View Full Version : A situação em Portugal
CesarCardoso
07-04-09, 10:38
Bom dia colegas e futuros colegas
dadas as circunstancias de trabalho em Portugal eu encontro me neste momento a trabalhar em França. Nada de novo pois muitos colegas o fizeram.
O meu plano inicial era vir para ca durante uns 5 ou 6 anos, de forma a ter alguma estabilidade economica. depois voltar a PT com um curriculo mais preenchido e alguma estabilidade financeira e finalmente encontrar um trabalho com o qual manter de forma digna a minha familia.
Acontece que neste momento eu nao estou tao seguro de poder fazer isto pois cada vez mais leio as mesmas historias sobre a falta de respeito, condições, higiene...
Eu sei que provavelmente nao é o melhor momento de perguntar mas eu precisava mesmo de saber se ha alguem, neste momento, que trabalhe em Fisioterapia em Portugal, que se sinta que trabalha como deve e que é respeitado pelo seu trabalho. Preciso de saber que ainda existe, mesmo que raro, emprego decente em portugal, na nossa area.
Agradeço desde ja alguma resposta que haja e vos desejo um bom dia
Boas
Claro que existem!!!
Sempre existiram e vão, com certeza, continuar a existir fisioterapeutas que têm boas condições de trabalho e são remunerados segundo o trabalho que realizam...
Deixo dois conselhos:
1º Não se deixem explorar!!!
2º Invistam em formação e não se limitem a aplicar técnicas!!! Assumam responsabilidades!!!
cristina1975
07-04-09, 12:38
realmente as coisas nao estao famosas, mas faz como eu impoe-te e exige melhores condiçoes de trabalho. eu tive numa clinica dois anos e meio no qual nunca gozava ferias e quanto tocava ao pagamento de ordenado era de dois e dois meses, quando não de tres em tres meses. sabes qual foi a unica soluçao? dia 1 de cada mes nao ha ordenado nao se trabalha. sei que quem sofria era os doentes mas tb nao trabalhava para aquecer. isto foi ate fazer queixa na inspecção do trabalho.e olha que a clinica tinha mto movimento a facturava bem. conclusao ja nao aguentei mais. paciencia teve limites. mas a entidade patronal ficou a me dever 2500 euros e so me pagou 2000. o resto ate hoje foi para esquecer.
Creio que ja se impunha uma atitude do sindicato, APF, que mobilizasse os fisioterapeutas todos que protestassemos contra esta escravatura....
realmente as coisas nao estao famosas, mas faz como eu impoe-te e exige melhores condiçoes de trabalho. eu tive numa clinica dois anos e meio no qual nunca gozava ferias e quanto tocava ao pagamento de ordenado era de dois e dois meses, quando não de tres em tres meses. sabes qual foi a unica soluçao? dia 1 de cada mes nao ha ordenado nao se trabalha. sei que quem sofria era os doentes mas tb nao trabalhava para aquecer. isto foi ate fazer queixa na inspecção do trabalho.e olha que a clinica tinha mto movimento a facturava bem. conclusao ja nao aguentei mais. paciencia teve limites. mas a entidade patronal ficou a me dever 2500 euros e so me pagou 2000. o resto ate hoje foi para esquecer.
CesarCardoso
08-04-09, 12:16
Boas
Claro que existem!!!
Sempre existiram e vão, com certeza, continuar a existir fisioterapeutas que têm boas condições de trabalho e são remunerados segundo o trabalho que realizam...
Deixo dois conselhos:
1º Não se deixem explorar!!!
2º Invistam em formação e não se limitem a aplicar técnicas!!! Assumam responsabilidades!!!
Agradeço a contribuição e o entusiasmo da Resposta. os concelhos sao bons mas pelo que tenho visto quem nao se deixa explorar esta desempregado. E quanto a investimentos a ultima vez que vi uma formação interessante rondava as centenas de contos.
Espero sinceramente que nao seja o caso e que realmente trabalhes como te sentes bem. Vejo tambem que és de aveiro. pode ser que te conheça. Onde estudaste?
Gostava de saber, tambem, exemplos de pessoas que tem um emprego decente e onde se encontram a trabalhar.
Cumprimentos
Felizmente a realidade não é só negra. Existem vários exemplos de sucesso de vários colegas nossos e de sítios onde o fisioterapeuta se sente realizado.
A escola é irrelevante e em relação aos colegas e sítios dignos, não me vou pronunciar sobre isso, como deves perceber.
E de certeza que existem colegas teus que estão muito bem...
E sim, são essas formações que valem a pena e que nos fazem crescer...
A palavra chave é: investir e pensar a médio prazo!!!
sandra almeida
09-04-09, 16:38
Caro colega a verdade é que a situação no nosso pais não está facil, mas ainda conheço alguns colegas nossos que estão bastante bem.
Já trabalhei em três clinicas diferentes e na ultima era paga a 3 euros à hora mas achei que não podia ser assim e despedi-me, e acho que todos nós fisioterapeutas deviamos fazer o mesmo em condiçoes semelhantes.
mas ainda há muitos de nós que nos que aguentamos esse tipo de situação.
Nem a mulher da limpeza ganha assim.
Não estou arrependida de o ter feito hoje tenho um contrato de trabalho nos açores e encontrei alguem (entidade patronal) que reconheçe o nosso valor, e o quanto é importante o nosso trabalho na saúde do nosso país e de todo o mundo.
Nunca desistas...:smile:
vBulletin v4.1.9, Copyright ©2000-2012, Jelsoft Enterprises Ltd.