PDA

View Full Version : ultra som!!

Fisioevelyn
05-02-09, 14:06
olá?
tenho dúvidas na modulação do aparelho!
como posso modulá-lo, em proeminencias ósseas, em regiões como a lombar, ombro, joelho!??
em que tipos de patologias posso usar o ultra som?
e o tempo, intensidade, frequencia 1mhz ou 3mhz?
posso usar com gel e com remédio (qual?)
posso usar o ultra-som e depois e gelo? comprometo o meu tratamento?

evelyn.priscila1101@hotmail.com
Fisioevelyn (http://www.fisiozone.com/members/fisioevelyn.html) vbmenu_register("postmenu_30514", true);
Membro FisioZone

Fisioevelyn
05-02-09, 14:08
olá?
tenho dúvidas na modulação do aparelho!
como posso modulá-lo, em proeminencias ósseas, em regiões como a lombar, ombro, joelho!??
em que tipos de patologias posso usar o ultra som?
e o tempo, intensidade, frequencia 1mhz ou 3mhz?
posso usar com gel e com remédio (qual?)
posso usar o ultra-som e depois e gelo? comprometo o meu tratamento?
me ajudem !!!!!!!!

ricardoamorim
05-02-09, 14:43
Boa tarde.
O que deve saber é que a freq de 1 e 3 Mhz apresentam os mesmos efeitos porém uns efeitos mais marcados em cada uma das frequências.
3mhz tem maior efeito mecânico, maior absorção por parte dos tecidos logo menor capacidade de penetração nos tecidos - é mais superficial
1 mhz maior ef termico, menor aborção por parte dos tecidos, logo efeito mais profundo.
A escolha da área da radição efectiva é importante. Se possuir uma cabeça ultrasónica multifrequências será melhor e assim não terá que se sujeitar à freq que uma dada cabeça ultrasónica apresente.
3 mhz tem um efeito mecânico por excelência. o chamado efeito de micromassagem - causa compressão e expansão no tecido que é aplicado.
o primeiro que se produz com o US é sempre térmico pelo citado acima (directamente relacionado com o efeito piezoeléctrico invertido).
Após o efeito mecânico poderá surgir o efeito térmico. que é o efeito mais conhecido dos us. mas atenção que o organismo com frequência é incapaz de dissipar o calor porduzido pelo US o que conduz a um aumento exagerado do calor.
Se o US for contínuo terá então naturalmente um maior efeito térmico e se for pulsatil um maior efeito mecânico já que existe uma pausa na emissão do US para que o calor gerado se dissipe.
é frequente afirmar-se que com US contínuos a freq a usar deve ser baixa (menor que o,3watt/cm2). com o pulsátil a intensidade pode ser maior.
mas não exagerar já que uma intensidade muito alta pode levar ao fenomeno de cavitação.
Quanto ao utilizar um "remédio"... o meio é extremamente imporante. Por exemplo tem que ser quimicamente inerte para que não exista reflexão do feixe ultrasonico... por vezes utiliza-se o remédio mas sempre com gel para garantir uma melhor absorção do US.
Quanto ao gelo... o US produz aumento de calor...
Julgo que com estes aspectos poderá solucionar parte das suas dúvidas.
Naturalmente o rigor do que escrevi é baixo. tenha em atenção este aspecto.
Saiba também que actualmente existe muita confusão acerca dos verdadieros efeitos do US.
O mais importante é descobrir a causa de determinada patologia e não tratar apenas consequências.
Bom trabalho.
Cumprimentos,

Saramartins
05-02-09, 17:53
Atenção! Se o tratamento envolver ionização e ultra-som, primeiro faz-se sempre a ionização porque o gel utilizado no ultra-som tapa os poros.