View Full Version : Recuperação escafóide
Olá.
Como tinha deixado num tópico aqui a umas semanas tive uma fissura do escafóide.
Ora bem, ontem fui ao hospital e tiraram-me o gesso e marcaram-me uma consulta para final de Abril e disseram-me para fazer um TAC entretanto para levar depois à consulta.
Eu sinto bastantes dores ainda. Dói-me o polegar logo na primeira "dobra" desde a mão até ao final do dedo e ao fazer certos movimentos com o pulso também me dói.
Será ainda do osso não estar bem "sarado" ou foi de ter usado gesso durante 2 meses quase?
O médico depois de me terem tirado o gesso apertou a zona do escafóide com força e não doeu mas o pulso continua a doer.
Que me aconselham a fazer neste momento? Será que o pulso vai voltar a ser o que era antes?
Abraço.
Hugo Paiva
Vitor Santos
31-03-09, 02:01
O escafóide é um "raio" de um osso que muitas vezes dá complicações de uma forma inversamente proporcional ao tamanho que tem.
Na esmagadora maioria dos casos só o TAC consegue dar uma noção da afecção que este comporta.
O Rx normal não dá uma boa imagem.
A esta distância nada lhe posso dizer senão que os passos estão a decorrer dentro da normalidade podendo o gesso ser por vezes mantido, em casos extremos, até aos 6 meses.
Boa sorte pois nem todos os ortopedistas sabem lidar com essa situação.
O gesso já o tirei.
Espero que as 8 semanas tenham sido o suficiente.
O ortopedista disse apenas que o osso estava a "cicatrizar" bem e que tinha apenas uns pontinhos ou uma cena qualquer e ia mandar fazer o tac para confirmarmos.
Se no final de Abril ele me mandar fazer fisioterapia já não será tarde de mais visto ser mais de 1mês depois de tirar o gesso?
Aconselham-me a consultar uma clínica privada ou um outro ortopedista?
Alguém aqui em Gaia/Porto? Está quase a fazer 1 semanas e as dores mantêm-se. Poderei fazer algo para isto ir melhorando?
Um abraço.
Hugo Paiva
Vamos esperar oo resultado do TAC antes de começar a atirar palpites. Inicie a fisioterapia quanto antes pois o punho esteve imobilizado muito tempo.
Não seria melhor esperar pelo resultado do TAC em vez de começar já fisioterapia? Pode não vir a ser preciso ou é sempre preciso?
Btw, Algum sitio porreiro aqui em Gaia ou Porto para fazer fisioterarapia que seja mais em conta?
Abraço
É uma opção, no entanto uma fisioterapia cuidadosa permite ir ganhando tempo!
JoaoMiguel Carvalho
07-04-09, 03:02
BOAS!!!
concordo com o M.A. s comecares rapidamente a fisioterapia cuidadosamente vais acelarar o processo d recuperação assim com t podem realizar tecnicas q aliviem a dor.
d q zona d gaia es? eu trabalhei numa clinica nos carvalhos e nao e mt ma. claro q sai dessa para ir para uma melhor q fica no porto...
melhores cumprimentos
Boas.
Sou de Canidelo.
Quanto fica em média as sessões de fisioterapia?
Abraço
Ora muito boa noite.
Cá estou eu para actualizar a minha situação.
O TAC a nivel do osso não acusou nada mas as pequenas dores ainda continuam.
O médico disse-me então para fazer uma ressonância para verificar se as dores teriam origem tendinosa.
Lá fui eu fazer a RM hoje e vou ao hospital dia 3/6.
Algum conselho?
Abraço.
Hugo Paiva
Então ainda não iniciaste fisioterapia? É normal que ainda sintas dores!
Sabes dizer-me em média qual é o custo mensal da fisio?
Quanto tempo costuma ser preciso de fisio?
Abraço
Não te posso dar preços porque podes fazer de várias maneiras.
1ª Pedes ao teu médico de família que te passe fisioterapia e entregas esse papel (denominado credencial) numa clínica convencionada. Neste caso pagas apenas a taxa moderadora, 4-5 euros.
2ª Para não perder tempo vais directamente a uma clínica para fazer fisioterapia. Neste caso pagas a consulta do fisiatra e os tratamentos do teu bolso. Varia muito mas cá por cima cada sessão fica em mais de 15 euros.
3ª Pede aqui no fórum que algum fisioterapeuta da tua zona te indique onde trabalha e os respectivos preços! Há muitos que trabalham por conta própria e cada um terá um preço diferente!
Abraço!
Fraturei o escafóide no dia 08 de maio de 2009, fiquei engessado por trinta dias e ao retirar o aparelho foram feitas novas radiografias onde ao observá-las não percebi qualquer evolução aparente; as últimas chapas estão exatamente iguais as primeiras, é possível observar uma grande fissura no osso. Fiquei muito impressionado com que vi, embora o médico ortopedista que me atendeu tenha me informado que está tudo dentro do esperado. Atualmente estou com uma luva de gesso; será que está tudo normal mesmo? Estou um pouco apreensivo com a situação.:cry:
vBulletin v4.1.9, Copyright ©2000-2012, Jelsoft Enterprises Ltd.