![]() |
| |||||||
![]() |
| | LinkBack | Opções | Display |
| | #1 (permalink) |
| Manbeleth | Encontrei um artigo recentemente acerca do assunto e gostaria de o discutir aqui. Que abordagem utilizam vocês num paciente com Artrite Reumatóide. Eu sei que é um tema vasto mas tentem focar-se a nível de exercícios terapêuticos, ou melhor, tipos de exercícios e ao nível da terapia manual. |
| | |
| | #2 (permalink) |
| Membro FisoZone Registo: Oct 2004 Localização: Porto
| Do pouco que sei, penso terem saído artigos recentes que contestam a utilização de agentes térmicos nos casos reumatológicos, visto poderem aumentar a inflamação associada às patologias. Uma solução bastante viável é a hidroterapia. Esta promove uma diminuição na dor, aumento de amplitudes articulares, aumento de força (sem risco maior de aumento da lesão nas articulações), aumento da resistência (através do Bad-Ragaz, por exemplo) e treino funcional. Falta é arranjar bibliografia. Vou ver se consigo.
__________________ Helder Fonseca |
| | |
| | #3 (permalink) |
| Manbeleth | Concordo, Hidroterapia é uma ferramenta muito importante nestes pacientes. Encontrei um abstract de 1997 que dizia que não havia evidências de que a balneoterapia (hidroterapia ou spa) não tinha efeitos comprovados em pacientes com "artrite" não artrite reumatóide mas penso que os podemos englobar lá claro. Mas não tinha efeitos comprovados apenas porque os estudos tinham falhas, que segundo eles podiam ser corrigidas. Ainda não encontrei artigos recentes acerca deste assunto mas depois vou procurar melhor. Acredito no entanto que já exisam estudos a comprovar a eficácia desta ferramenta, a Hidroterapia. http://www.ncbi.nlm.nih.gov/entrez/query.fcgi?cmd=Retrieve&db=pubmed&dopt=Abstract&li st_uids=9330940 |
| | |
| | #4 (permalink) |
| Moderador Registo: Oct 2004 Localização: Sesimbra
| Eu continuo a utilizar a parafina (extremidadades), já experimentei abulir... e os resultados foram menos eficazes, tendo voltado à parafina.. depois associo a hidro, massagem manual,treino funcional, mobilizações e electro.
__________________ Cumprimentos, Fisioterapeuta Goncalo Trafaria |
| | |
| | #6 (permalink) |
| Eu viso muito no ensino... exercícios para auto mobilização, junto da parede, à mesa, na cama… promovo actividades do dia-a-dia (escrita, preensão de objectos), reeducações neuromusculares/propriocepção e utilizo muitas vezes as gymno balls, as hand trainer… improviso muito, conforme o estado do utente e as principais prioridades. ![]()
| | |
| | #8 (permalink) |
| Faço-o em alguns casos, por vezes encontro retracções musculares devido a diminuições das amplitudes articulares, e uma alimenta a outra..para aumentar a amplitude articular, tenho de conquistar um alongamento muscular que maioritariamente se encontra diminuído.
| | |
| | #9 (permalink) |
| Manbeleth | Ok Gonçalo, vou colocar um artigo aqui acerca de guidelines para o tratamento de pacientes com AR, mas só o vou deixar um dia para evitar problemas ok? Leiam, acho que é de extrema importância Deixem os comentários depois.Última edição de Adérito Seixas : 21-10-04 às 23:46. |
| | |