PDA

View Full Version : Questionário de Owestry Low Back Pain

Fysio
20-10-04, 23:16
A Ana Luisa Machado está a terminar a Licenciatura em Fisioterapia. Para a sua tese, cujo tema é "O grau de incapacidade das lombalgias na região de Braga" necessita de saber se o questionário de Owestry Low Back Pain já foi validado para a população portuguesa.

Agradecemos que, caso tenham informação relevente sobre este assunto, contactem com colega cujo email é luisaserra82@hotmail.com (luisaserra82@hotmail.com).

Nota: Recebi este e-mail da Associação e achei por bem divulgar aqui também para ajudar a nossa amiga Ana Machado.

Adérito Seixas
20-10-04, 23:57
E fizeste muit bem Fysio, fizeste muito bem. É comum os estudantes terem este tipo de dificuldades e a nós, se conseguirmos, não custa nada ajudar.

dynobre
16-12-04, 21:46
Olá!
Não posso confirmar se a a escala mencionada ja foi mesmo validada para a população portuguesa, no entanto na última aula que tive sobre a temática "Programas para utentes com dor crónica" foi nos cedido pelo professor da cadeira a escala na versão portuguesa. Por isso penso que ela estara validada, mas....
Cumprimentos!

Francisco Neto
17-12-04, 02:28
Tenho a impressão que essa escala se encontra validade para a população portuguesa. No entanto, vou verificar.
Aqui deixo algumas referências que podem ser úteis para o desenvolvimento do trabalho:

1. Fairbank JCT Davies JB. The Oswestry low back pain disability questionnaire. Physiotherapy. 1980; 66: 271-273.
2. Gronblad M, Hupli M et al (1989) Intercorrelation and test-retest reliability of the pain disability index and the Oswestry disability questionnaire and their correlation with pain intensity in low back pain patients The Clinical Journal of Pain 9, 189?195.
3. Baker D, Pynsent PB, Fairbank JCT (1989) The Oswestry disability index revisited: its reliability, repeatability, and validity, and a comparison with St Thomas Disability Index. In Roland MO, Jenner JR eds (1989) Back Pain: new approaches to rehabilitation and education. New York, NY. Manchester University Press 174?186
4. Bolton JE, Fish RG (1997) Responsiveness of the Revised Oswestry Disability Questionnaire Eur J Chiropractic 45, 1, 9-14
5. Fisher K, Johnston M (1997) Validation of the ODQ, its sensitivity as a measure of change following treatment and its relationship with other aspects of the chronic pain experience Physiotherapy Theory and Practice 13, 67-80
6. Hudson-Cook N, Tomes-Nicholson K, Breen AA (1989) Revised Oswestry disability questionnaire In Roland MO, Jenner JR, eds (1989) Back pain: new approaches to rehabilitation and education New York NY Manchester University Press 187?204.
7. McDowell I, Newell C (1996) Measuring Health ? a guide to rating scales and questionnaires Oxford University Press ISBN 0-19-510371-8.
8. Deyo RA, Andersson G, Bombardier C (1994) Outcomes measures for studying patients with low back pain Spine 19, 185, 2032S-2036S.
9. Beattie P, Maher C (1997) The role of functional status questionnaires for low back pain Australian Journal of Physiotherapy 43, 1, 29-38.
10. LeClaure R, Bher F et al (1997) A cross sectional study comparing the Oswestry and Roland Morris functional disability scales in two populations of patients with low back pain at different levels of severity Spine 22, 1, 68-71

Cláudia Sofia Soares
17-12-04, 10:38
ola, também estou a usar este questionário. Foi validado na Escola de Alcoitão. Se precisarem de dados sobre ele, posso arranjar ou o contacto do Ft. Pascoalinho que foi quem me enviou.

susanamoreira
30-10-07, 23:23
olá Ft Claudia eu também gostava de utilizar o questionario de owestry será que me pode enviar por mail sff? ele ta mesmo validado para portugal?sabe-me dizer quem validou? bj susana moreira

FilFig
09-04-10, 21:40
Se possível gostaria de me enviassem essa escala para o trabalho de métodos de Investigação.

anabaguim
13-10-10, 10:43
gostaria de pedir se realmente me enviavas esse questionário de lombalgias pf obrigada