisioterapeuta hoje bem que andava no minimo dez anos pa pagar as prestações...
tenho conhecimento de causa de colegas a ganhar 3 euros à hora (n estou a criticar, devem ter os seus motivos, a vida n ta facil pa ninguem), e conheço senhoras da limpeza (profissão que respeito como todas as outras) a ganhar a 5 e a 6 euros.
colegas vamos juntar-nos... vamos fazer circular a mensagem por fisios e estudantes de fisio.
Só nos podemos pelo menos tentar mudar aguma coisa...
Pois... isso é tudo muito bonito...
Mas...
Em primeiro lugar quem pode fazer greve não a faz para que os colegas tenham mais e melhor emprego. Quem pode fazer greve, faz greve simplesmente porque ou quer mais dinheiro, ou quer menos trabalho, ou quer ambas as coisas.
Em segundo lugar, sindicatos, ordens e demais coisinhas dessas estão lá para defender quem pode fazer greve e não para defender quem não tem sequer trabalho ou trabalho indigno.
Se não acreditam vão ver as propostas e reivindicações do sindicato das tecnologias da saúde, da ordem dos enfermeiros e similares para ver o que está no topo das prioridades...
Será o desemprego nas classes?
Será a usurpação de funções?
Será melhoria do acesso a cuidados de saúde para as pessoas?
Não! Simplesmente reclamam mais dinheiro para quem tem emprego mais do que assegurado.
Acordem para a vida. Isto só vai lá à bomba! Peguem numa arma e descarreguem o carregador no cidadão mais próximo.
Porque todos temos culpa, mas nenhum de nós tem a solução, porque simplesmente somos enquanto classe, sociedade e seres humanos idiotas que apenas tem no horizonte o interesse pessoal.
E quem defende a união da classe reflicta se o problema não reside bem lá mais no fundo. Se fôssemos todos pessoas integras, leais, justas e solidárias e utilizássemos esses valores no dia a dia, provavelmente as coisas resolver-se-iam por si próprias. Mas não somos. O nosso maior inimigo está no espelho todos os dias quando acordamos.
Os mesmos que se revoltam por serem pagos a 3€ à hora sentem-se muito bem por usar ténis fabricados na china por operários que ganham 3€ semana.
Aqui como lá o motivo é o mesmo: existe sempre um consumidor amorfo que apenas olha para o preço, nem que o produto que compra esteja manchado de sangue e suor. E um produtor que usa isso em seu proveito chamando-lhe "lei do mercado".
E no mercado, caros amigos, vale tanto ou menos um fisioterapeuta do que umas sapatilhas da nike (Trade Mark).
Não gostam?
Então têm azar porque nada disto vai mudar.
sandra almeida
22-07-09, 13:37
Não gostam?
Então têm azar porque nada disto vai mudar.[/quote]
É sem duvida pelo conformismo e por este espirito derrotista que vamos andar pa frente sem duvida...
Vives em Portugal e és fisioterapeuta talvez seja melhor procurar alterar alguma coisa no teu pais e depois na tua profissão, talvez se todos o fizermos um dia poderemos vir a altera muita coisa...
Agora não fazer nada ficar de braços cruzados... NUNCA
Tiagofloyd
22-07-09, 13:54
e ainda bem que é deles (médicos) que depende o teu futuro se não tavamos bem lixados!!!!:biggrin:
Estou muito longe de Portugal, mas só tem uma saída para nós fisioterapeutas e esta saída é estudar e estudar muito para termos a nossa profissão sobre nosso controle, pelo que vejo aqui no Brasil a situação é um pouco melhor em termos de autonomia profissional, tirem me uma dúvida: o fisioterapeuta em portugal pode ter sua própria clínica e consultório ou tem que ter um médico responsável ??
Olá, bem... acredito que sim temos que fazer alguma coisa e quando digo alguma coisa não quer dizer apenas olhar para o nosso umbigo.
Todos nós queremos melhores condições de trabalho, todos queremos ser mais reconhecidos e isto de certeza que não passa falando mal do enfermeiro de reabilitação, do médico fisiatra, da apf etc (ninguem esta neste tópico a falar mal, eu sei, estou só a comentar no geral, porque todos os dias recebo comentários de que este ou aquele fez isto ou aquilo, até eu os faço!).
Por isso acho que o principal é dar a conhecer o que fazemos, provar como o nosso trabalho dá frutos e tem resultados muito bons. Se eu provar a um médico, enfermeiro, utente, etc... que consigo tratar isto e ter bons resultados já estamos a abrir um caminho para estabelecer a nossa hierarquia, a nossa diferença, o nosso lugar e assim seremos mais reconhecidos.
Não custa nada num caso ou outro reunir um pouco de bibliografia, de resultados de estudos e mostrar que esses são os nossos resultados, que podemos alterar a situação, pk não vale a pena ser so de palavra!
Antes de qualquer greve, de qualquer reunião acho que é mais importante fazer-mos uma reflexão e colocar prioridades, dar valor ao que faze-mos e não aceitar propostas que sejam perjurativas para a nossa profissão, claro que sempre alguém vai aceitá-las, e aí no mínimo devemos procurar alterar a situação e encaminhar para melhores condições, mas não conformar-se!
Todos nós (eu incluída, k tb peco) somos um grão de areia, se todos agir-mos para um bem comum os resultados serão ainda maiores.
o fisioterapeuta em portugal pode ter sua própria clínica e consultório ou tem que ter um médico responsável ??
Não obtive respostas,
O Fisioterapeuta em Portugal pode abrir uma clínica ou consultório sem que seja necessário um médico ???
Então para que dia fica a manifestação? quem pega nisto? digam um dia e todos nós aparecemos la! não se esqueçam de colocar uma cancela com um segurança, para fazer uma filtragem de Fisioterapeutas e Auxiliares, gostam tanto da nossa profissão que ainda lá aparecem a pensar que também podem e que a manifestação também é para eles!!lo0ol
Em primeiro lugar vou responder ao colega do Brasil.
Pode, em Portugal até um auxiliar pode abrir uma clinica e dizer que é fisioterapeuta que ninguem lhe vai dizer nada e mais até pode por na entrada, como estou farto de ver " Fisioterapia e cinesioterapia desportiva".
EM seguida pode fazer uma data de asneiras que o pobre do cliente ou utente ou o que lhe quiserem chamar, não sabe nem quer saber por quem esteve a ser tratado.
Em segundo lugar vou responder aos colegas portuueses. Meus amigos a fisioterapia já está assim há mts anos acho, que quando uma pessoa concorre a um curso superior deve saber como andam as ostes, pelos vistos só se importam em vir a ganhar mt dinheirinho e curar toda a gente mas não é assim a realidade é bem diferente.
Não vale a pena andar com manifestações, acreditem que nada vai mudar.
dani_bonança
27-08-09, 08:33
Para abrir uma clínica ou centro de fisioterapia de forma legal tem de ter sempre um médico responsável, mas penso que para ter apenas um gabinete(penso que é o que vocês chamam de consultório) não é preciso. Relativamente a nossa luta, na minha opinião a manifestação provavelmente não irá dar em nada, porque para conseguirmos alterar alguma coisa temos que começar pelos nossos pacientes! São eles os primeiros que têm de saber que somos indispensáveis, e aquilo que eu vejo na minha prática clínica é que uma grande parte destes não sabe o que fazemos, nem a nossa formação, nem a diferença entre fisioterapeutas e técnicos! Relativamente aos médicos também não é assim tão dificil ganhar a confiança deles, basta ter diálogo com fundamento científico, um bom trabalho e assim conseguiremos bons resultados, ou vocês acham que um ortopedista consegue excelentes resultados sem uma boa reabilitação?! Ainda há muita coisa para fazer na fisioterapia e por vezes temos de ser nós mesmos a criar as oportunidades, para quem não tem trabalho e eu sei que isto está bastante complicado, porque não apostar nos projectos comunitários?! Existem fundos para isso e ainda por cima este ano até estamos em eleições!! Mas gostaria de deixar uma proposta no ar: Porque não realizar um projecto para sensibilização da população relativamente a fisioterapia? A nível nacional é claro! Aposto que qualquer faculdade gostaria de estar ligada a um projecto destes!! Não me importaria de estar num projecto assim, apesar do pouco tempo disponível. Gostaria de ouvir as vossas opiniões. Saudações terapêuticas!
Ft Daniela Bonança
Diferença entre fisioterapeutas e técnicos.
NÓS SOMOS TÉCNICOS
Aqui no Brasil conseguimos, com muita luta, reduzir os auxiliares de fisioterapia a um mínimo e hoje nos serviços públicos e privados de qualidade não existem mais auxiliares, estão substituindo por estudantes em conclusão da faculdade e este é outro problema que estamos enfrentando, quando o estudante se forma, são trocados por outros que estão concluindo e os formados vão ficando sem emprego, a diferença é que aqui não precisamos de médico para ter uma clinica ou gabinete (consultório por aqui), penso que os colegas portugueses tem que acabar com auxiliares no mercado de vocês...
isso é perseguição...qualquer um compara a sua profissão às empregadas de limpeza! Todos parecem ter inveja do que ganham mas quase todos tem uma em casa e se lhes pagam esse valor é porque acham justo para lhes limpar a porcaria que fazem.
Uma empregada de limpeza tem de ganhar mais que um fisioterapeuta pq:
1. ha menos oferta de empregadas de limpeza;
2. aceitam trabalho que mais ninguem quer.
Porque não optou para empregado domestico em vez da fisioterapia??? Porque é mais facil andar 4 anos a estudar e nas noites que a limpar a porcaria dos outros várias vezes/semana correcto? Se tem mãe, de certo que muitas vezes a ouve queixar-se da exaustao do trabalho de uma casa, agora imagine esse trabalho 5 dias /semana, 8h/dia!!! Há que ter respeito, até porque um dia decerto que irá ter uma.
è por essas atitudes de superioridade que muitas clinicas estão a substituir fisioterapeutas por auxiliares, porque os primeiros (há excepções) não querem trabalhar mais que 5 ou 6h/dia mas exigem ganhar 1000€ ou mais. Hoje em dia nem um engenheiro ganha isso!!:wink:
A enf.Anicas mostra um profundo desconhecimento da nossa realidade enquanto fisioterapeutas... Quanto à comparação realizada não tem nada a ver uma com a outra em vários aspectos! Além do mais, todas as profissões são dignas desde que haja respeito uns pelos outros...
Claudia Fafe
20-11-09, 23:01
Blá Blá Blá... Whiskas Saquetas!:rolleyes:
vBulletin v4.1.9, Copyright ©2000-2012, Jelsoft Enterprises Ltd.