PDA

View Full Version : Cpap E Bipap

lucasminoru
06-05-09, 20:19
sou fisioterapeuta recem formado , e não tive muita aula de fisio respiratoria, gostaria de saber sobre os aparelhos BIPAP e CPAP.Imagens?definição?quando usar?como usar?parametros?....tudo que for possivel por favor....
Desde já, Obrigado!

exhale
08-05-09, 01:51
sou fisioterapeuta recem formado , e não tive muita aula de fisio respiratoria, gostaria de saber sobre os aparelhos BIPAP e CPAP.Imagens?definição?quando usar?como usar?parametros?....tudo que for possivel por favor....
Desde já, Obrigado!

Cpap e Bipap são 2 modalidades de suporte ventilatório por pressão tipicamente utilizadas para ventilação não invasiva. A primeira mantém uma pressão constante independentemente do ciclo do paciente, a segunda mantém 2 pressões distintas uma mais alta para a inspiração e outra mais baixa para a expiração.

O suporte ventilatório é recomendado, de forma geral, para todas as situações em que a bomba respiratória é ineficaz e/ou as trocas gasosas estão comprometidas. Como tal é empregue em sindromas de hipoventilação/obesidade, edema agudo do pulmão, sindromes neuromusculares, sindromes de apneia obstrutiva do sono,...

São igualmente usados regularmente em DPOC's mas não há evidência de que seja um tratamento de excelência visto poder produzir um fenómeno de dynamic hiperinflation (hiperinsuflação dinâmica) entre outras coisas.

a sua parametrização depende de muitos factores e tem de ser ajustada ao paciente, existem ainda várias diferenças entre aparelhos e particularidades que têm que ser consideradas...

É um mundo muito vasto recomendo que vá pesquisando sobre isso se trabalhar com pacientes que necessitem desse suporte, o que aqui escrevi são conceitos muito básicos. Acredite que é necessário conhecer a fundo os conceitos da ventilação por pressão para executar uma boa fisioterapia respiratória, já que esta depende muito da modalidade ventilatória que o paciente está a fazer.

espero ter ajudado

M.A.
09-05-09, 09:50
Um aparte, CPAP é uma modalidade que é utilizada em doentes entubados na fase de desmame ventilatório, pelo que não é tipicamente não-invasivo.

Cumprimentos!

exhale
09-05-09, 15:38
Um aparte, CPAP é uma modalidade que é utilizada em doentes entubados na fase de desmame ventilatório, pelo que não é tipicamente não-invasivo.

Cumprimentos!

O "tipicamente não-invasivo" refere-se a que é mais comum ser utilizada como modalidade não-invasiva. Não tenho evidência que suporte esta afirmação mas acredito pela minha experiência que a maioria dos CPAP's está a ser utilizada como ventilação não invasiva para tratamento do sindrome de apneia obstrutiva do sono.

O cpap não é uma modalidade utilizada para desmame. Há vários protocolos de desmame, destaco a prova de peça em T, o desmame por PS (pressure suport), ou o desmame por SIMV. Se está a referir que o desmame por PS é uma modalidade de CPAP isso não é verdade do ponto de vista da própria definição da modalidade.

CPAP significa uma modalidade de pressão constante.
Corresponderia no PS ao peep (pressão expiratória final) responsável pela manutenção da capacidade residual funcional no pulmão promovendo o recrutamento e a manutenção da "abertura" dos alvéolos e impedindo fenómenos de shunt. No entanto, como existe um incremento do trabalho respiratório durante a inspiração como forma a vencer uma "resistência" aumentada causada pelo próprio tubo endotraqueal e pela menor compliance pulmonar, existe a necessidade de acrescentar uma pressão de suporte à inspiração que é igual á pressão de ajuda+peep.
O ventilador (dependendo das marcas) poderá dizer cpap, mas se olhar para a curva vai 2 pressões distintas: a pressão plateau (pressão de suporte+peep) e a pressão peep.

Por sistematização, e porque acredito que é mais importante conhecer a modalidade ventilatória do que propriamente o nome, distingo como tal o cpap da PS.
Há casos muito particulares de utilização de um CPAP puro para desmame (utilizando só o peep).

Para a nossa prática no desmame convém saber que o peep e a pressão plateau são diferentes, porque são diferentes e qual a sua razão de ser. Interessa analisá-las separadamente e não catalogar ambas como uma pressão constante (sinónimo de CPAP) para não criar confusão.

Cumprimentos

M.A.
09-05-09, 18:12
Não sei se a terminologia varia de fabricante para fabricante mas nos ventiladores onde trabalho usa-se a opção CPAP antes da colocação da peça em T. Talvez outras marcas de ventiladores as modalidades variem.
Cumprimentos.

Carlinha
17-05-09, 10:19
MA, o CPAP é uma modalidade sim de VNI, sendo que no respirador ele é intermitente e por máscara ele é por fluxo contínuo.

Exhale, para a apnéia do sono, o BILEVEL (EPAP + IPAP) é o mais indicado. O termo BIPAP refere-se ao BILEVEL da Empresa Respironics, é patentiado.

Lucas, você está em São Paulo, território da USP!! Faça a Pós Gradução do Professor Brito Jardim!!! Ou ainda Universidade de São Carlos!!! E tem ainda a Pós Gradução do Hospital das Clínicas e o INCOR!!! Você tem tudo aí para se informar.

Bom domingo!

exhale
17-05-09, 17:43
MA, o CPAP é uma modalidade sim de VNI, sendo que no respirador ele é intermitente e por máscara ele é por fluxo contínuo.

Exhale, para a apnéia do sono, o BILEVEL (EPAP + IPAP) é o mais indicado. O termo BIPAP refere-se ao BILEVEL da Empresa Respironics, é patentiado.

Lucas, você está em São Paulo, território da USP!! Faça a Pós Gradução do Professor Brito Jardim!!! Ou ainda Universidade de São Carlos!!! E tem ainda a Pós Gradução do Hospital das Clínicas e o INCOR!!! Você tem tudo aí para se informar.

Bom domingo!

Tens toda a razão Carlinha, substituam no meu texto Bipap por Binível!

Tenho ideia que o que é mais utilizado para o sindrome de apneia obstrutiva do sono é o cpap ou o auto-cpap... não sei é se será o mais indicado... mas não tenho nenhum dado que suporte esta impressão é só uma ideia baseada na minha experiência. Acredito que o Binível faça mais sentido e seja mais indicado.

Bom Domingo!

saudeeconforto
21-10-09, 02:15
Olá, Prezados.

Sugiro uma visita e leitura dos artigos constantes no site www.colchaoterapeutico.com (http://www.colchaoterapeutico.com) onde consta imensa literatura sobre Apnéia do Sono, equipamentos e acessórios relacionados.

No site www.saudeeconforto.com.br (http://www.saudeeconforto.com.br) tem a relação de produtos, características e benefícios dos mesmos. Tem também uma série de vídeos no Youtube, onde podemos buscar o usuário "saudeeconforto".

Atualmente, tenho uma equipe de fisioterapeutas que atuam nesta área de atendimento e venda de equipamentos respiratórios no Brasil. Estamos em fase de planejamento de um novo Instituto do Sono em São Paulo e para os anos seguintes, em várias outras capitais do país.

É de meu interesse cadastrar fisioterapeutas para trabalhar em regime de parceria para atendimento e venda de produtos, acompanhamento de pacientes, ajustes e orientação a pacientes.

Interessados, favor entrar em contato comigo pelo:

E-mail: atendimento@saudeeconforto.com.br

MSN: ildefonsosantos@hotmail.com
GTALK: ildefonsosantos

Atenciosamente,

Ildefonso Santos
Diretor de Saúde
www.saudeeconforto.com.br (http://www.saudeeconforto.com.br)
www.colchaoterapeutico.com (http://www.colchaoterapeutico.com)

Ivanovici
03-01-10, 12:01

Bom domingo!

Carlinha,

Trabalho com SAOS (Síndrome Obstrutiva da Apnéia do Sono) há algum tempo e no meu dia a dia o Binível é recomendado à pacientes que necessitem de altas pressões (acima do que CPAP nos oferece);quando a apnéia é de origem central (associados a problemas neurológicos), ou ainda, quando há dificuldade à adaptação ao CPAP e o suporte ventilatório é imprescindível ao paciente. Assim, considero o CPAP o aparelho de eleição inicial.
Abraços!

geras
26-03-10, 20:56
enviado ao destinatário por engano

geras
26-03-10, 20:59
Carlinha,

Trabalho com SAOS (Síndrome Obstrutiva da Apnéia do Sono) há algum tempo e no meu dia a dia o Binível é recomendado à pacientes que necessitem de altas pressões (acima do que CPAP nos oferece);quando a apnéia é de origem central (associados a problemas neurológicos), ou ainda, quando há dificuldade à adaptação ao CPAP e o suporte ventilatório é imprescindível ao paciente. Assim, considero o CPAP o aparelho de eleição inicial.
Abraços!

Caro Ivanov: Chamou minha atenção a sua área de trabalho. Sou portador da SAOS desde os (+ ou -) 25 anos e não uso nenhum equipamento ou tratamento para respirar melhor.
Vc saberia me informar qual o hospital de referência para essa "doença"? saberia me dizer quais os tratamentos mais indicados?
Já "corri atrás" algumas vezes e soube que existem tratamentos mas, quase todos eles sem nenhuma comprovação científica que os classifique como "tratamento" (ex.: cirurgia buco-maxilo-facial associado com tratamento ortodôntico ampliando o espaço do palato; aparelho ortodôntico que avança o maxilar; cirurgia que extirpa parte do palato mole (inclusive extrai a campainha)).
O entendimento mais pacífico que conheço é o uso do CPAP, AUTO CPAP, BIPAP, nesses caso, vc sugeriria marca/modelo/modelo máscara?

Obrigado