PDA

View Full Version : Fissura no escafóide.

HugoPaiva
14-02-09, 02:33
Boa noite.

Há 2 semanas atrás num treino de futsal lesionei-me no pulso. No dia seguinte fui ao hospital e disseram-me que tinha uma possível fractura no escafóide e que iriam imobilizar a zona em questão e na próxima semana ia repetir o raio-x.

Entretanto fui la na segunda feira e o raio-x acusou não uma fractura, mas sim uma fissura no escafóide e engessaram-me e vou la dentro de um mês.

Qual e' a real diferença entre a fissura (falta de osso penso) e uma fractura?

Quão grave e' uma fissura no escafóide? Posso fazer algum tipo de exercício físico enquanto tiver a zona imobilizada?Tal como Abdominais? Corrida? O ortopedista disse que nao deveria fazer desporto mas disse que conduzir era clinicamente irrelevante para o caso.

O que me aconselham a fazer neste momento? Estou preocupado com o que esta lesão pode trazer no meu futuro.

Peço desculpa pelo testamento.

Hugo Paiva

M.A.
14-02-09, 23:29
Olá! Uma fissura é o mesmo que uma "rachadela" na parede. É menos grave que uma fractura (muito menos). No entanto por vezes os diagnósticos por Rx podem ser enganadores e o que parece ser uma fissura ser de facto uma fractura mais importante. Como tem gesso pode fazer tudo o que não envolva a mão. Em relação à mão convém movimentar os dedos frequentemente.

HugoPaiva
15-02-09, 02:01
Olá! Uma fissura é o mesmo que uma "rachadela" na parede. É menos grave que uma fractura (muito menos). No entanto por vezes os diagnósticos por Rx podem ser enganadores e o que parece ser uma fissura ser de facto uma fractura mais importante. Como tem gesso pode fazer tudo o que não envolva a mão. Em relação à mão convém movimentar os dedos frequentemente.

M.A. antes de mais obrigado pela resposta.

Achas que correr prejudica a mão? Qual e' o tempo médio para a recuperação de uma fissura deste osso?

Hugo

M.A.
15-02-09, 20:10
Podes correr à vontade. Apenas não deves fazer esforços com essa mão. Penso que após tirar o gesso poderás iniciar imediatamente fisioterapia (claro que pode nem ser preciso). De todos modos quando tirares o gesso tu próprio irás avaliar se precisas de tratamento. Caso não tenhas dores nenhumas melhor. Claro que o ortopedista irá aconselhar-te. :wink:

HugoPaiva
15-02-09, 23:01
E o cheiro no gesso por causa do suor como o disfarço? Alguma dica?

M.A. Obrigado pelas respostas.

Abraço

M.A.
16-02-09, 23:07
E o cheiro no gesso por causa do suor como o disfarço? Alguma dica?

M.A. Obrigado pelas respostas.

Abraço

Em relação ao cheiro sempre pode culpar a pessoa do lado!!! :biggrin: