View Full Version : Cirurgia em Alcoitão
samocas2007
26-04-09, 16:22
Há relativamente poucos dias tive conhecimento de uma cirurgia que está em estudo ou em pratica corrente no Alcoitão, fiquei curioso e intrigado. No entanto, gostaria de saber se alguém tem conhecimento desta cirurgia que entre outros efeitos teria o beneficio de controlo\redução da espasticidade.
cumprimentos
:wink:
Olá
Alcoitão não tem unidade cirúrgica, contudo tem protocolos com hospitais em algumas especialidades para intervenção cirúrgica, como por exemplo: ortopedia e cirurgia plástica com H. S'tana e Egas Moniz, urologia com H. São francisco de xavier,...
Quando fala de tratamento cirurgico para a redução da espasticidade, refere-se por acaso á inclusão de bomba de baclofeno ou á toxina botulinica? Neste momento não tenho conhecimento de nenhum outro projecto cirurgico em "funcionamento" naquela unidade.
Também tenho a mesma "ideia".
Tive doentes lá que eram transferidos para outros hospitais para realizarem procedimentos cirurgicos para depois voltarem para lá.
Lá não há bloco operatório... pelo menos não havia!
samocas2007
28-04-09, 00:36
Pelo que percebi o paciente referia-se a essa "bomba de baclofeno" que se colocava não sabe onde e que resultava na diminuição da espasticidade. Não conheço e é a primeira vez que oiço falar.
Do que se trata afinal?
cumprimentos
:razz:
Olá
A "bomba de baclofeno" consiste na administração intratecal deste farmaco em pacientes com lesão vertebro-medular de origem traumática, com um elevado grau de espasticidade (normalmente acima de grau III na escala de Ashword). Coloca-se um cateter no espaço subaracnoideu ligado a um "embolo/bomba infusora" (subcutâneo) que descarrega a cada "X" horas a dose do farmaco neste espaço. Normalmente a recarga da bomba é feita de x em x meses (depende da dose).
O baclofeno, como antagonista do GABA, tem dificuldade em passar a barreira hemato-cefálica quando administrado via oral, pelo que pacientes com um grau elevado de espasticidade, necessitam doses excessivamente elevadas oralmente o que pôe riscos de toxicidade para o mesmo. A bomba intratecal é então uma boa alternativa.
A minha opinião pessoal,...não sou a favor de antiespásticos no tratamento em TVM, nem mesmo oralmente.
vBulletin v4.1.9, Copyright ©2000-2012, Jelsoft Enterprises Ltd.