PDA

View Full Version : Cuidado - Seleuropa - Cuidado!!!!

CesarCardoso
29-01-09, 14:51
Carissimos Colegas

Chamo-me César Cardoso e encontro-me neste momento a trabalhar em França, em Decazeville, como muito dos nossos colegas, devido as condições actuais de trabalho em Portugal.

Como muitos, eu e a minha esposa (enfermeira) viemos via a Seleuropa, empresa de recrutamento internacional. Enviamos curriculo, fizemos as entrevistas via webcam, recebemos propostas...

Sendo a minha esposa francesa filha de pais portugueses, o nosso objectivo era virmos para o mais perto deles possivel, em Blois, de forma a termos o apoio necessario a nossa integração. Esta ideia foi repetidamente passada para a representante da SELEUROPA com quem nos falamos.

Foi nos dito que proximo de Blois não havia vagas para nenhum de nos (o que para ja não constitui verdade pois ha imensas, mas os hospitais maiores como o de BLois ainda não precisam de recorrer a empresas de recrutamento) e, apos varias propostas repetidamente falhadas, foi nos apresentado DECAZEVILLE como sendo a unica que permitia emprego a nos os 2.

Segue se o email da proposta, ajustado para ser mais facil compreende-lo e com algumas considerações minhas:

"Centro Hospitalario Público de Decazeville, en la región del Midi Pirenes, Departament de Aveyron.

PUESTOS para ENFERMERO Y FISIOTERAPEUTA: Posibilidad en todos los servicios (Cirugía visceral del aparato digestivo, cirugía ortopédica y traumatología, Medicina general, Maternidad, Medicina pneumológica, geriatría, MAS para traumatismos craneales...) tanto para fisioterapia como enfermería.
SALARIOS: Fisioterapeuta (1300 euros netos) y Enfermera (1440 euros netos) (Sin contar guardias).

TIPO DE CONTRATO: ËL MISMO para los dos. Un contrato definido de 2 meses, (não de 2 mas sim de 3 meses) renovable a 6 meses y por último indefinido (tipo funcionario: 13 pagas (Não 13 mas 12 pois trabalhamos como contratados e nao como funcionarios publicos. Para tal teriamos que fazer um estagio remunerado de 1 ano)).
HORARIOS/TURNOS DE TRABAJO: Fisioterapeuta (de 8 a 17 horas con 1 hora para comer, de lunes a viernes). Enfermera (de mañana o tarde: 6h30 a 14h18 y de 13h42 a 21h30).
ALOJAMIENTO: Gratuito los 3 primeros meses y partir del 4º mes, 300 euros en un estudio para los 2 (esto es aproximado, y os lo tenéis que buscar vosotros, normalmente os ayudan).
Geográficamente es una ciudad de unos 18.000 habitantes aproximadamente, situado a 40 km de Rodez y a 160 km de Toulouse. Cuenta con una vida social activa: hay cines, restaurantes, diversos clubs deportivos si te gusta el fútbol, el tenis o el rugby… o también natación, danza,… entre otros (A "cidade" é um deserto geriatrico mais parecido com tras-os-montes. Aqui nao se faz nada sem carro).

Como a nossa vontade era ir para Blois, perguntamos a SELEUROPA se apos os 2 (3) meses poderiamos descontinuar novo contrato e seguir o nosso rumo. foi nos dito que sim. Como tal, procuramos novas propostas que nao foram dificeis de encontrar e rapidamente tivemos tudo pronto para partir.

Qual é o nosso espanto, e o do hospital, quando, perto do final do contrato, nos apresentamos perante o Quadro Superior de Saude a lhe informar das nossas intençoes de iniciar emprego perto de Blois. Este, espantado, nos indica que nao foi informado, pela SELEUROPA, dos nossos projectos, e que este pensava ter sido acordado que nos ficariamos em Decazeville pela duraçao minima de 1 ano.

Ao revermos os nossos respectivos dossiers, aqueles que foram enviados pela SELEUROPA para DECAZEVILLE, constatamos que muito do que foi dito nas nossas respectivas video conferencias nao foi referido ao hospital, e como tal, o espanto deste perante a nossa vontade de partir.

Visto isto, e como o hospital nao teve forma legal de nos impedir de partir no final do contracto, o hospital impôs-nos o pagamento do valor de 2300€ cada (valor pago a SELEUROPA PELO HOSPITAL POR CADA FUNCIONARIO RECRUTADO), a acrescentar a estadia e alimentação de 3 meses e os custos de formação de francês, que nos haviam dito ser gratuitas e dentro dos termos do contracto.

Acabamos por abdicar de 3 optimas propostas de trabalho na vizinhança de Blois para não mancharmos a nossa reputação perante o hospital e perder o dinheiro que tanto nos custou a ganhar. Abdicamos da companhia familiar e alojamento gratuito que nos esperava em Blois para salvar face.

Em conversação com o Hospital, para que este tambem nao ficasse a perder, acordamos ficar mais 6 meses de forma a lhes dar tempo para estabilizar a situação.

Com isto vos alerto para terem cuidado como o que vos é prometido por estas empresas. Somos, em todo o sentido, produtos à venda, e o que eles querem é nos vender, de forma bem lucrativa.

Procurem informar-se junto dos hospitais das verdadeiras condições que são propostas antes de tomarem a decisão de partir para 1500km de distancia de casa.

Espero ter esclarecido da melhor forma possivel esta situação, mas deixo o meu email (cesar.ft@gmail.com) para qualquer duvida que possa surgir.

Protejam-se

César

CesarCardoso
04-02-09, 07:04
Deixo aqui o meu MSN para quem quiser contactar directamente comigo para alguma duvida que tenha.

boa sorte

Cesar

ftcesarcardoso@hotmail.com

Fisio_NE
04-02-09, 14:44
Caro cesar, obrigado pelas informações, são de grande valor, para nossos futuros contatos.

Boa sorte e grande abraço!

Marcos

fisiocool
11-02-09, 15:20
Cesar, relamente é uma situação que nenhum de nos gostaria de exprienciar. No entanto, do meu ponto de vista e experiencia, não existe tanta razão para alertar os demais que procuram encontrar trabalho além fronteiras.
Pregunto simplesmente se os dois assinaram um contracto com o hospital?
Pois normalmeente a empresa recrutadora, é simplesmente isso, recrutadora, pois o contrato deve ser assinado com a entidade empregadora, hospital, clinica, termas.
As condições de trabalho devem constar sempre no contracto de trabalho, todas as clasulas como as condições de trabalho, duração de contracto e rescindir contracto.
Por isso o ideal era colocar as clasulas de contracto e nao a proposta apresentada pela agencia.
Outra pequena questão, e apenas volto a apresentar o meu ponto de vista, de certo o Cesar não estaria a espera que a dita agencia lhe propose-se que outras agencias presentes no mercado com diferentes ofertas, ou que poderia procurar voce mesmo.

Cumprimentos

CesarCardoso
06-09-10, 15:34
Cesar, relamente é uma situação que nenhum de nos gostaria de exprienciar. No entanto, do meu ponto de vista e experiencia, não existe tanta razão para alertar os demais que procuram encontrar trabalho além fronteiras.
Pregunto simplesmente se os dois assinaram um contracto com o hospital?
Pois normalmeente a empresa recrutadora, é simplesmente isso, recrutadora, pois o contrato deve ser assinado com a entidade empregadora, hospital, clinica, termas.
As condições de trabalho devem constar sempre no contracto de trabalho, todas as clasulas como as condições de trabalho, duração de contracto e rescindir contracto.
Por isso o ideal era colocar as clasulas de contracto e nao a proposta apresentada pela agencia. o contracto ao qual tivemos acesso antes de sair de sair de portugal foi um contracto generico que apresentava as clausulas mas nao as durações, pelo que nos so soubemos do sucedido ja em França.
Outra pequena questão, e apenas volto a apresentar o meu ponto de vista, de certo o Cesar não estaria a espera que a dita agencia lhe propose-se que outras agencias presentes no mercado com diferentes ofertas, ou que poderia procurar voce mesmo. O que eu esperava era que a empresa fosse honesta ao dizer que "eles nao tinham propostas", e nao que "nao existiam vagas". Da maneira que nos foi dito, nao havia vagas de emprego onde nos procuravamos. Se quisessemos trabalhar teriamos que ir para onde eles nos enviaram. Entendes a diferença? Se eu soubesse que eram eles que nao tinham propostas, teria tomado a iniciativa de procurar por mim mesmo, tal como fiz no final do meu primeiro contrato.

Cumprimentos

Cumprimentos!