View Full Version : estagio sem renumeração
ferco-terapeuta
03-03-09, 13:11
Ola, gostava de fazer estagio numa clinica ou num spa, de drenagem linfatica.
Por ter terminado curso, para me dar mais confianca.
Deixar contacto que me quiser como estagiario, mais zona de Lisboa, Vila Franca de Xira e Carregado
Fernando
silvialeal
03-03-09, 17:13
Propôr estágio sem remuneração é vergonhoso. Estágios não remunerados só curriculares!! Vejam bem o caminho que vamos seguir!!:confused:
Propôr estágio sem remuneração é vergonhoso. Estágios não remunerados só curriculares!! Vejam bem o caminho que vamos seguir!!:confused:
Ola!
Posso fazer uma pergunta pessoal? Trabalha? Porque para ser sincera, na nossa área, quem não tem experiência é simplesmente posto de lado. E para certas pessoas que têm possibilidade de ser sustentado pelos pais ou por quem for (isso agora não interessa), os estágios não remunerados são a única saída para poder ver alguma luz ao fundo do túnel... Pode até ser visto como um investimento com beneficios a longo prazo...porque não?
Para mim, com todo o respeito, o que é vergonhoso, não é as pessoas quererem trabalhar e quererem por em pratica tudo de bom que aprenderam. O que é vergonhoso é terem deixado andar as coisas a ponto de ficarem neste estado... sem emprego para fisioterapeutas, pôr a hipotese de fazer um estagio não remunerado (que acaba por ser voluntariado) e gente a perguntar onde é o melhor local pra tirar um curso de auxiliar de fisioterapia... (mas é melhor nem ir por aí...) O que é vergonhoso ainda, é as pessoas se queixarem... mas quando se tenta apresentar soluções, ninguem aparece!
Esta é a minha opinião... e não pretende ferir susceptibilidades...Apenas demonstrar o meu ponto de vista... Para além disso, estamos claramente em tempo de crise como todo a gente sabe... os enfermeiros andam ha muito mais tempo do que nós a fazer estagios não remunerados e acreditem ou não, já temos licenciados em direito a candidatarem-se a empregos cuja a função é nada mais nada menos do que limpar sanitas...(e não estou a brincar, é bem verdade)
Cada um sabe de si... e quando a necessidade aperta... cada vez mais me convenço que é cada um por si...
Cada um sabe de si... e quando a necessidade aperta... cada vez mais me convenço que é cada um por si...
Pois....o pior é que o "cada um por si" não leva a fisioterapia, os fisioterapeutas e os cuidados prestados aos pacientes a lado nenhum! Aliás...leva.....leva à situação em que nos encontramos actualmente!:doubt:
Fazer ou não estágios não remunerados é uma questão muito complicada e que envolve ponderar muitas coisas.
Em 1º lugar, é necessário ter muita atenção para ver para quem vamos estar a trabalhar, para não correr o risco de sermos explorados, porque a maior parte das vezes a oferta para estagios não remunerados é uma autêntica exploração.
Em 2º lugar, na minha opinião, estágios não remunerados para ganhar experiência, não devem ser a tempo inteiro, ou seja, trabalhar sim para ganhar experiência sim, mas basta algumas horas por dia... mais uma vez exploração não.
Como tudo, cada um sabe de si. O importante é não ser explorado e evitar andar a trabalhar de graça para os outros ganharem o seu.
E é preciso evitar, ainda mais as propostas indecentes (em termos remuneração/horario de trabalho) que tanto têm aparecido e que infelizmente muitas pessoas aceitam, porque infelizmente isto não está fácil para ninguém.
Só desejo boa sorte para todos (incluindo para mim)
Em 1º lugar, é necessário ter muita atenção para ver para quem vamos estar a trabalhar, para não correr o risco de sermos explorados, porque a maior parte das vezes a oferta para estagios não remunerados é uma autêntica exploração.
Em 2º lugar, na minha opinião, estágios não remunerados para ganhar experiência, não devem ser a tempo inteiro, ou seja, trabalhar sim para ganhar experiência sim, mas basta algumas horas por dia... mais uma vez exploração não.
Concordo! Não sou completamente contra os estágios voluntários, mas é necessário ter em atenção estes pontos. Ao qual acrescentaria que na proposta já deverá estar especificada a duração do mesmo. De forma a que esta situação não se deixe arrastar durante muito tempo.
A entidade em si é também de extrema importancia, pessoalmente não colocaria uma proposta destas a uma clinica de fisio, pois sabe-se de antemão que se vai ser explorado (salvo raras excepções). A um hospital, numa área especifica de actuação, com duração breve e limitada, aí sim creio que seria uma forma menos má de ganhar experiência.
Cumprimentos!
E estamos a discutir esta questão num tópico iniciado pelo Sr. Fernando, Terapeuta Ocupacional, que "acabou o curso de drenagem linfática e gostava de fazer um estágio nessa área para lhe dar mais confiança"........ :confused::doubt:
Não posso deixar de dar a minha opinião em relação a esta temática.
Tenho 4 anos de experiÊncia como fisioterapeuta, por questões de saúde tive que abandonar o meu posto por uns meses. quando tentei novamente entrar no mercado de fisioterapia deparei-me com uma situação complicada. Visto não encontrar emprego com condições na área decidi não me sentar à sombra do canudo e da única coisa que pensava saber fazer! Já fiz muitas coisas diferentes, de momento, estou a trabalhar numa loja de produtos naturais. Mas isto tudo para dizer que não concordo com a ideia exposta de ser cada um por si: eu recuso a sujeitar-me às condições que oferecem porque estou a prejudicar toda a classe de fisioterapeutas (e foram eles - os mais velhos que trbalham - que nos formaram e nos ensinaram o que sabemos hoje, porque se eles pensassem só em si não partilhavam o conhecimento).
Ah! e como adoro a fisioterapia trabalho para os doentes, trato os meus amigos sempre k precisam. Eles passaram a palavra... faço domicilios... e quando fazes o melhor que sabes os frutos são tão bons que em breve posso deixar o trabalho na loja e trabalhar por conta própria.
Precisamos acima de tudo ser empreendedores.
sorte para todos e por favor honrem a nossa profissão, USEM´AS TÉCNICAS QUE TODOS SABEMOS COM O AMOR QUE SÓ CADA UM DE NÓS PODE DAR.
quando a necessidade aperta... cada vez mais me convenço que é cada um por si...
Creio que me expressei mal no post anterior... eu não quis dizer simplesmente "cada um por si"... Eu quis dizer que, infelizmente, cada vez me apercebo mais que reina a filosofia do "cada um por si"... Porque por muito que digam...ou falem... não existe união entre os fisioterapeutas... pelo menos é o que parece... Se houvesse, talvez as coisas não tivessem chegado a esse ponto...
Quanto ao ser empreendedor, concordo plenamente! Não podemos ficar a espera sentados porque nada nos vai cair do céu! É preciso começar por algum lado...
ElsaCabral
04-03-09, 12:32
Se fosse mos uma classe mais unida não assistiamos a propostas de 3€ e 4€ por hora a recibos verdes.
Deviamos tentar criar uma tabela de preços minimos e nenhum fisioterapeuta devia aceitar abaixo disso.
Fui a várias entrevistas e numa delas a proposta foi realmente indecente acabei por dizer que não aceitava uma vez que nem uma empregada de limpeza trabalha por esse preço.
Infelizmente a vaga foi ocupado por uma fisioterapeuta que decidiu "vender-se" por tão pouco...
:cry:
Penso que o inicio para a solução desses problemas é lutarmos para a criação de uma ordem. Acho que já constituímos um número suficiente de profissionais para constituirmos uma ordem.
Sem dúvida que uma ordem vai ajudar, o que podemos fazer nesse sentido?
O que é necessário para criar uma ordem?
Fisidinamica
05-03-09, 01:49
Caro Colega Fernando,
Em vez de vergonhoso...considero um acto de inteligência o facto de querer estagiar, adquirir experiência...não ficar parado á
à espera de uma proposta de emprego que não vai surgir, ou enviar C.V. para tudo quanto é sítio ou ser explorado contra vontade numa espelunca qualquer...sem duvida antes estagiar.Criar posição, fazer um estágio de observação da vida real da reabilitação física.Trocar opiniões com profissionais da área com mais experiência.Criar opinião...desenvolver conceito, técnica...enfim praticar!!!
Tenho uma clínica em Lisboa...será um privilegio recebe-lo e trocar as minhas experiências de 15 anos de profissão e quem sabe mostar-lhe uma realidade da reabilitação pouco comum nos dias de hoje...pela positiva é claro.
217277634
Filipa Proença
Saramartins
05-03-09, 10:39
Precisa-se de Técnico/a de Drenagem Linfática
Zona: Portugal / Lisboa Empresa: Centro de Consultórios Clínicos de Lisboa http://www.net-empregos.com/images/inline025.gif Mais Info. (http://www.net-empregos.com/ver_empresa_info.asp?EMPRESA=mozart1981)Categoria Saúde / Medicina / Enfermagem Tipo: Part-TimeReferencia..# 686837 Data: 5-3-2009
Anuncio:
Precisa-se de Técnico/a de Drenagem Linfática para integrar em equipa multidisciplinar em centro de consultórios clinicos em Lisboa (Chiado).
Abertura em Abril de 2009
Por favor envie o seu curriculo para:
consultorios.clinicos.lisboa@gmail.com (consultorios.clinicos.lisboa@gmail.com?subject=Re sposta Anuncio Net-Empregos: Precisa-se de Técnico/a de Drenagem Linfática)
Sobre este caso, e tocando na minha parte de massagista desportivo, é complicado.
Obviamente gostaria de estar a afzer o que aprendi, o que paguei pra ter, oq ue muito esforço levou a conseguir. mas a vida dá muitas voltas e não me pude dar ao luxo de ficar à espera de um estágio sem remuneração ou um sitio onde paguem 500€ e tenho de descontar 150€ pra segurança social.
Tiv de me orientar e optei por trabalhar em algo que nada tem a ver com o curso que tirei porque há contas pra pagar.
A única ligação com o meu curso é o Sport Grupo Sacavenense que me mantém lembrado do que aprendi. Tou no clube a receber 60€/mês por infantis (4 jogos/mês) e 20€/jogo em escolas.
É pouco? Obviamente que sim mas sempre vou-me mantendo activo até aparecer melhor e vou ganhando algum por fora.
Durante a semana vou lá ao departamento médico onde está um fisioterapeuta que é o único profissional no clube e que me vai orientando e explicando muita coisa.
Caro Colega Fernando,
Em vez de vergonhoso...considero um acto de inteligência o facto de querer estagiar, adquirir experiência...não ficar parado á
à espera de uma proposta de emprego que não vai surgir, ou enviar C.V. para tudo quanto é sítio ou ser explorado contra vontade numa espelunca qualquer...sem duvida antes estagiar.Criar posição, fazer um estágio de observação da vida real da reabilitação física.Trocar opiniões com profissionais da área com mais experiência.Criar opinião...desenvolver conceito, técnica...enfim praticar!!!
Tenho uma clínica em Lisboa...será um privilegio recebe-lo e trocar as minhas experiências de 15 anos de profissão e quem sabe mostar-lhe uma realidade da reabilitação pouco comum nos dias de hoje...pela positiva é claro.
217277634
Filipa Proença
Não me fazendo ao piso, por curiosidade onde é a clinica?
É que umas "aulas" a mais não fazem aml a ninguém, mesmo que sejam de borla ;)
vBulletin v4.1.9, Copyright ©2000-2012, Jelsoft Enterprises Ltd.