View Full Version : Esclarecimento sobre dores de coluna e braço esquerdo
mjpalmeida
29-03-09, 01:20
Será que alguém me sabe esclarecer as minhas dúvidas?
Tendo ido à minha médica de familia com queixas de dores na coluna e braço esquerdo, a mesma pediu-me para fazer um TAC cervical e dorsal, e posteriormente mandou-me ir a um fisiatra. Assim o fiz, o qual me diagnosticou um problema no trapézio. Mandou-me fazer fisioterapia com os seguintes tratamentos: calores, ultra-sons, massagem e alongamentos. Ora, já vou em quase 20 secções e agora sinto-me bem pior do que no início. Quando comecei a fisioterapia, a Técnica disse que eu tinha umas bolinhas nas costas, mas do lado direito; agora essas tais bolinhas estão no lado direito, e ao lhe perguntar que bolinhas eram essas, informou-me que eram fibroses. Nos últimos dias tenho tido muito mais dores do que no inicio, bem como n zona do pescoço do lado direito também encontrei uma bolinha, que me causa alguma dor quando viro a cabeça para o lado esquerdo, qualquer dia chamam-me a Maria Bolinhas. Gostaria que me informassem se acham que os tratamentos que me estão a ser aplicados são os mais correctos. A dor no braço esquerdo é ao nível do ombro e músculo. Tanto que quando estou a fazer os tratamentos pedem-me para colocar os braços para cima encostando as mãos na testa, só que quando terminam os tratamentos que apesar de fazer os quatro atrás referidos 3 vezes por semana a sequência não é sempre a mesma, no final quando me vou vestir quase que não consigo apertar o soutien. Por minha iniciativa, mas também ainda não me disseram para não o fazer quando me colocam os calores quer seja no fim ou no principio eu coloco os braços ao longo do corpo, e assim no fim já não tenho tanta dificuldade em me vestir. Neste momento o fisiatra disse para fazer Hidroginástica e já fiz 4 aulas será por isso que tenho mais dores? É feita com as mesmas fisioterapeutas que me fazem os exercicios de manhã.
Quantos mais tempo vou continuar assim. Aguardo boas noticias Carissimos.
Olá, para comecar seria interessante dizer o que é que o relatório do TAC referia. Tenho a certeza que não falava em problemas do trapézio!!! Em relação ao tratamento de fisioterapia posso dizer que é o que normalmente é realizado. Nem está mal nem está bem, apenas pode é não estar a tratar a origem do seu problema. Por útimo era conveniente saber a sua idade para poder oipinar melhor.
mjpalmeida
01-04-09, 14:45
Peço desculpa pelo lapso de não ter indicado a minha idade craunchosa, são 41 anos quase 42 (em Maio). O TAC pelo que está escrito de facto não fala do trapézio. Passo a citar:
TAC da Coluna Cervical: Orientados por topograma de perfil efectuou-se aquisição volumétrica multicorte do ráquis cervical, com reconstruções no plano axial com 2mm de espessura, dirigidos aos discos intersomáticos cervicais.
Rectificação da habitual curvatura lordótica cervical na posição de estudo. Está relativamente mantida a morfologia dos discos intersomáticos cervicais, estando conservada a permeabilidade dos espaços subaracnoideus perimedulares. Canal raquidiano cervical central de dimensões normais e está conserfvada a permeabilidade dos canais de conjugação visualizados.
Tac da Coluna Dorsal: orientados em topograma de perfil efectuou-se aquisição volumétrica multicorte do ráquis dorsal, com reconstruções no plano axial com 5mm de espessura.
No estudo efectuado assinalamos sinais de desidratação dos discos intrsomáticos dorsais, com redução da altura dos espaços intersomáticos e osteofitoses marginais de predomínio anterior. Está mantido o contorno posterior dos discos intersomáticos, não identificando aspectos de significativa compressão medular extrínseca de natureza discal. Canal raquidiano dorsal de dimensões normais e está aparentemente conservada a permeabilidade dos canais de conjugação visualizados. Espessamento dos ligamentos amarelos do segmento dorsal médio e inferior contactando as vertentes tecais póstero-laterais. Normal morfologia das peças esqueléticas do ráquis dorsal, mantendo a normal relação anatómica entre si na posição de estudo.
Nota: À uns anos atrás fiz também um TAC à coluna cervical e que dizia muito mal da minha coluna cervical, pelo que a médica de familia até me mandou a um ortopedista, que disse que se eu tivesse cerca de 50 anos operava-me mas com a idade que tinha na altura (37), não o fazia, receitou-me voltaren e nada mais d que isso, agora pelo que dá a entender a cervical está boa. Até já coloquei em causa se não trocaram as películas quando estavam a fazer o relatório e este ser de outra pessoa, não era a primeira vez que acontecia não a mim mas a outras pessoas, e sem bem do que estou a falar, pois já trabalhei nesta área que tanto gosto, a fazer transcrição dos relatorios gravados pelos médicos, e os mesmos terem trocado as películas quando estão a relatar. O que me aconselha? Continuo a fazer a fisoterapia? e a Hidroginástica? A fisioterapeuta que me faz os tratamentos diz que eu tenho muitas bolinhas (fibroses). Obrigada e Cumprimentos
De facto os relatórios dos TAC parecem-me normais (tendo em atenção a sua idade), pelo que a fisioterapia já deveria estar a dar frutos. Por isso, e tendo e atenção o quadro doloroso que descreve, o seu problema deverá dever-se em grande medida a uma restrição do sistema fascial (do qual os ligamentos amarelos fazem parte). Provavelmente se sente menos flexível e com umma limitação global da mobilidade do tronco, mais cansada e com dificuldades de dormir uma boa noite de sono do princípio ao fim. As terapias miofasciais costumam dar óptimos resultados!
P.S. Já fez alguma cirurgia? Cesariana...?!
mjpalmeida
03-04-09, 16:41
Em relação às sua perguntas ainda não realizei nenhuma cirurgia a esta zona, somente uma cirurgia ao pulso direito (doença de Quervan), em relação à cesariana, também não fiz nenhuma o único parto que tive foi normal.
Que tipo d terapia é essa que me indica, e onde e quem a faz? Sinto-me muito bem com a hidroginástica ou melhor hidroterapia, poderei continuar? Em relação às noites mal dormidas o que dizem é que é devido ao meu problema de ansiedade, mas como hoje em dia tudo o que uma pessoa tenha é sempre ansiedade, já nem sei o que dizer.
Tudo o que for terapia pelo movimento será benéfico (incluindo a hidroterapia). Em relação às terapias miofasciais contacte algum osteopata e questione se tem formação nessas terapias. Na sua região não conheço ninguém.
JoaoMiguel Carvalho
07-04-09, 02:30
BOAS!
sem duvida q e dificil de fazer 1 diagnostico a distancia. mas daquilo q li. nao m parece q o seu principal problema seja a coluna mas sim no ombro. A sra deve ter ou uma tendinite ou um conflito sub-acromial q por compensação provocou-lhe as bolinhas q sao contracturas s fosse fibrose seria irreversivel. posteriormente como evitou fazer esforços com 1 braço comecou a fazer + coisas com o outro levando a dores em ambos os braços. E a minha explicação para q o tratemnteo normal nao tenha resultado e q provavelmente a sra ta numa fase inflamatoria em q beneficiava com 1 gelo 1 uma mobilização suave. q e o q provavelmnte faz agora na hidroterapia!!!
mas torno a repetir isto e so 1 hipotese para o seu problema.
conselho: mudar d clinica.
melhores cumprimentos
Em relação às sua perguntas ainda não realizei nenhuma cirurgia a esta zona, somente uma cirurgia ao pulso direito (doença de Quervan), em relação à cesariana, também não fiz nenhuma o único parto que tive foi normal.
Que tipo d terapia é essa que me indica, e onde e quem a faz? Sinto-me muito bem com a hidroginástica ou melhor hidroterapia, poderei continuar? Em relação às noites mal dormidas o que dizem é que é devido ao meu problema de ansiedade, mas como hoje em dia tudo o que uma pessoa tenha é sempre ansiedade, já nem sei o que dizer.
Olá!
Li os seus posts e achei o seu caso interessante, refere que apresenta dor no braço esquerdo e coluna. Para além de exames na coluna, também fez outros exames? Sente alguma dor no peito e cansaço, dificuldade em respirar? Caso tenha também estes sintomas, há também que considerar problemas para além dos musculo-esqueléticos. Poderá ser um problema cardíaco, pois este tende a irradiar dor para o braço esquerdo, assim como também para trapézio, zona cervical. Mas no nao se aflija, há que obter mais informações para um melhor despiste e verificar se o problema é realmente musculo-esqueletico ou não. Como o colega indicou, poderá ser apenas um problema fascial. A hidroterapia é meio de tratamento excelente. Se acha que está a melhorar e se for um problema fascial, a hidroterapia ira ajudar bastante.
Cumprimentos :razz:
Lynn
Dr Allonzo
21-04-09, 04:08
otimo post joao miguel .
mjpalmeida
22-04-09, 14:18
De facto também pensei que fosse um problema cardíaco, mas graças a Deus, os exames que realizei (Electrocardiograma e Ecocardiograma), estão perfeitamente normais e também fiz análises e rx tórax, também normais, somente o colesterol um pouco elevado, mas já estou a tratar disso com as minhas milagrosas cápsulas de óleo de salmão. Em relação à fisioterapia, a terapeuta disse que era melhor fazer mais secções, só que já só faltam 2 para completar 30, acho que é um pouco demais, e já me sinto bastante melhor. Mas acho que o que me fez sentir melhor foi de facto a hidrterapia, que inicialmente foi feita por uma fisioterapeuta, mas com movimentos muito leves, entretanto como essa Senhora ficou doente uma semana, veio substitui-la um rapaz que está a fazer estágio, mas pelo que percebi tem vários cursos, tais como massagens, mesoterapia, hidroterapia, estética, etc., ou seja, não é fisioterapeuta, mas verdade seja dita que me senti muito melhor, pois eram exercicios mais puxados. Agora já tenho novamente a fisioterapeuta na hidroterapia, vamos ver o que isto vai dar. A fisioterapia, vou deixar de vez. Quando perguntei por osteopatas que conhecessem nesta zona, pode ser Lisboa ou arredores. Obrigada pelos vossos conselhos maravilhosos.
vBulletin v4.1.9, Copyright ©2000-2012, Jelsoft Enterprises Ltd.