PDA

View Full Version : Ruptura do ligamento colateral ulnar do polegar

filipepts
24-02-09, 16:45
Boa tarde.
No dia 3 de Janeiro rompi o ligamento colateral ulnar do polegar numa queda ao fazer ski.Fui operado e estive com o polegar imobilizado por 5 semanas.
Gostaria de saber como devo proceder para obter a melhor recuperação. Na medida em que toco piano esta é uma situação que quero levar com o maior cuidado.Pergunto-me se o próprio exercício de tocar será positivo para a recuperação, na medida em que promove tanto a abertura da mão na sua total amplitude, bem como um intensivo uso do polegar.

Obrigado pela vossa atenção.

Com os meus cumprimentos
Filipe Pinto Teixeira

Gonçalo Trafaria
04-03-09, 21:53
O melhor seria procurar a ajuda de um Fisioterapeuta de forma a avalia-lo e orientar na sua melhor recuperação, tendo em especial atenção a sua pratica profissional (piano).

JoaoMiguel Carvalho
09-03-09, 01:12
BOAS!
Ja foste operado!!! penso q a maior asneira ja foi feita! mas agora ja nao ha nada a fazer relativamente a isso!

sim acho q tocar piano sera 1 bom exercicio para dar alguma mobilidade activa ao dedo. mas nao sera suficiente! caso nao fores procurar nenhum tecnico especializado deves tu proprio com a ajuda da outra mao mobilizar / mexer todas as articulações do punho e dedos entrando ligeiramente na dor.

Pois se apenas tentares recuperar praticando piano vais acabar por te habituares tocares usando menos vezes o polegar ou outro dedo ou com eles ligeiramente mais flexido.

melhores cumprimentos

mannyomatic
29-04-09, 03:28
Saudações,

Tenho uma lesão deste tipo e foi a busca de informação da mesma que me trouxe a este fórum. Acontece que a lesão ocorreu em inícios de Janeiro a praticar ski e na altura ignorei e não atribuí importância, julgando que iria melhorar por si. Após um mês ainda não haveria melhorias a consultei dois médicos diferentes, que me receitaram anti-inflamatórios e fisioterapia (laser e galvanização), tratamento este que segui por duas a três semanas e seguidamente abandonei. Ter-me-ão dito que esta lesão levaria meses a recuperar.

Estamos agora em finais de Abril à data deste post e continuo com o polegar no mesmo estado, com inflamação no ligamento do lado de fora da mão, polegar ainda aparentemente instável e movimento restringido. Terei sido mal diagnosticado? Poderá ser algo que requer intervenção cirúrgica para remediar? Na altura não me foram feitas radiografias ou nenhuma outra análise sem ser um stress test no polegar.

Agradeço desde já a atenção.
Manuel Oliveira

Madalena
30-04-09, 00:25
O tratamento de fisioterapia foi só laser e galvanicas? Era mesmo um fisioterapeuta ou um auxiliar de fisioterapia que te tratou?

Na minha opinião a abordagem poderia ser mais abrangente... incluindo exercícios activos, mobilização e massagem de fricção profunda para uma melhor recuperação do ligamento.

A aplicação de electroterapia é válida em alguns casos, mas sempre em conjugação com a "terapia manual".

Dá notícias!

As melhoras