PDA

View Full Version : Fractura supra e inter-condiliana do fémur esquerdo

Paulo Leal
29-01-09, 20:38
Boa noite,

Acabo de descobrir este forum e gostaria de pedir a vossa ajuda para o seguinte:

No último mês de Julho fiz uma fractura diafariária e supra e inter-condiliana do fémur esquerdo na sequência de uma queda.
Por indicações médicas só pude iniciar a fisioterapia em Setembro .
Até há 2 semanas, já conseguia andar só com uma canadiana , o que só foi possível graças à "paciência" e ajuda da minha fisioterapeuta.
Tudo parecia estar a correr bem, até sentir uma forte dor na parte interna do joelho esquerdo. Estive hoje com o médico e resumidamente um dos " parafusos" ´cedeu provocando um desvio de um fragmento do côndilo interno. Aparentemente tenho um atraso em termos de consolidação óssea que terá contribuibo para esta nova lesão.
Diz-me o médico que só poderei corrigir com nova intervenção cirúrgica, a qual me deverá imobilizar durante 3 meses.
Da vossa experiência, a intervenção cirurgica é de facto a única possibilidade de corrigir o meu problema no côndilo interno?

Obrigado
PLeal

M.A.
30-01-09, 22:20
Se no RX existir desvio do côndilo não há como fugir da cirurgia!!!

cristiano
03-07-09, 10:12
Bom, dia tropecei por acaso neste fórum, e na tua questão.
Em Outubro de 2007 após uma queda de moto, fracturei o côndilo externo do fémur direito, ficou totalmente solto, foi operado passados uns dias no HUC, onde me foi colocado uma prótese composta por dois parafusos, no inicio o prognostico foi bastante reservado, e fiquei ciente de que poderia ficar com limitações.
Mas na verdade a colocação dos parafusos no côndilo, para além de ter possibilitado a consolidação da fractura de uma forma rápida, permitiu ainda apressar todo o processo de recuperação (fractura 21OUT07, cirurgia 25OUT07, inicio da fisioterapia primeira semana de DEZ07, estava a trabalhar em 07FEV08) sou militar da GNR, de um serviço em que me é exigido esforço físico (caminhadas na floresta, transposição de muros, vedações e declives com chão irregular e por vezes instável, patrulhas de moto no monte, e horas a fio de pé em cima das pernas). No entanto desde que voltei ao serviço nunca mais senti qualquer incómodo em relação ao joelho, e os parafusos nunca mais vou tirar, mas também nem peso acho que façam.
Por isso se for para melhorar alguma coisa vai a faca, porque depois para melhorar o resto é trabalho teu, na fisioterapia sempre três furos acima do que te pedirem para fazer, e depois e duplicar a doze em casa, e ficas como novo.
Boa recuperação
Um abraço

gramendes
03-07-09, 10:24
Olá

Oh yeah...

"... na fisioterapia sempre três furos acima do que te pedirem para fazer, e depois e duplicar a doze em casa, e ficas como novo"...
... e depois .... upps...uma protese 20 anos antes,...OH YEAH!!!!... são os 3 furos acima!!!... que chatice,..uma reforma por invalidez demasiado precoce,...OH Yeat!!!!...e que chatice,... fazer "borradas quando se é novo",....
...mas sabe,...realmente nós não temos falta de trabalho e pelos vistos os ortopedistas também não!!!

Obrigado