PDA

View Full Version : Entorse tornozelo ...

Zerozerosete
25-03-09, 12:54
Olá a todos,

No outro dia andava a armado em gaiato, quando num salto mal dado em terreno com algum declive coloquei mal o pé e o resultado foi um entorse ( a sensação que tive foi que o pé tinha saído mesmo do lugar).

O tornozelo ficou logo inchado comprei logo gelo para colocar no pé (no próprio dia o inchaço era só na parte exterior do tornozelo, mas no outro dia a seguir também reparei que estava ligeiramente inchado na região interior).

Fui logo à farmácia onde comprei uma ligadura com suporte rígido nas laterais, e um spray (Pizal ... qualquer coisa que não me lembro)

Logo no próprio dia consegui colocar sem dor nenhuma o pé no chão e andar (também quase sem dor - desde que o piso fosse direito e regular), em piso irregular o tornozelo doía um pouco.

No segundo dia (ontem) o pé já se encontrava menos inchado, mas começaram a aparecer as "negras" em volta do tornozelo, com a ligadura conseguia andar sem nenhuma dor assim como conduzir o carro.

Hoje como vim de transportes públicos para o emprego tive de subir e descer muitas escadas assim como tive de andar muito tempo em pé, já me custo um pouco mais, embora não seja nada de dor profunda.

Já fui mostrar o pé ao médico que olhou mexeu e não se mostrou muito preocupado. Apenas me receitou descanso, gelo, a ligadura e o tal spray ...

A minha questão é saber se não seria útil fazer algum tipo de fisioterapia, pois toda a gente sabe que normalmente estas lesões tornão o tornozelo mais frágil e atreito a este tipo de lesões.

Obrigado a todos

M.A.
25-03-09, 23:43
Uma entorse benigna (em que não há rutura de ligamentos) resolve-se sem tratamento. No entanto é normal que tenha tido algum grau de rutura ligamentar que a fisioterapia ajudará a recuperar evitando aderências e favorecendo uma melhor cicatrização. Um bom Osteopata também é uma boa opção pois irá corrigir a posição do astrágalo que normalmente fica ligeiramente alterada deixando uma dor residual no pé. Qualquer tratamento que opte irá sem dúvida ajudá-lo a regressar ao seu desporto rapidamente (embora não deva ser antes de 15 dias no mínimo). :wink:

Zerozerosete
26-03-09, 01:15
:)

Obrigado pelas resposta.

Aproveito para colocar mais umas questões, quanto me poderá ficar (mais ou menos) cada consulta com um Osteopata ou com um fisioterapeuta (é que nesta altura de crise temos de ver se há dinheiro para tudo).

E por fim não me poderão arranjar contactos de Osteopatas aqui em Lisboa (de preferência na zona do Lumiar, Areeiro, Alvalade).

Mais uma vez obrigado.

M.A.
27-03-09, 01:39
Os preços variam muito, mas cá no Norte uma consulta de Osteopatia ronda os 40 euros.

Zerozerosete
27-03-09, 10:57
Xiiiii ... é caro, mas tem de ser tem de ser .... (não me dava jeito nenhum nesta altura de tanta despesa ....)

:(

Já agora (em média) quantas consultas se´~ao necessárias para tratar uma situação destas (eu sei que depende de muita coisa, mas é apenas para ter uma ideia muito geral).

E por fim, ninguém me poderá indicar o nome de um(a) Osteopata aqui em Lisboa?

Estas despesas são dedutíveis no IRS, não é?

Zerozerosete
29-03-09, 00:08
Xiiiii ... é caro, mas tem de ser tem de ser .... (não me dava jeito nenhum nesta altura de tanta despesa ....)

Já agora (em média) quantas consultas se´~ao necessárias para tratar uma situação destas (eu sei que depende de muita coisa, mas é apenas para ter uma ideia muito geral).

E por fim, ninguém me poderá indicar o nome de um(a) Osteopata aqui em Lisboa?

Estas despesas são dedutíveis no IRS, não é?

Ninguém me pode esclarecer?

Zerozerosete
14-04-09, 14:46
Olá a todos novamente.

Lá consegui um fisioterapeuta.

Comecei as sessões logo na segunda semana pós entorse

Desde sexta passada que retirei a ligadura com apoio lateral e comecei a andar sem qualquer protecção. Nunca tive dor nenhuma, excepto quando andei pela primeira vez sem a ligadura, pois o piso era algu irregular e por pouco não fazia outro entorse ....

Os únicos movimentos que actualmente me custam a fazer são os alongamentos (aqueles que forçam o pé a vir muito para trás, o fisioterapeuta diz que isso se deve ao facto de os tendões também terem sido um pouco afectados.

A minha estranheza é que o tornozelo (embora não me doa) ainda se mantenha inchado (sem estar exageradamente, mas nóta-se bem)...

Será normal.

Já fiz 6 sessões de fisioterapia ....

Zerozerosete
30-04-09, 10:22

É pá começo a acreditar que o melhor teria sido ir mesmo a um endireita.

O resultado teria sido o mesmo, o tempo de "cura" provavelmente também e o dinheiro dispendido teria sido bastante mais pequeno ....