PDA

View Full Version : Fisioterapia em individuos com dor patelo-femural

Adérito Seixas
18-10-04, 00:03
Não sei o que vocês acham acerca da intervenção da Fisioterapia na dor a nível patelo-femural. Na revista American Journal of Sports Medicine foi publicado um estudo que demonstra bem a vantagem da Fisioterapia em indivíduos com dor patelo-femural. É um clinical trial, randomizado, duplamente cego onde 67 pacientes com dor patelo-femural há mais de um mês foram aleatóriamente distribuídos por dois grupos, o placebo e grupo onde foi realizada a intervenção (grupo PT).
O grupo PT recebeu 6 tratamentos de fisioterapia (treino guadricipital com exercícios para casa, mobilizaçã de rótula e taping rotuliano e o grupo placebo recebeu tratamentos placebo de ultrasons, aplicação suave de um gel não terapêutico e taping placebo.

Resultados: Os pacientes do grupo PT tiveram melhoras significativamente superiores a nível de dor e escalas de incapacidade do que ospacientes do grupo placebo.

Bibliografia: Crossley K, Bennell K, Green S, Cowan S, McConnell J. Physical therapy for patellofemoral pain: a randomized, double-blinded, placebo-controlled trial. Am J Sports Med. 2002 Nov-Dec;30(6):857-65.

Eu não tenho o estudo mas vou tentar arranjar e depois coloco aqui ok?

Gonçalo Trafaria
18-10-04, 23:02
Sim.

Bastante pertinente, até porque tenho assistido a um aumento dos SHP patelar, ou desvios, comummente externos por déficie do vasto interno. Ou então este meu score pessoal pode estar deturpado por um reencaminhamento propositado de muitos jovens para a minha pessoa.

Força Adérito.

Helder Fonseca
21-10-04, 19:36
Quais são os critérios de inclusão/exclusão do estudo?

Adérito Seixas
21-10-04, 23:35
Ainda não tive tempo de arranjar o artigo na integra :( desculpem lá.

pada
01-12-04, 17:09
para os que estão atrás do artigo acima citado, mande email...abraços

Adérito Seixas
01-12-04, 17:21
Obrigado Pada. Mais uma vez deixo o alerta: não deixes o artigo online muito tempo devido aos direitos de autor.

Gonçalo Trafaria
02-12-04, 23:44
Trato tantos casos destes :o

Gracias pelo artigo, vou leva-lo para a mesa de cabeceira.

Helder Fonseca
03-12-04, 19:26
Já agora, para além da electroestimulação do vasto medial, quais os métodos dinâmicos para trabalhar selectivamente o VM?? Já ouvi falar de estudos mais recentes que dizem ser possível não isolar, mas trabalhar mais selectivamente o VM.

O mal é que estes exercícios seriam realizados a cerca de 30º de flexão do joelho, em cadeia cinética fechada, posição esta que coloca grande tensão sobre a patelo-femural. Até que ponto é que estes (ou outros exercícios) seriam benéficos para trabalho selectivo do VM??

pada
04-12-04, 15:19
Caro Helder...pelos estudos somente o VMO podeira ser isolado pois possue fibras tônicas, no que no VML são predominantes as fibras fásicas....Durante o trabalho dinânico específico para o VMO, as vezes é dificil isollar sua atividade, mas nesse caso, o mais importante é q o paciente compreenda o funcionamento do VMO e que durante o tratamento, o VMO seja ativado antes do VL, pois em situações patológicas, dor e fadiga, a atividade elétrica do VMO encontra-se atrasada em relação a do VL, o que é diferente em pacientes sem história de dor ou disfunção...30o de flexão do joelho é a posição de melhor torque para o VMO.....esse assunto pode ser ainda muito extendido...abraços////

Carlinha
07-01-05, 20:34
... dizem ser possível não isolar, mas trabalhar mais selectivamente o VM.

O mal é que estes exercícios seriam realizados a cerca de 30º de flexão do joelho, em cadeia cinética fechada, posição esta que coloca grande tensão sobre a patelo-femural. Até que ponto é que estes (ou outros exercícios) seriam benéficos para trabalho selectivo do VM??

e se além dos últimos 30º , associássemos tb uma eversão ?
teríamos mais resultados ?

Helder Fonseca
08-01-05, 12:48
Penso que com eversão quererás dizer rotação lateral do joelho e anca (será???). Já tenho visto muitos médicos a "receitar" contracção com rotação medial...

Não sei se alguma das duas fará grande diferença...

Pessoalmente sinto um trabalho mais selectivo do VM, quando faço uma rotação medial, não sei até que ponto será verdade, ou até que ponto será mais lesivo...

Adérito Seixas
08-01-05, 17:59
Vejam este link:

http://www.findarticles.com/p/articles/mi_m0KFY/is_7_22/ai_n6170409

Não sei até que ponto o estudo tem qualidade mas parece responder às vossas questões :wink:

Helder Fonseca
09-01-05, 12:24
Muito interessante... Como já tinha sido referido, a melhor forma de trabalhar o VM é em cadeia cinética fechada (os famosos leg presses), com os pés juntos. Tenho que experimentar isto da próxima vez que for ao ginásio...

Adérito Seixas
09-01-05, 15:33
Exacto... esse parece ser o exercício que mais o solicita.

pada
05-02-05, 16:41
tem um estudo do JOSPT sobre 2 posições dos MMII para solicitar o VMO, analisado por EMG de superfície...rotações interna e externa mais elevação da perna extendida. as rotações não fizeram diferença. O problema é o seguinte: quando existe um padrão de controle motor do VMO alterado em relação ao VL, onde a contração do VMO está atrasada, como prescrever exercicios com carga, tipo leg press, se o VL é ativado antes do VMO e domina a contração? um grande abraço

Adérito Seixas
06-02-05, 23:29
A solução passa pela correcção do padrão de controle motor, talvez alterando a posição da rótula se consiga uma activação precoce do VMO...

anoca10
06-03-08, 17:20
Para dor femoral..existem inumeros artihos q falam q dentre as causas, estão o aumento do  Q, ou atrofia de VMO.
Se a maioroa dos seus pacientes tiverem um ÂQ superior à méida aceitável, seria aconselhável uma triagem, para verificar se a dor, não seria exclusvamete ou principalmente disso, o que seria aconselhável um realinhamento patelofemoral, feito cirurgicamente.
Entretanto, se for atrofia de VMO, exercícios excentricos de agachamento, uni e bi podais, com ou sme carga, dependendo da evolução, seriam de bom aproveitamento e com certeza desenvolveriam a musculatura atrofiada..

CátiaPaixão
19-12-10, 18:49
Boa tarde,

Sou estudante de fisioterapia e tenho um trabalho de musculo-esquelética, cujo objceito é comparar 2 técnicas de fisioterapia para uma doença e fundamentar qual a que tem maior evidência. A minha doença é a 'Osgood-Schlatter', no entanto, não encontro artigos com tratamentos para esta doença, visto que têm q ser RCT's. Se alguém tivesse agradecia imenso! o meu e-mail é catia_fppaixao@hotmail.com

Obrigada,

Cátia Paixão

xonia
20-12-10, 18:04
Ola Cátia*

Olha tenho este, mas é brasileiro...e vi neste site (http://findarticles.com/p/articles/mi_m0689/is_2_53/ai_113299039/pg_2/?tag=content;col1) outro. Se fores às bibliografias poderá ajudar te a encontrar mais coisas. Depois metes no google e pode ser que tenhas sorte e consigas que eles tenham acesso livre. =)

Boa Sorte. Se encontrar mais alguma coisa, eu envio.

1824

xonia
20-12-10, 18:08
Nao percebi se so queres rct's, mas pronto..esta aqui outro, mas nao é rct.

**

1825