View Full Version : C2 bloqueada
Ola, estou com a vertebra C2 bloqueada. E' possivel desbloquea-la com massagens ou alongamentos? Meu fisioterapeuta aconselhou ir a um quiropratico mas eu nao gosto muito desta tecnica. Quais sao os riscos?
Obrigada, Evely
Osteopatia é (na minha opinião), mais seguro que quiropraxia.
JoaoMiguel Carvalho
09-03-09, 02:01
BOAS! tb voto na osteopatia
Gonçalo Trafaria
11-03-09, 19:25
Fisioterapeuta Osteopata (por aqui). A manipulação, se necessária, da dita não é nada demais. Feita por quem sabe, não tem problemas.
Olá
"Fisioterapeuta Osteopata (por aqui). A manipulação, se necessária, da dita não é nada demais. Feita por quem sabe, não tem problemas."
Pois essa não é a minha opinião. Mesmo quem saiba,....tem problemas! Com a C2 não pode haver "o mais pequeno erro". Há muitos e bons osteopatas que não pôem a mãozinha na C2. Porque será?
Agora resta saber "que tipo de bloqueio" é o da C2. Pode ou não ser manipulado? Há "bloqueios" que só podem ser manipulados sob anestesia, ou seja, num bloco operatório. Mas também há "bloqueios" que não são "bloqueios" e um simples "relaxamento da musculatura tónica" resolve o problema.
O que posso dizer, é que com a C2 não se pode brincar e fracturar um axis é relativamente "fácil".
Voto também na osteopatia, mas com um "OSTEOPATA". Mas há que diagnosticar muito bem o dito "bloqueio".
Cumprimentos
Gonçalo Trafaria
15-03-09, 22:08
Sim, óbvio que é uma manobra delicada, contudo, feita por quem sabe não há riscos de maior - o saber alerta-nos para a precaução.. daí dizer o que disse. Veja-se o tópico do Tolda sobre o atleta de Rugby. Claro que quem sabe, manipula se tiver indicação para manipular.. por vezes só a colocação em posição promove o "desbloqueamento".. trabalho tecidular, manipulação de tecidos moles.. um mar de possibilidades de tratamento que só saberá quem avaliar.
Ficaríamos a discutir discutir e mais discutir toda a avaliação.
Quero acreditar que o profissional em questão, seguirá todos os procedimentos de avaliação e despiste e depois encaminhara para o melhor tratamento, seja ele manipulativo ou não.
Tudo tem riscos, mas se formos a ver também uma simples iontoforese os tem. Eu pessoalmente manipulo Ocipital/Atlas/Axis quase todos os dias, até agora sem nenhum problema. Claro que nunca o faço em indivíduos com mais de 50-55 anos e avalio sempre qualquer possível contra-indicação!
vBulletin v4.1.9, Copyright ©2000-2012, Jelsoft Enterprises Ltd.