PDA

View Full Version : Programa Leowork - IPC

p_cortesao
22-02-09, 22:28
Olá a todos os meus amigos e pessoal que estuda e estudou fisioterapia na ESTeS C.

Neste momento encontro-me em Itália a fazer um estágio profissional de seis meses, através de um programa que o IPC tem que se chama Leowork.

Este programa permite aos licenciados pelo IPC , até dois anos após de terminar o seu curso, fazer um periodo de estágio de no máximo seis meses em um país da Europa. Este programa inclui uma bolsa que tem um valor variavel de pais para pais, devido ao custo de vida no pais de destino, em que se recebe 80% do valor total no inicio do estagio e os restantes 20% no final quando se regressa a portugal.

Neste momento encontro-me na cidade de Reggio Emilia, que é uma cidade que fica no centro norte de italia, perto de cidade como Modena, Bolonha, Milão, Florença, ....

O contacto feito pela ESTeS C, foi com uma professora de fisioterapia da Universidade de Modena e Reggio Emilia. A maioria do estagio do qual ja cumpri metade, é no Ospedale Santa Maria Nuova (http://www.asmn.re.it/), que é um hospital um pouco como os HUC em termos de dimensões, mas os fisioterapeutas trabalham de modo diverso. Existe uma unidade de reabilitação com diversos ginásios, piscina, zona de electro e uma unidade de estudo de graves condições de saúde em idade evolutiva, que é um cento de referência nacional.

No resto do hospital existem diversas equipas de fisioterapeutas que fazem um giro por diversos repartos.

Depois de este hospital vou estar o ultimo mes em modena na policlinica de modena que e especializada na cirurgia e reabiliatação da mao.

se alguem estiver interessado em saber mais informações sobre esta experiencia diga-me alguma coisa.

manuelsousa
20-08-09, 20:59
Oi,
Daki é a Maria José da tua turma do 4º ano...lembraste de mim?
Olha depois d ler o teu post fikei curiosa. Até agora ainda ñ consegui arranjar emprego e gostava de tentar a minha sorte lá fora! Mandei-te um e-mail, ms penso k se calhar por aki me respondes mais rápido. Gostava axim d saber como te tá a correr o estágio e quais os documentos necessários para inscrever-me nexe programa. É necessário primeiro com alguém da escola ou do IPC?

E a língua italiana..é complicado ou dá pa te safares?

Espero k estejas a gostar da experiência..e gostava mt de saber mais sobre a tua experiência aí por Itália.
Rsp
:)

paulasimoes
27-08-09, 22:18
Boa Paulo!
Fico contente por ti, também gostava de saber como está a correr e como é que te comunicas com os utentes?lol
Um beijinho e boa sorte

Paula Simões

p_cortesao
21-07-10, 13:44
Olá

dscp se só vos respondo agora.
neste momento falo bastante bem italiano e não tenho problemas para comunicar com os pacientes.
O estagio profissional acabou em Maio de 2009. Em junho começei logo a trabalhar num lar e numa clinica privada em regime de part-time. Depois ganhei uma bolsa para fazer investigação no Istituto Clinico Humanitas em Rozzano - Milão (www.humanitas.it (http://www.humanitas.it)), que iniciou em Janeiro de 2010 e acaba em setembro (daqui a dois meses e pouco). Há tres semanas reiniciei a trabalhar no lar e na clinica privada onde trabalhei em 2009.
Neste momento faço 25 horas no lar, trabalho na clinica como coordenador dos fisioterapeutas e faço a investigação.

Em dezembro devo iniciar um mestrado em fisioterapia desportiva que dura um ano, para o qual ganhei uma outra bolsa.

Depois espero fazer doutoramento.

Estou a adorar a experiencia porque estou a fazer coisas que muito dificilmente faria em Portugal, como por exemplo estar a assistir a cirurgias (tenho já quase 500 horas de presença em sala operatoria), o que ajuda a perceber muita coisa e se aprende tanto.

Quanto ao projecto Leonardo da Vinci, aconselho-vos a passar primeiro nos gabinetes de relações internacionais e de apoio ao emprego, na ESTeS C e depois andar directamente aos mesmos gabinetes mas do IPC.

espero ter sido claro e ter respondido às vossas perguntas,

beijos e abraços a todos

paulo cortesão