PDA

View Full Version : disfunções temporomandibulares e Mulligan

flavio_mateus
04-04-09, 16:52
Caros colegas,

Sou aluno do 4 ano e preciso fazer um trabalho para terapias manuais sobre um tema a minha escolha.

Pensei em debruçar-me sobre a art temporomandibular por não ter muitos conhecimentos nessa área.

A minha ideia era " Avaliação e intervenção de mulligan nas disfunções temporomandibulares'', pois não tenho qualquer formação na área e gostava de saber mais...

O problema é que se encontro muitos artigos sobre disfunçoes, não encontro nada que os relacione.

Agradecia que quem tivesse material ou referencias me enviasse...

ftmateus@gmail.com

Obrigado

Saramartins
26-05-09, 09:38
Caros colegas,

Sou aluno do 4 ano e preciso fazer um trabalho para terapias manuais sobre um tema a minha escolha.

Pensei em debruçar-me sobre a art temporomandibular por não ter muitos conhecimentos nessa área.

A minha ideia era " Avaliação e intervenção de mulligan nas disfunções temporomandibulares'', pois não tenho qualquer formação na área e gostava de saber mais...

O problema é que se encontro muitos artigos sobre disfunçoes, não encontro nada que os relacione.

Agradecia que quem tivesse material ou referencias me enviasse...

ftmateus@gmail.com

Obrigado

Olá! Eu tirei o curso na Escola Superior de Tecnologia da Saúde do Porto e, nas aulas de terapia manual abordamos muito bem os exercícios fisiológicos e acessórios da ATM. Gostei tanto que até fiz o meu artigo nessa área "Avaliação da funcionalidade da ATM". Sobre terapia manual na ATM tens a revista francesa Kinésitherapie Scientifique. Acho que também tem na Enciclopédia Médico Cirúrgica. Ainda não há assim muita bibliografia nesse campo, a maioria são brasileiros e em francês, muito pouco em inglês. Existem muitos artigos sobre disfunções e patologias e intervenções cirúrgicas, mas fisioterapia ainda há poucas publicações. Sei que na biblioteca da Universidade de Coimbra também há uma revista que já não me lembro do nome que também tem artigos sobre terapia manual aplicada à ATM mas o que irás encontrar não são artigos exclusivos de terapia manual mas sim fisioterapia em geral, num tratamento completo englobando também electroterapia e termoterapia. Sobre Mulligan não encontrei nenhum mas podes procurar falar ou contactar o terapeuta Francisco Neto. Se precisares de usar uma escala, já há a versão portuguesa validada da TMJScale. Na ESTSP também já fazem pós-graduações em ATM, podes ir ao site e saber quando decorrem. Esta articulação é super interessante e dá-me imenso prazer tratar... Apesar de eu não estar a dar uma resposta muito útil, aqui ficam os votos de muita força para esse trabalho.

Francisco Neto
27-05-09, 22:59
De facto, não existe nada publicado sobre a aplicação do Conceito de Mulligan em disfunções da ATM.
Na Pubmed poderá encontrar inúmeros artigos sobre a eficácia da Terapia Manual e de exercícios terapêuticos em disfunções da ATM, em inglês.
Se pretende efectuar formação avançada nesta área, recomendo-lhe a pós-graduação que a Formaterapia organiza e que tem como formador o Prof. Doutor Mariano Rocabado, referência mundial nesta temática.

Alves-Guerreiro
28-05-09, 17:46
Caros colegas,

Caro Flávio,

Sendo que a designação "terapias manuais" é um "grande chapéu" que cobre uma vasta gama de intervenções bem como ainda a problemática da avaliação, junto envio alguns materiais que poderão ser relevantes face à temática.

Nota/sugestão. Uma definição clara do problema e da questão investigacional, bem como, a familiarização com bases de dados e motores de busca seguramente que ajudará na resolução da elaboração dos trabalhos.

Saudações,
Alves Guerreiro