View Full Version : Eléctrodos em Musculação
Boas,
Quais é que são as vantagens/desvantagens em se usar os eléctrodos para fazer musculação? É possível, não é?
http://www.eng.utah.edu/~jnguyen/ecg/electrodes.jpg
Cumprimentos,
Fysio :cool:
Helder Fonseca
26-10-04, 19:19
Segundo o que tenho lido, a electroestimulação não faz "Musculação". É um meio eficiente de ter aumentos em termos de tonificação muscular e aumentos de força isométrica, mas não deveria substituir o exercício físico. Poderá ser no entanto utilizado como forma complementar ao treino físico, ou em pessoas que não tenham disponibilidade para fazer exercício.
Pelo menos é o que tenho lido em revistas desportivas (que se baseam em dados científicos). Referências bibliográficas não tenho, mas não me parece lógico, baseado no conceito de especificidade do treino, que electroestimulação vá proporcionar ganhos significativos em força dinâmica, já que não tens movimento.
Em termos terapêuticos, contudo, a electroestimulação é benéfica, já que permite um trabalho muscular precoce, permite trabalhar um grupo muscular em específico, e permite trabalhar em situações onde o movimento está limitado/desaconselhado. Agora, se quiseres mesmo ficar como o bacano da foto.... Toca a trabalhar.:lol:
Segundo o que tenho lido, a electroestimulação não faz "Musculação". É um meio eficiente de ter aumentos em termos de tonificação muscular e aumentos de força isométrica, mas não deveria substituir o exercício físico. Poderá ser no entanto utilizado como forma complementar ao treino físico, ou em pessoas que não tenham disponibilidade para fazer exercício.
Pelo menos é o que tenho lido em revistas desportivas (que se baseam em dados científicos). Referências bibliográficas não tenho, mas não me parece lógico, baseado no conceito de especificidade do treino, que electroestimulação vá proporcionar ganhos significativos em força dinâmica, já que não tens movimento.
Em termos terapêuticos, contudo, a electroestimulação é benéfica, já que permite um trabalho muscular precoce, permite trabalhar um grupo muscular em específico, e permite trabalhar em situações onde o movimento está limitado/desaconselhado. Agora, se quiseres mesmo ficar como o bacano da foto.... Toca a trabalhar.:lol:
Obrigado Viciouzzz, também tinha essa ideia. Um colega meu é que me disse que a electroestimulação podia substituir a musculação, segundo ele - que comprou uma daquelas máquinas que dá na TV Shop para os abdominais - aquela máquina fazia o mesmo efeito que estar uma semana inteira a fazer abdominais no ginásio.. :confused:
Viciouzzz, já que falas em ficar como o rapaz da foto, eu queria saber se por acaso conheces um ginásio fixe para eu praticar kickboxing e jiu jitsu ou muay thai e jiu jitsu? Sei que há um em Matosinhos chamado Fusion Dance Fitness (acho que é assim) mas se houvesse um mesmo no Porto ou arredores era o ideal.. :wink:
Fico a aguardar :cool:
Adérito Seixas
26-10-04, 22:36
A electrestimulação tonifica, aumenta a força mas é um "exercício" pouco funcional. Por isso não pode substituír o exercício físico. Mas como o viciouzz disse, em termos terapêuticos é do melhor ;)
A tal máquina que o teu colega comprou tem o seu efeito, quase de certeza, mas não é o efeito espectacular que eles tanto apregoam.
alexinthehouse
31-10-04, 10:08
Alias o melhor mesmo é realizar a musculação combinando o exercicio fisico e a electroestimulação... os resultados são visiveis mais rapidamente.
Abraço
Helder Fonseca
31-10-04, 12:10
Alias o melhor mesmo é realizar a musculação combinando o exercicio fisico e a electroestimulação... os resultados são visiveis mais rapidamente.
Abraço
A ideia destes aparelhos, começou por ser essa inicialmente, para potenciar os efeitos do exercício e tonificação muscular. O pessoal é que viu aqui uma oportunidade para fazer publicidade (enganosa, talvez).
Gonçalo Trafaria
03-11-04, 20:14
Este tipo de equipamento pode ser bastante proveitoso, trazendo resultados bastante bons para a nossa pratica terapêutica.
Quem trabalha com o desporto sabe o enorme potencial deste equipamento. Reportando o meu comentário ao uso do aparelho de electroestimulação muscular compex (publicidade forçada), evitamos andar carregados com muito equipamento para o tratamento, no meu caso, recuperação do atleta pós-lesão, ou mesmo numa população normal.
Entre as muitas funções deste equipamento, podemos fazer trabalho de resistência aeróbia, de resistência normal, força explosiva, trabalho muscular excêntrico, concêntrico, pliometria, hipertrofia, alongamento, recuperação muscular activa; iniciação muscular, tonificação muscular, capilarização; drenagem linfática, prevenção de cãibras; programas de massagem relaxante, revitalizante e tonificante; temos também a hipótese de fazer TENS; tratar cervi/dors/lombalgias; artralgias, contracturas… etc
Como vêem o potencial de uso deste equipamento (Compex Mi Sport 500) é grande.
Dá-me um jeitão.
P.S.: Depois há aparelhos e aparelhos... não me acredito naqueles das TV shops, as caracteristicas técnicas dos mesmos falam por si :biggrin: puro negócio.
Adérito Seixas
06-11-04, 16:00
Eu também já trabalhei com o Compex e também adorei o aparelho, tinha 3 na clínica onde trabalhei, e estavam (quase) sempre em funcionamento.
Compex Mi Sport 500 - 900€
Loja: http://www.xxcycle.com/cgi-bin/shop.pl?SCREEN=detail&REF=2662
http://www.barlou.com/electrosimulation-compex/img/mi-Sport500.jpg
Quer dizer então que um culturista pode usar este aparelho como um bom complemento ao seu treino?
Vale a pena comprar isto?
Gonçalo Trafaria
07-11-04, 21:11
Tenho esse aparelho e quem trabalha principalmente com desporto e faz uso para os fins de tratamento que disse anteriormente, é uma mais valia, nesse sentido concordo com a aquisição.
A Sorisa é o seu representante.
meninos, já ouvi uma historinha que, a nova "onda" americana, é a musculação utilizando eletroestimulação, não sei se é a corrente russa ou a farádica, mas há um aparelho que não é o mostrado nos "meninos sarados" da TV...
mas já há trabalhos em Fitness dizendo que o tempo de ganho de força e potência é acentuado.
bjs...
(sou meio "naba" na eletro, mas ouvi comentários a respeito do assunto na academia)
meninos, já ouvi uma historinha que, a nova "onda" americana, é a musculação utilizando eletroestimulaçãoObrigado Carlinha pela informação :wink:
Não consegues saber mais acerca dessa "onda"? È interessante... :cool:
Cumps,
Fysio
posso perguntar por aí...
mas, já achei alguma coisa: "...Eficiência
Uma técnica utilizada para fortalecer a musculatura do corpo é a eletroestimulação. O fisioterapeuta Alex Evangelista, que trata os jogadores do Vasco da Gama, é estudioso do método e afirma que é uma maneira eficiente de trabalhar e desenhar os músculos. Para quem é sedentário e vai começar uma atividade física, a eletroestimulação ajuda a tonificar a musculatura, mesmo em regiões em que é difícil o exercício gerar o resultado desejado."
não sei se ajuda, mas.. tá algo por aí !
beijokas...
Gonçalo Trafaria
08-12-04, 22:55
Isso faço eu com o dito aparelho :redface:
Isso faço eu com o dito aparelho :redface:
Gonçalo, esse Fisioterapeuta brasileiro, trabalha com uma professora de educação física, na recuperação de atletas, e acho que usa a corrente russa no ganho de potência muscular.
Mas acho que não são só os dois, pois ela trouxe a técnica dos States.
Pra quem trabalha com atletas, é batata !!
Gonçalo Trafaria
07-01-05, 23:01
Pois... é o meu caso, batata ou alho mesmo.
Gostei da expressão.
Adérito Seixas
08-01-05, 18:03
Há muitos fisios a trabalhar assim, já quando eu aprendi electroterapia aprendi que era possivel esse tipo de trabalho.
Jose Rocha
27-01-05, 17:42
Estive dando uma olhadela pelo tema electrodos em musculação e posso afirmar que qualquer aparelho que provoque uma contracção muscular é optimo, para prevenir a fraqueza muscular em situações que o movimento articular, é contra indicado ( por exp. tendinite aquiliana aguda ).
Será que concordam?
Caro José Rocha,
Felizmente que alguns médicos já começam a deixar-nos utilizar algumas técnicas electroterapêuticas na recuperação pós-cirúrgica. Principalmente no desporto de alta competição. São exemplos disso mesmo as fracturas engessadas (agora fazem uma "janela" no gesso e nos deixam colocar electrodos nessas mesmas janelas para fazer electroestimulação), rupturas completas do tendão de Aquiles, etc...
O que referiu como indicado (tendinite aquiliana aguda), se calhar já discordo. Parcialmente...
Muitos desses casos de tendinite são provocados pelo sobre-uso de uma estrutura que leva a um "inbalance" muscular agonista-antagonista. Eu utilizo, principalmente para as tendinites da origem dos adutores e para as tendinites do rotuleno, electroestimulação dos musculos antagonistas do movimento. E com bons resultados...
Um abraço,
Marco Fonseca
Adérito Seixas
20-03-05, 19:15
O facto de podermos fazer electroestimulação pelas janelinhas é muito bom, evita problemas no futuro e de certa forma acaba por nos poupar algum trabalho e muitas chatices para o paciente, é só vantagens.
O que o José Rocha disse, ou pelo menos eu entendi assim, era utilizar electroestimulação durante o período de "imobilização" na tendinite aguda para evitar algumas complicações que possam surgir.
Jose Rocha
20-03-05, 19:52
É correcto Adérito.Ultimamente têm-me surgido casos de Tendinites Aquilianas de atletas de fundo, alem de outras intervenções técnicas, tenho utilizado a eletroestimulação, pois imaginem um atleta que diáriamente faz cerca de 30 Km dia, completamente em repouso, se não se estimular a massa muscular ( sem dor )a atrofia era um dado aquirido.
Adérito Seixas
20-03-05, 19:55
Exactamente... Já tratei um atleta assim, que felizmente fazia electroestimulação, mesmo assim atrofiou um pouco, mas nada de grave. Se não fizesse nada poderia ser bem pior.
Mike Simões
20-03-05, 22:27
Eu pessoalmente não concordo muito com a eletroestimulação para a musculação...se bem que em termos terapeuticos e quando utilizado devidamente e sobretudo por que sabe tem efeitos muito bons, como já referiram...porém, e de facto eles não substituem o exercicio fisico, o que acontece é que no mundo actual a estética e corpo tem ganho muita importancia e torna-se importante para as pessoas terem uns belos abdominais, musculos bem diferenciados e afins, o que as leva muitas das vezes a comprar esses tais aparelhos da TvShop.
Penso que estes aparelhos são do piorio porque provocam contracções sucessivas dos grupos musculares sem tempo de repouso o que leva a contracções tetanizantes e muitas das vezes geram desiquilibrios significativos desses mesmos músculos e em vez de se ganhar força, ganha-se é uma série de complicações...claro isto só acontece se o aparelho for utilizado indevidamente, como já vi fazer...por isso sempre mais vale umas idas ao ginásio para quem deseja ganhar força e músculo e, assim também, alivias as tensões do quotidiano e o stress psicológico...Sem dúvida mais vantagens do que a eletro estimulação para a musculação, na minha opinião.
Vitor e Adérito,
E o atleta para por causa de uma tendinite do Aquiles???
E mesmo que alivie a carga... será essa alteração suficiente para perdas significativas de massa muscular. Entenda-se como alívio da carga, 1/3 ou então 1/2 dos referidos 30 km.
Um abraço,
Marco Fonseca
Adérito Seixas
21-03-05, 13:36
Podes acreditar que pára, para seu próprio bem pára... o caso que eu tratei parou, estava mesmo incapacitado, acredita... e mesmo com electroestimulção atrofiou um pouco Marco.
Eu acredito... Mas... Deixa lá! Não concordo com a paragem desportiva nesse caso.
Quanto à electroestimulação, como é que, na eventualidade, elaborarias o tratamento.
Isométrico, dinâmico concêntrico ou dinâmico excêntrico?
Um abraço,
Marco Fonseca
ftnunosilva
25-03-05, 02:25
Os três, não é? Mas é preciso não esquecer o excentrico...
Eu utilizaria preferêncialmente o excêntrico ou o isométrico.
Marco
Gonçalo Trafaria
26-03-05, 14:47
Me too
Provavelmente (tb desconheço o caso!) não aconselharia o repouso absoluto!
Marco
ftnunosilva
27-03-05, 01:04
Faz-lhe uma ligadura funcional...
Possivelmente... Não era o tratamento de eleição mas... também não o deixaria chegar a um ponto onde já não pudesse correr.
Adérito Seixas
27-03-05, 15:06
Ora lá está... e se o atleta já chegar nesse ponto?
Tá mal...
Não devia... E mesmo assim, não o aconselharia a repouso TOTAL.
Marco
Adérito Seixas
27-03-05, 18:35
TOTAL :lol: não... ele andava :wink:
Pois está mal mas o que queres? O próprio atleta decidiu que não era bom para ele correr, ele até se andava um pouco mais de tempo (no início do tatamento) já sentia dor. Foi complicado mas acabou por se resolver.
Bem... mas continuando o assunto...
Que tipo de corrente é que utilizarias. Qual a frequência e o modo de aplicação. Qual o tempo de estimulação e qual o tempo de repouso?
Desconhecendo o caso, mas tentando ajudar, talvez...
Correntes de Kotz (2500Hz) - 50 Hz
Aplicação longitudinal tetrapolar (c/ eléctrodos pequenos) ou Aplicação longitudinal bipolar (c/ eléctrodos rectangulares > dimensão)
Mov. Excêntrico c/ electroestimulação (5 s'') + 25'' repouso
(evoluindo de CCA para CCF)
Alterações???
Marco
Helder Fonseca
12-04-05, 18:47
Também se pode fazer aplicação tetrapolar com Kotz??? Quais os benefícios??
Eu já vi aplicações de Kotz com 3 eléctrodos!!! :shock:
Se bem que não seja uma aplicação perfeitamente tetrapolar, seja mais uma "dupla bipolar"... O objectivo será abranger uma maior área de electroestimulação, bem como de isolar algum grupo muscular em particular...
(Peço desculpa pela má qualidade da foto!)
Marco
alex evangelista
19-12-07, 01:22
oi carlinha
trappola_vasco
17-03-08, 18:18
Olá! Boa Tarde!
Através deste fórum pretendia saber:
Quais os melhores equipamentos de electroestimulação existentes?
Os mais caros são os melhores?
Qual o melhor equipamento relativamente à qualidade/ preço?
Entre 50 e 100€ já é um bom produto?
Qual o melhor site para encontrar um produto deste tipo?
Este tipo de produtos dão mesmo resultados? Tonificam de facto os músculos? ou é uma estratégia de venda?
Aguardo resposta.
Um bem haja! :wink:
trappola_vasco
17-03-08, 18:20
Só mais uma pergunta. Peço desculpa...
Este tipo de produtos dão mesmo resultado? Consegue-se ficar com os músculos tonificados realmente ou é uma estratégia de venda?
Abraço
Bom dia a todos!
Sou atleta federado de natação pura e estava a pensar comprar um desses aparelhos, não só pelo possível benefício desportivo mas também estético, porem tenho algumas dúvidas.
Um simples aparelho associado a treinos diários funciona?
Se for respeitado as instruções dos aparelhos em causa não existe perigo de lesões ou outros males de saúde?
Obrigado e desculpem a minha ignorância.
Ola
Bem e quem tem problemas coluna e nãopode fazer abdominais?não será a electroestimulação uma boa opção?
"quem tem problemas de coluna e não pode fazer abdominais", Já tratou do problema de coluna? Para que é que quer fazer abdominais?
A electroestimulação muscular NUNCA substitui a 100% o trabalho activo e voluntário.
vBulletin v4.1.9, Copyright ©2000-2012, Jelsoft Enterprises Ltd.