PDA

View Full Version : Recuperaçao pós cirurgia ao joelho

annakarenine
03-02-09, 23:26
Olá a todos!
Fui recentemente intervencionada ao joelho dto para correcçao de desalinhamento do aparelho extensor (n sei se é bem assim q se diz!) e agora estou em casa á espera de vaga pra começar a fisioterapia... Será q alguem me pode dar umas dicas de exercicios q posso fazer em casa... é q ja estou parada há um mes...
Obrigada!

ftmoises
04-02-09, 00:10
Antes de mais devo aconselha-la a iniciar fisioterapia o mais rapidamente possivel. Se já foi operada à um mês e ainda continua à espera de vaga tente arranjar vaga noutro local. No Porto existem inumeros locais onde se pode dirigir...não necessita estar tanto tempo parada. Se precisar de contactos de clinicas é só dizer....:cool:
Em relação aos exercicios....é necessário avaliar primeiro o estado em que se encontra, pois dependendo da amplitude articular, força muscular, etc irá ser necessária uma diferente abordagem e exercicios de intensidade e objectivos diferentes.
Um exercício que pode realizar é o seguinte:
Deitada de barriga para cima, coloque uma almofada consistente debaixo do joelho e tente "apertar" a almofada, esticando o joelho e aproximando-o da cama. faça-o até sentir o músculo cansado. ainda de barriga para cima, retire a almofada e, lentamente, tente dobrar o joelho até à amplitude máxima arrastando o calcanhar pela cama, sem que este movimento cause dor! Se sentir dor, pare! No final aplique 15 min de gelo se sentir o joelho "quente".
Contudo, deve mesmo dirigir-se a um fisioterapeuta o mais rapidamente possivel, para que seja avaliada correctamente e que inicie um plano de reabilitação adequado.
Cumprimentos e as melhoras!:biggrin:

annakarenine
04-02-09, 12:28
Olá, bom dia e obrigada desde ja!
Realmente o exercicio da almofada ja o fisiatra me tinha dito pra fazer e tenho feito, bem como um com uma toalha para puxar o pe. No entanto o fisiatra disse q queria q eu deixasse de andar com a tala e eu tenho feito isso mas ainda sinto uma grande fraqueza muscular. Ja consigo uma flexao a cerca de 90º mas doi-me... n devo fazer? O meu irmao tem-me ajudado nessas mobilizaçoes. Onde sinto maior fraqueza é no entanto no vasto externo...com o joelho flectido n consigo levantar a perna...
Realmente tambem acho q a fisioterapia ja devia ter começado mas agora nsei o que fazer... fui ao instituto cuf por uma questao de acssibilidade e pq uma amigo foi la tratada e gostou... alem disso ja entreguei o p1... sera q posso voltar a tras?
Mais uma vez obrigada

MorningRise
05-02-09, 13:48
Cuidado com essas mobilizações feitas pelo seu irmão... podem ter boas intensões mas podem estar a prejudicar... volto a reforçar a ideia do colega ftmoises devem existir várias clinicas nessa zona se não consegue ter vaga numa sugiro que procure outra com alguma urgencia.
Continue a fazer o exercicio "da almofada", bastante gelo e aconselhe-se com um Fisio pois é a maneira mais facil de saber o estado actual e o que fazer no futuro, pois virtualmente não se podem fazer avaliações correctas.