PDA

View Full Version : AVC em Recém Nascido

Glá
12-03-09, 07:45
Minha filha que está hoje com um 1 ano e meio teve um AVC do lado direito do cérebro logo após o nascimento. Como sequela teve uma hemiparesia do lado esquerdo, com a fisioterapia regular já teve uma melhora muito boa, mas tem problemas com a coordenação motora fina e ainda não anda. Me falaram que fisioterapia é diferente de reabilitação. Então gostaria de saber se há diferença e se terapia ocupacional pode ajudá-la melhorar também?

crismp
12-03-09, 13:46
Boa tarde,

Em relação à fisioterapia, dizer que é diferente de reabilitação é completamente errado! A fisioterapia reabilita e, no caso da sua filha, habilita! Promove a aquisição das competências motoras inerentes ao desenvolvimento motor normal! Mas tudo a seu tempo! às vezes pode parece que não se faz nada mas não é bem assim! sabe que para andar, a criança tem que dominar uma série de outras competências tão ou mais importante que o próprio acto da marcha! E sem essas competências, a marcha não será possível, ou então será feita de forma errada e trará muitas mais complicações no futuro!

Tem sempre que ter em conta a extensão e a localização das lesões cerebrais da sua filha embora em crianças a recuperação vai por vezes muito além do esperado! Pergunte a opinião do seu médico e do seu fisioterapeuta porque eles têm mais dados e eles terão mais noção que nós, que não conhecemos a sua menina!

Quanto à terapia ocupacional, eu não me posso pronunciar porque não estou muito familiarizada com essa área a não ser que poderá ajudar a nível de actividades da vida diária...e consequentemente contribuir para a coordenação motora fina! Mas isso não significa que a fisioterapia seja desnecessária, muito pelo contrário! São dois profissionais de saúde muito importantes e que se complementam no processo de aprendizagem motora nas crianças!

Espero ter ajudado...Felicidades para si e para a sua menina!

ftmoises
12-03-09, 21:26
A fisioterapia faz parte da reabilitação. Tal como a colega anterior referiu, a fisioterapia irá reabilitar e habilitar a sua criança, daí que seja importante não parar de a realizar. Contudo, a terapia ocupacional, terapia da fala, psicologia, nutrição, etc, também têm papeis importantes no processo de reabilitação (dependendo dos casos). Estas, e outras, "modalidades" são apenas uma parte integrante de um todo que é a reabilitação humana (seja ela física ou psicologica).
Em relação à terapia ocupacional, sem dúvida que poderá ser uma mais-valia no tratamento da sua filha (é necessário ser avaliado primeiro). Mas esta NÃO substitui a fisioterapia, antes complementa-a. Aconselho-a que continue os tratamentos de fisioterapia regularmente, que exponha o caso ao seu fisioterapeuta e que tente dirigir-se a um terapeuta ocupacional, de forma a avaliar o caso em questão e tentar ver os possiveis beneficios da terapia ocupacional para a sua filha.
Saliento novamente que a prática de fisioterapia e de terapia ocupacional deverão ser complementadas e não realizadas por si só. Apenas realizando um plano em conjunto se poderão obter os melhores resultados (em que a terapia da fala também poderá ser útil no desenvolvimento cognitivo e motor, mas não sei...não conhecendo o caso não é possivel afirmá-lo....é apenas uma hipotese).
Cumprimentos!

Glá
13-03-09, 16:01
Sim, eu não consegui explicar direito, mas sei que a fisioterapia é o essencial para minha filha, é que busco outras alternativas para serem usadas em conjunto! Mas mesmo assim muito obrigada por me ajudar!

Jamm
19-03-09, 17:01
Olá boa tarde, eu li sobre o seu tópico e lhe recomendo que procure um Terapeuta ocupacional,pois a aréa tem gtande atuação na Neuropediatria, e pode lhe ajudar com sua filha em relação aos aspectos de coordenação motora fina e grossa e sensoriais em se tratando de habilitar e reabilitar estimulando e desenvolvendo aquisições por exemplo.

Boa sorte.:cool: