PDA

View Full Version : Lesão Traumatica do Joelho

Ghostwriter
11-04-09, 11:20
Bom dia,

No final do mês passado bati com o joelho esquerdo na prancha quando estava a surfar, nas horas a seguir não me pareceu muito grave e consegui ir para casa.
Mais tarde começou me a doer bastante e não conseguia fazer peso com este, pus gelo tentei por a perna ao alto mas mesmo assim as dores não passaram, passado uns dias tirei um rx no hospital. Esse rx não indicava nenhum problema, mas porque ainda tinha bastante dificuldade a andar e tinha dores resolvi ir a um ortopedista.
Foi me pedido que fosse fazer um tac, tendo os resultados sido estes:

Tac do joelho esquerdo:

No estudo efectuado observamos que está conservada a relação anatómica femuro-tibial, sem evidencia de alterações morfo-estruturais dos elementos visualizados.

Patela alta com subluxação externa, esclerose subcondral e redução da espessura da interlinha articular eventualmente em relação com sindrome de hiperpressão.

Moderada quantidade de liquido livre intra-articular homogéneo e hipodenso.
Retináculos de morfologia conservada.

Alteração da densidade do corno posterior do menisco externo podendo traduzir lesão traumatica a caracterizar com estudo por ressonância magnetica.

Nao ha tradução de alteraçoes tomodensitometricas com significado patologico nas partes moles peri-articulares.

Já marquei nova consulta contudo, consegui marcar para daqui a 1 mês.
Se possivel gostaria de saber se poderei resolver o meu problema só com repouso, fisioterapia e medicação.

Haverá algum problema em andar sem muletas ? Consigo andar razoavelmente só tendo dores de vez em quando, o pior é quando tenho que subir ou descer escadas, correr não posso mesmo.

Desde já o meu obrigado e boa Páscoa !

M.A.
12-04-09, 15:38
O ortopedista é que vai decidir se se justifica alguma intervenção cirurgica ou se vai optar pelo método conservador. Entretando não force o joelho e realize algum repouso. Espere até a consulta para se pôr novamente na prancha pois poderá agravar uma lesão que até poderia ser resolvida mais facilmente!

anonymumm
14-04-09, 06:44
Sem dúvida ! Repouso absoluto , cataplasma de argila para cima e muita calma contigo para não agravar a lesão ! :wink:

LINK : http://br.geocities.com/amachi_17/afargila.htm
http://www.gosaude.com/index.php?/Bionatura/4714-Argila-Verde-Po.html

Duvído que a ressonancia mostre alguma coisa, o melhor será mesmo uma astroscopia, mas isso depende do teu medico de familia.. :doubt:

Boa sorte

PS : Para tirar o cataplasma usa agua quente debaixo do choveiro para evitar uma depilação á gladiador ! :lol:

Ghostwriter
14-04-09, 15:59
Obrigado pelas vossas respostas, estou a ver que só me resta aguardar pela consulta com o ortopedista.
O mais chato nisto tudo é o não poder fazer nada pois costumava ser uma pessoa bastante activa.

anonymumm
14-04-09, 20:46
Não te quero assustar mas Prepara-te !

No que me diz respeito, a lesão do menisco obrigou me a parar o Surf , Wind Surf , Basquet e basicamente todos os movimentos en carga com rotação do busto ha cerca de 6 anos !!!

Fora os 10 kilos que ganhei aqui ali, ta-se bem ! ...

:confused:

Ghostwriter
14-04-09, 22:57
Não me digas uma coisa destas, bem olha estou em solidariedade para contigo até porque estou no mesmo barco aparentemente.
Natação consegues fazer ?

anonymumm
19-04-09, 21:34
Viva,

Podes e deves ! Mas os movimentos de pernas do estilo bruços podem ser dolorosos. Vai com calma e tenta dosear o esforço progressivamente. Quanto a mim, optei por bater as pernas como no Crawl :wink:

Logo que possivel compra ELMETACIN en caso de S.O.S : milagroso !

Estou a tentar uma cunha para ser operado aqui no Norte mas não vaí ser fácil ( Mosaicoplastia )

Boa sorte e vaí com calma.... :cool:

Dr Allonzo
21-04-09, 03:40
Bom dia,

No final do mês passado bati com o joelho esquerdo na prancha quando estava a surfar, nas horas a seguir não me pareceu muito grave e consegui ir para casa.
Mais tarde começou me a doer bastante e não conseguia fazer peso com este, pus gelo tentei por a perna ao alto mas mesmo assim as dores não passaram, passado uns dias tirei um rx no hospital. Esse rx não indicava nenhum problema, mas porque ainda tinha bastante dificuldade a andar e tinha dores resolvi ir a um ortopedista.
Foi me pedido que fosse fazer um tac, tendo os resultados sido estes:

Tac do joelho esquerdo:

No estudo efectuado observamos que está conservada a relação anatómica femuro-tibial, sem evidencia de alterações morfo-estruturais dos elementos visualizados.
OK TUDO TRANQUILO ATE AQUI

Patela alta com subluxação externa, esclerose subcondral e redução da espessura da interlinha articular eventualmente em relação com sindrome de hiperpressão.
AQUI JA VISUALIZAMOS O INICIO DO PROBLEMA ,

Moderada quantidade de liquido livre intra-articular homogéneo e hipodenso.
Retináculos de morfologia conservada.
LEVE DERRAME ARTICULAR ,CAUSADO PELO IMPACTO

Alteração da densidade do corno posterior do menisco externo podendo traduzir lesão traumatica a caracterizar com estudo por ressonância magnetica.
PODE SER Q SIM ,PODE SER Q NAO ,ESTRUTURA ALTERADA PELO IMPACTO ,NAO SE DESTROI UM MENISCO TAO FACIL ASSIM ,

Nao ha tradução de alteraçoes tomodensitometricas com significado patologico nas partes moles peri-articulares.

Já marquei nova consulta contudo, consegui marcar para daqui a 1 mês.
Se possivel gostaria de saber se poderei resolver o meu problema só com repouso, fisioterapia e medicação.

Haverá algum problema em andar sem muletas ? Consigo andar razoavelmente só tendo dores de vez em quando, o pior é quando tenho que subir ou descer escadas, correr não posso mesmo.
EVITE ESFORÇO .

Desde já o meu obrigado e boa Páscoa !

ENAO CONVEM PASSAR MEDICAMENTOS SEM RECEITA , CADA UM É CADA UM

ricardo allonzo