PDA

View Full Version : Efeito Placebo

Joana pais
27-10-04, 18:20
Hoje numa aula, foi-nos exposto o seguinte caso:
"um paciente reagiu muito positivamente num tratamento (p.ex.ultrasom). A sua recuperação dramática é uma resposta subjectiva do paciente. Na observação objectiva do fst (na avaliação do paceiente) e nos seus conhecimentos do processo de recuperação não há nada que possa explicar esta rápida recuperação. O efeito positivo parece ser principalmente por efeitos psicológicos, embora o paciente o sinta somaticamente.
Será que o fst deve guardar a sua observação para si mesmo e enfatizar assim o efeito placebo? Ou ele deve falar ao paciente sobre as suas observações e combater assim o efeito placebo?"

Houve uma enorme discussão na aula (que eu iniciei:smile: ), pois todos achavam que o doente tinha o direito de saber o que se passava. No entanto e sob o meu ponto de vista o efeito placebo não é errado, é um meio para atingir o objectivo do fst - tratar, reabilitar, tirar dor, tornar apto, etc. Deste modo, ao contar ao paciente poderá perder toda a recuperação até agora conseguida e até pode mesmo nunca mais conseguir recuperar, pois o efeito placebo também tem efeito negativo.

Como sou um pouco leiga ainda nestas coisas, importam-se de me dizer se tenho razão ou não???

Helder Fonseca
28-10-04, 18:57
O efeito placebo presta, de facto uma grande importância na nossa profissão. O mais importante é nunca nos esquecermos que deveriamos trabalhar sob o método da prática baseada na evidência. Aquilo que nós utilizamos deveria ser fundamentado e aplicado segundo um determinado efeito que desejamos para esse paciente, e deverá estar devidamente fundamentado.

Na minha (limitada) experiência, aqueles doentes que estão mais motivados, por exemplo, têm geralmente melhorias mais acentuadas do que aqueles que estão sempre a dizer "que não vou ficar bom, pois não?":confused:

Hoje em dia quando se fazem trabalhos científicos na nossa área (penso não estar enganado), tem havido uma crescente preferência por escalas de satisfação do doente e de qualidade de vida.

Mais uma vez... os tratamentos utilizados deverão ter um efeito comprovado, mas se a isso for associado algum efeito placebo.... tanto melhor :smile: .

Adérito Seixas
29-10-04, 02:14
Se o paciente se sente bem assim porquê estragar-lhe a festa? Não estamos a fazer mal nenhum por isso... e se houve realmente melhoras (foi o que eu entendi do teu post Joana) é continuar com o tratamento.
Muitas vezes achamos que determinado procedimento é que vai fazer bem ao paciente mas ele pode ter outra opinião e ele é que deve decidir, se a recuperação foi assim tão boa melhor.

Joana pais
29-10-04, 20:30
Obrigada pela explicação..No entanto penso que são poucas as pessoas que pensam dessa forma..ou pelo menos os alunos não pensam assim..ainda ontem no meio daquele bocadinho social que todos temos a noite :cool: , houve uma mega discussão, gerada mais uma vez por mim, em que todos diziam que o doente tem o direito e é o dever do fst contar ao doente o que esta aacontecer...Sem dúvida..mas pôr em risco todo o trabalho realizado até agora? Acho que não vale a pena..

Helder Fonseca
29-10-04, 20:50
Pensam assim porque ainda não têm prática clínica, e buscam explicações para tudo. É normalíssimo.

Gonçalo Trafaria
03-11-04, 21:01
O efeito placebo presta, de facto uma grande importância na nossa profissão. O mais importante é nunca nos esquecermos que deveriamos trabalhar sob o método da prática baseada na evidência. Aquilo que nós utilizamos deveria ser fundamentado e aplicado segundo um determinado efeito que desejamos para esse paciente, e deverá estar devidamente fundamentado.

Na minha (limitada) experiência, aqueles doentes que estão mais motivados, por exemplo, têm geralmente melhorias mais acentuadas do que aqueles que estão sempre a dizer "que não vou ficar bom, pois não?":confused:

Hoje em dia quando se fazem trabalhos científicos na nossa área (penso não estar enganado), tem havido uma crescente preferência por escalas de satisfação do doente e de qualidade de vida.

Mais uma vez... os tratamentos utilizados deverão ter um efeito comprovado, mas se a isso for associado algum efeito placebo.... tanto melhor :smile: .
Subscrevo na totalidade.

:cool:

J-MEP
29-04-09, 15:43
Boa Tarde,
eu estou a fazer um trabalho sobre o efeito placebo e gostava de também relacionar esse efeito na fisioterapia.
Se alguém tivesse algum artigo ou alguma informação sobre esta matéria que pudesse facultar, agradecia.
Ainda nao consegui arranjar nada em concreto