PDA

View Full Version : Enfermeiros "massagistas" no IPO e massagistas q tratam lesões osteomusc. em gabinete

Adricintilante
24-03-09, 21:45
Gente!!!

Vi 2 notícias no Diário de Coimbra e as Beiras(domingo e hoje) que me chamou MUITO a atenção, se não fosse preocupante diria que era hilariante...

1º Abriu um gabinete de massagem em Coimbra cuja equipa composta por massagistas, estão a fazer massagem de recuparação e "reabilitação" em problemas osteomusculares como tendinite e outros, com uso de aparelhos. Vi bem assim mesmo!! Tudo bem que TODOS tem direito a trabalhar, mas achei isso um disparate. Não tem piada nenhuma mas eu ri.... ai ai...a coisa segue preocupante, muito preocupante meus colegas!

Adricintilante
24-03-09, 21:46
* recuperação, digo.

Adricintilante
24-03-09, 21:56
2º Vi hoje uma reportagem sobre uma equipa de 10 enfermeiros do IPO (Coimbra) que já durante um tempo andam a realizar um trabalho de massagem relaxante para os utentes com cancro, "dizem" que a massagem pode ser localizada ou o corpo todo e que também a procura pelo serviço tem sido muito grande por parte dos doentes, os enfermeiros tem até dificuldades em dar conta do serviço, de tanta procura...

Ou eu estou ultrapassada, enganada ou estou por fora, PORQUE aprendi no curso que massagem é CONTRA-INDICAÇÃO absoluta em casos de câncer!!
Agora por outro lado, minha opinião, "SE" é um doente em fase terminal, ai é outra história! Fazer ou não a massagem, infelizmente, vai dar ao mesmo. Perceberam não é?!!

Mas com certeza no IPO, felizmente tem doentes com cancro que tem bom prognóstico, ou seja, tem possibilidades de cura, claro... isso me meteu a pensar nestes doentes que estão a receber a massagem!

Noooosaa...me colore que eu fiquei beje!!!

Isso é muito sério e preocupante.

Por favor, se eu estiver errada que me corrijam.

Alice pm
25-03-09, 02:46
De facto fiquei também muito surpreendida com essa notícia quando a li nos respectivos jornais...
Primeiro aspecto que me chocou foi o facto de ser efectuada massagem em doentes do IPO. Inicialmente, a iniciativa era dirigida aos enfermeiros, como intuito de diminuir o stress e a ansiedade que podiam ressentir ao trabalharem todos os dias com pacientes do IPO.
Posteriormente essas sessões centraram-se no doentes oncológicos.
Se for em doentes terminais, entende-se como uma medida de cuidados paliativos; permite diminuir a dor e tornar o "fim" mais confortável.
No entanto, na notícia, lê-se que muitos pacientes de outras regiões têm vindo a deslocar-se a Coimbra para sessões semanais (2 por semana), e que referiram que conseguem realizar mais tarefas ao dia-a-dia.. Claramente não se tratará de pacientes em fase terminal..
E de facto, vai contra aquilo que nos transmitiram durante o curso..
Se alguém tiver outra perspectiva..

Depois, o que é sempre gratificante, é serem 10 enfermeiros a serem encarregues dessas sessões de massagem..Porque não fisioterapeutas?!

Adricintilante
25-03-09, 13:05
Pois, realmente.... a colega aqui de cima também viu a notícia e veio dar nos a sua opinião que é bem clara e de bom senso.
Pessoalmente, me recusaria a fazer massagem em doentes com cancro que não fosse em fase terminal, aqueles sem hipótese nenhuma de cura. Além de ter aprendido que isso não se faz, não colocaria a vida de ninguém em risco (ainda mais do que a própria doença já põe). Minha mãe faleceu com cancro e eu acompanhei o sofrimento dela, muito jovem e sem possibilidade de cura. Mesmo que não tivesse passado por esta experiência triste, mas eu fico a pensar e se fosse um familiar meu a receber esta massagem, com prognóstico de cura?
É o fim da picada e ainda com agulha torta...

ftifm
25-03-09, 22:34
Perdoem-me a ignorância... pk n se pode fazer massagem relaxante a doentes com cancro?!

Alice pm
26-03-09, 02:37
Isto é assim, só sabemos o que nos foi ensinado..até pode estar errado..
Houve alguns estudos feitos sobre os efeitos da massagem, nenhum 100%conclusivo.
Bem, na teórica o que ficou é que a massagem vai aumentar o fluxo sanguíneo (venoso e arterial) cm também a circulação linfática.
Em pacientes oncológico,sempre ouvi dizer que aumentar os fluxos circulatórios é aumentar a probabilidade de disseminação das metástases para outras zonas do corpo, é facilitar-lhes o acesso para atingirem outros orgãos.
O princípio é o mesmo numa pessoa com febre.. Se tem febre, é porque tem infecção. Se aumentar o fluxo sanguíneo, permite o alastramento da infecção, a sua proliferação..Se bem que no cancro, é um pouco mais complexo.
A questão é que é uma notícia de jornal, não sabemos a que ponto é fidedigna à realidade, não sabemos se é apenas para uma categoria bem determinada de pacientes (porque nem todos os cancros originam metástases) ou se é efectuado apenas determinado tipo de massagem, especificamente dirigida a pacientes oncológicos.
Fica por averiguar.. Mas se a notícia foi bem transmitida, algo está errado..

J.Greg
26-03-09, 03:07
Fica o Link para o vídeo da RTP sobre a Notícia das "massagens terapêuticas anti-stress" feitas por Enfermeiros da Unidade de Combate à Dor do IPO Coimbra, AQUI (http://ww1.rtp.pt/multimedia/index.php?tvprog=1098&idpod=23496&formato=flv&pag=recentes&escolha=).

RTP -> Jornal da Tarde -> 2009.03.24 (1ª Parte). É a última notícia (2:59). Se o vídeo não estiver no separador "Mais Recentes", procurar no "Arquivo".

wirsung
26-03-09, 11:49
Fica o Link para o vídeo da RTP sobre a Notícia das "massagens terapêuticas anti-stress" feitas por Enfermeiros da Unidade de Combate à Dor do IPO Coimbra, AQUI (http://ww1.rtp.pt/multimedia/index.php?tvprog=1098&idpod=23496&formato=flv&pag=recentes&escolha=).

RTP -> Jornal da Tarde -> 2009.03.24 (1ª Parte). É a última notícia (2:59). Se o vídeo não estiver no separador "Mais Recentes", procurar no "Arquivo".

http://ww1.rtp.pt/blogs/programas/jornalda (http://ww1.rtp.pt/blogs/programas/jornaldatarde/?k=1-parte-do-programa-de-2009-03-24.rtp&post=1236)

tarde/?k=1-parte-do-programa-de- (http://ww1.rtp.pt/blogs/programas/jornaldatarde/?k=1-parte-do-programa-de-2009-03-24.rtp&post=1236)

2009-03-24.rtp&post=1236 (http://ww1.rtp.pt/blogs/programas/jornaldatarde/?k=1-parte-do-programa-de-2009-03-24.rtp&post=1236)

e tudo seguido o link, mas posto aki parecia reticencias

Adricintilante
26-03-09, 21:57
Referente ao link postado, mostra a reportagem a partir dos 26:42 minutos do vídeo.

Manuel Reis
14-04-09, 14:47
Para se comentar esta notícia deve-se ler com atenção a mesma, em caso de dúvidas visitar o local e ter a percepção do trabalho que lá realizam e depois sim falar com propriedade, e sem alterar o domínio da notícia em si, todo o resto são pressupostos já velhos e esteriotipados. O mais lamentável no meio disto é que a instituição em causa não tenha um único fisioterapeuta nos seus quadros.

silvialeal
18-04-09, 22:49
Sabem porque as massagens são feitas por enfermeiros? Porque inaceitávelmente o IPO de Coimbra não tem um ÚNICO Fisioterapeuta embora tenha Serviço de Medicina Fisica e Reabilitação e a Directora do Serviço (Fisiatra) tenha vindo a fazer pressão junto da Administração para contratarem fisioterapeutas e outros terapeutas. Que por critérios económicos não contratam. E depois acontecem coisas destas!

Adricintilante
20-04-09, 18:09
Boa resposta Silvialeal!!

Concordo com vc, plenamente. (Apesar de já ter imaginado que no IPO não deveria haver fisioterapeutas lá, porque é impossível/inadimissível que um fisio ia ver ou saber de uma cena destas lá e não dizer nada! Assim como tal, não creio que algum dava a cabeça a prêmio de fazer uma coisa dessas.