PDA

View Full Version : Rotula Bipartida

kainoa
26-05-09, 15:42
Boa tarde,

Antes de mais aproveito para felicitar toda a comunidade deste fórum pelo belo trabalho que por aqui fazem.

Eu sou um jovem de 29 que sempre pratiquei bastante exercício físico e tenho sentido uma dor no joelho esquerdo à cerca de 10 anos, uma dor que no início era ligeira mas com o tempo foi agravando impossibilitando-me de subir e descer escadas bem como correr e realizar a flexão total do joelho. Fui fazer um raio-x que acusou um segundo ponto de ossificação (no ângulo supero-externo) que quando não funde completamente ao centro de ossificação principal origina uma variação anatómica conhecida como rótula bipartida.
Consultei um ortopedista que me recomendou realizar uma artroscopia para fazer a raspagem desse ponto ou então, uma vez que o ponto de ossificação é muito grande, realizar um pequeno corte no ligamento para exercer menos pressão na rotula.

Eu gostava que me pudessem elucidar um pouco mais acerca do que é a Rotula Bipartida e se o procedimento que o ortopedista me aconselhou é o mais recomendado, bem como se a recuperação será muito longa ou não e se a fisioterapia é essencial na recuperação.

Obrigado!

M.A.
26-05-09, 23:55
Lamento mas nunca tive casos como esse. No entanto antes de operar sempre pode optar por umas sessões de fisioterapia de forma a tentar equilibrar a musculatura do joelho. Se não resultar sempre tem a cirurgia. Vá dando notícias!

kainoa
27-05-09, 12:14
Agradeço a resposta dada, apesar de não ter sido a mais pretendida :smile: e aproveito para esclarecer que antes de consultar o ortopedista, desloquei-me a um fisioterapeuta e foi este que me aconselhou o ortopedista.
O fisioterapeuta pouco me esclareceu e apenas disse para consultar um ortopedista, das duas uma, ou não está muito familiarizado com o meu problema ou então verificou que só a fisioterapia sem a cirurgia não era suficiente para resolver o meu problema.

De qualquer forma já marquei a artroscopia, pois não posso continuar com o joelho assim. Vou dando notícias acerca da evolução do meu estado.

Obrigado!

gramendes
28-05-09, 00:40
Olá Kainoa

O procedimento que o ortopedista descreveu é o mais aconselhado.
A "rótula bipartida" não é muito frequente, mas ocorre numa variação de 1/100 mil. Na maioria dos casos opta-se pelo tratamento conservador, mas desde que se introduziu o cirugia artoscópica, o tratamento evoluiu para esse campo :smile: e com bastante sucesso.
Como tive o previlégio de trabalhar muitos anos com crianças, assisti a alguns desses "fenómenos".
A recuperação é normalmente rápida, mas tudo depende da localização desse 2º nucleo de ossificação e do desgaste que essa alteração provocou na dinâmica articular. Em média uns 3 meses.

Cumprimentos

kainoa
29-05-09, 03:21
Caro gramendes, agradeço a resposta, assim começo a ficar mais descançado :smile:
Aproveito também para perguntar se a fisioterapia é necessária ou aconcelhada para uma boa recuperação após o procedimento cirurgico?

Vou dando notícias do meu estado.

Obrigado!