View Full Version : Lesões Vertebro-Medulares
Olá a todos, sou adepto confesso da área neurológica, assim como da vertente investigacional.
De momento encontro-me a realizar um estudo relativo às lesões vertebro-medulares, gostaria de saber se alguém tem dados ou conhece alguma fonte onde possa ter acesso a dados epidemiológicos, relativos à prevalência deste tipo de lesões na população portuguesa, assim como quaisquer outras variáveis epidemiológicas que possam ser consideradas.
Já entrei em contacto com o INE assim como mais um ou dois orgãos da saúde em portugal, mas de momento não consegui nada :rolleyes:.
Qualquer ajuda é bem vinda.
Obrigado a todos.
Cumprimentos
Olá JMC
Talvez consiga alguma coisa através da DGS.
Segundo apurei o INE não tem dados estastitíscos sobre os TVM em Portugal a não ser os que são resultantes dos acidentes de tráfico. Os acidentes de lazer, de trabalho, desportivos, ... as mielites transversas, etc,...estão fora da estatística. :confused:
Há algum tempo atrás também andei um pouco á procura do mesmo e pouco ou nada consegui. Se conseguir ter mais sorte do que eu, diga-me alguma coisa, pois esses são dados que estou "permanentemente" á procura.
Se necessitar de outro tipo de dados, estou ao seu dispôr, pois é a área em que me movo.
Cumprimentos
Olá gramendes,
Pois já tentei o contacto com a DGS (mas por enquanto aguardo resposta :confused:),aguardo também dados do Instituto Nacional de Saúde Dr.Ricardo Jorge e até para a ACSS já dirigi contacto...
Agora é aguardar que seja dada alguma "atençãozinha" ao pedido...:rolleyes:
Penso que é um tema bastante relevante no panorama de saúde, certamente com custos elevados para os cofres do estado e que me espanta um pouco não existirem dados efectivos...enfim...
Assim que souber de algo informarei :wink:
Cumprimentos e obrigado pela resposta
Olá
O ENSP da Universidade Nova é mais um a contactar. Pode ser que através do CIESP se consiga alguma coisa. Mas.... :confused::confused: é mesmo dificíl. O que tenho encontrado é que muitas vezes até têm os dados mas não os querem fornecer.
Vamos tentando pescar alguma coisa, pode ser que haja algum peixe que nos caia na rede. :lol:
Cumprimentos
ola a todos...
eu sou aluna de fisioterapia ...
sera k alguem me podia ajudar em relação as ajudas tecnicas k posso fazer num vertebro medular C5?
obrigada
vBulletin v4.1.9, Copyright ©2000-2012, Jelsoft Enterprises Ltd.