PDA

View Full Version : Artroscopia ao Joelho

smash3r
16-02-09, 14:44
Boas

Há 3 semanas fiz uma artroscopia ao joelho esquerdo. A causas: Sinovite do joelho mais condromalácia rotuliana.

N tive dores no pós-operatório, já ando (quase) normalmente, conduzo, subo e desço escadas quase sem problemas, já dobro o joelho até mais de 90º...

Fui à consulta pós-operatória, mas n fiquei nada satisfeito com o que o ortopedista me disse... Não m mandou fazer fisioterapia, n m disse nada em concreto. Só q o joelho estava em bom estado. Aliás, a consulta acho q nem demorou 5m. (Consequências d quem é operado pelo público.) Para além de m ter dito q já poderia começar a correr, mas d forma gradual... (Não será exagerado?)

A minha questão é: O q fazer agora? Fisioterapia? Ou posso fazer uns exercícios de recuperação em casa?

É q em Abril tenho q estar em forma e conseguir correr, senão estou completamente lixado! Se não o fizer o meu futuro fica hipotecado!! :confused:

Para além da fisioterapia q posso fazer? Natação, ginásio, bicicleta?

Gostaria q m ajudassem, estou completamente de pernas partidas... Já para n falar q ando a perder tempo d recuperação. (e tão precioso q ele é!)

Cumps
Obrigado

M.A.
16-02-09, 23:05
Como Fisioterapeuta e Osteopata poderia dizer-lhe para iniciar bicicleta e exercícios de fortalecimento "caseiros". No entanto é algo arriscado sem o avaliar e tratar primeiro. Caso tenha um desequilíbrio muscular com reatracção da cadeia muscular poderá piorar com o exercício. Até porque a causa do seu problema não foi esclarecida.

smash3r
16-02-09, 23:17
A causa... Isso também n sei. Até pq há muitos anos q esta dor m vinha a atormentar. Joguei mtos anos volley e pratico futebol amador. Certamente foi alguma toque ou alguma queda. Mas n s manifestou logo na altura, foi só ao longo dos anos. E até à data da operação estive sempre em actividade.

Hoje fui um pouco até ao ginásio. Fiz bicicleta e um pouco de passadeira, num passo apressado. Depois fiz alguns exercícios c um peso de 1kg... N m doeu. Só tive aquela impressão d ter o joelho "enferrujado", por há muito tempo não fazer qualquer exercício.
Agora sinto-o um pouco cansado, mas julgo ser normal. Quanto a dor e inchaço... Zero!

Não sei s fiz bem, se fiz mal... :confused:

M.A.
17-02-09, 22:17
Se não lhe doer continue (sempre com precaução).

smash3r
18-02-09, 23:52
Sendo assim, quando posso começar a fazer corrida?

smash3r
20-02-09, 00:38
Se alguém me pudesse dizer ao fim de quanto tempo posso começar a fazer corrida depois de uma artroscopia, agradecia imenso...

ftmoises
20-02-09, 18:52
Se alguém me pudesse dizer ao fim de quanto tempo posso começar a fazer corrida depois de uma artroscopia, agradecia imenso...
Através da internet é virtualmente impossivel dizer-lhe quanto tempo após de uma artroscopia pode começar a fazer corrida. Depende do processo e do estado de reabilitação em k se encontra, depende muito de caso para caso. Tente continuar com a progressão dos exercicios de forma cautelosa e vá evoluindo lentamente até conseguir correr. Contudo o melhor seria que a sua reabilitação fosse orientada por um fisioterapeuta que o avalie in loco.
Acima de tudo, cuidado com os excessos! Cumprimentos e as melhoras!

M.A.
20-02-09, 18:56
Está tudo dito!

PAULA FERREIRA
04-03-09, 16:39
OLA,BOA TARDE.SOU NOVA NO V/SITE MAS GOSTAVA DE PARTILHAR E TAMBÉM TIRAR ALGUMAS DÚVIDAS COM O FISIOTERAPEUTA.VI A MSG DESTE COLEGA QUE DIZ TER FEITO UMA ARTROSCOPIA AO JOELHO E O MÉDICO NÃO O TER ENVIADO PARA A FISIOTERAPIA.
POIS BEM.TAMBÉM FIZ UMA ARTROSCOPIA AO JOELHO ESQ NO DIA 19 DE JANEIRO DESTE ANO,TENDO SIDO DETECTADA UMA ROTURA PARCIAL DO LCA.AO FIM DE 12 DIAS FUI TIRAR OS PONTOS E O MÉDICO ESTRANHOU AINDA NAO CONSEGUIR DOBRAR BEM O JOELHO.POIS BEM,DOBRAR ATÉ DOBRAVA MAS TOTALMENTE,ERA IMPOSSIVEL.ENCAMINHOU-ME ENTÃO PARA A CONSULTA DE FISIOTERAPIA DO HOSPITAL AONDE FUI OPERADA E O MÉDICO FISIOTERAPEUTA ACHOU QUE EU NÃO PRECISAVA DE FAZER FISIOTERAPIA.BASTAVA QUE FIZESSE ALGUNS EXERCICIOS EM CASA,NATAÇÃO E ANDASSE MUITO.TUDO ISSO EU FIZ,DESDE ANDAR BASTANTE,PRESSIONAR O CALCANHAR NO CHÃO PARA FORTALECER A PARTE MUSCULAR,SÓ NAO LEVANTEI MUITAS VEZES OS SACOS DE AREIA COM OS PÉS PORQUE ME DOÍA UM BOCADO E NÃO FUI AINDA PARA A PISCINA.O QUE É CERTO É QUE O JOELHO CONTINUA A DOER-ME,CUSTA IMENSO DOBRAR PRINCIPALMENTE SE ESTOU COM ELE EM DESCANSO NA POSICÃO HORIZONTAL E COMO SE NÃO BASTASSE NÃO POSSO APOIAR O JOELHO NO CHÃO PORQUE A PARTE FRONTAL PARECE QUE ESTÁ TODA DESFEITA.QUANDO FUI À CONSULTA DO ORTOPEDISTA ELE DISSE QUE ERA NATURAL,AINDA ESTAVA MUITO FRESCO E QUE PODERIA DOER DURANTE UM TEMPO.
CONCLUSÃO:QUANDO INICIEI A CONSULTA,ANTES DE SER OPERADA,TINHA QUEIXAS DE DORES NA REGIÃO DA PLANTA DO PÉ E CALCANHAR QUE SE ESTENDIA ATÉ À PARTE TRASEIRA DO JOELHO,CHEGANDO A INCHAR E AGORA,PÓS-OPERATÓRIO,CONTINUA A DOER,MAS AINDA MAIS.
AJUDAS......:confused:?????????

JoaoMiguel Carvalho
09-03-09, 01:33
BOAS Smash!

eu aconselho-te pelo menos a ir ao centro de saude tentar pedir o P1 para fazeres alguma fisioterapia, por muito ma q seja d certeza q vai acelerar 1 pouco o processo d recuperaçao.

quanto a tua recuperaçao acho q primeiro de tudo deves tem em conta o treino propriocpetivo, porque essa historia de uma pancada a 5 anos atras ta muito mal contada pode ter alguma influencia, mas provavelmente o teu principal problema era 1 desalinhamento da rotula e que por norma tem tendencia a desalinhar-se para o lado de fora. Ou seja deves comecar em casa por fazeres todas as tuas acctividades da vida diaria como lavar os dentes, pentear, tomar banho e etc... sobre a perna operada e com o joelho LIGEIRAMENTE dobrado. No ginasio talvez comecar com a bicicleta e remo! se fizeres maquinas toda a musculaçao deve ser lenta do genero cada repetiçao deve demorar + de 3 segundos. No tapete antes de correr fazes 1 bocado de figura de estupido e andas varios minutos de bicos de pe, calcanhares, skiping a frente e tras passos largos, caminhar de costas, caminhar de lado e coisas do genero!!!

mas o melhor era mesmo seres orientado por alguem q perceba pois tas a ver a complexidade da tua recuperação!!! aquilo q pagas para ir ao ginasio pagas a 1 fisio ou numa clinica de qualidade.

BOAS Paula Ferreira

Para ti nao sou tao optimista acho que tas bem lixada e deves comecar a fazer fisioterapia urgentemente ou arriscaste a nunca + te ajoalhares.

melhores cumprimentos

santosusana
29-03-09, 20:02
Ola :smile:

Ora. eu fiz uma artroscopia esta 6ª passada, para retirar o menisco. Até agora não tenho grandes dores, alias, nem tenho tomado os comprimidos das dores, pois tanto me doi com eles, como sem eles. So sinto de vez em quando umas "picadas" nos pontos, de resto, é mais a impressao de tar inxado do que dor. O meu cirurgiao aconselhou-m a começar já a fisioterapia (ja vou amanha, 2ª feira) e durante pelo menos 6 semanas. Ate consigo andar com as canadianas com o pe no chao, sem grande esforço. :smile:
Penso que se o seu cirurgiao nao lhe disse nada acerca da fisioterapia, ou se disse mesmo que nao era necessário, foi um pouco nigligencia da parte dele. Nunca se pode fazer uma cirurgia deste tipo, que mexe nas articulações sem fisioterapia. Até porque o musculo perde-se muito rapido, e é necessário fisioterapia nao so para ajudara a recuperar os movimentos, mas tambem para nao perder o musculo, e ajudar na recuperação completa. Penso que deveria ir a um fisioterapeuta o mais rapido possivel, pois ja passou algum tempo...

Boa sorte :cool:
E trate da sua recuperação, que eu vou fazer o mesmo, e já :biggrin: