PDA

View Full Version : Sindrome de Down e Fisioterapia

RakelS
27-01-09, 21:28
Olá, olá!

Estou a fazer um trabalho de grupo com uma familia cujo filho tem sindrome de down.
Estou, portanto, com um menino de 15 anos em "mãos" com Sindrome de Dawn agravada por anoxia à nascença.
Sei que esta na Cooperativa de S. Pedro em Barcarena e que pratica Hipoterapia e Hidroterapia, que não fala e usa fraldas.
Toda a vida frequentou consultas de desenvolvimento.

Que acham da hidroterapia e da hipoterapia neste caso?
Que sugerem para melhorar a independencia da criança...

(sei k é um pouco vago) tive pouco tempo para observar a criança...
e pouco é o tempo também para efectuar o trabalho, que é já para entregar 6ª feira!

contudo fica aberta a discussão!

gramendes
28-01-09, 00:01
Olá RakelS

A minha opinião sobre a hidroterapia e a hipoterapia é que são excelentes abordagens em crianças com sindroma de Down, Paralisia Cerebral, TCE,...
São metodos muitos completos, normalizadores e que permitem a facilitação da autonomia, interacção, comunicação além de facilitarem a aprendizagem, quer perceptivo-cognitiva, quer motora.
Penso que a Cooperativa de São Pedro utiliza a Associação de Hipoterapia de Cascais, a qual tem tido um papel extremamente importante no desenvolvimento da hipoterapia em toda a região centro da país.

Cumprimentos

Saramartins
28-01-09, 10:59
Olá! A hipoterapia talvez não seja o melhor meio para tratar utentes com Síndrome de Down. O motivo pelo qual digo isto é devido à instabilidade ligamentar entre C0 e C1 característica destes pacientes, o que pode tornar a hipoterapia mesmo uma contra-indicação.

gramendes
28-01-09, 21:51
Olá

Concordo que a instabilidade entre o atlas e o axis seja uma contra-indicação, tal como as escolioses ou as hipotonias severas. Mas nem todas as crianças com sindroma de Down têm esse problema. Os técnicos que acompanham as crianças nesta actividade têm isso bem presente. A hipoterapia pode ser usada de muitas formas, desde o tratamento do cavalo ( escová-lo, dar-lhe banho,...até ao uso de técnicas em cima do cavalo). Muitas vezes quando esta instabilidade está presente e há cavalo disponível (os cavalos também só podem suportar um determinado peso por causa do seu dorso), monta-se em "backriding", ou seja terapeuta+criança, e o treino apenas a passo resulta eficazmente. Contudo é sempre necessário existir uma boa avaliação da criança e terapeutas que dominem o método (conhecer o cavalo, conhecer a criança, dominar a técnica).

Cumprimentos a todos

RakelS
29-01-09, 00:55
Olá!

Ok ainda que tenhamos instabilidade ligamentar e uma certa hipotonicidade. Exercicios em cima do cavalo não promoveram uma estimulação à correcção postural? Como por exemplo com os aparelhos móveis?
E por exemplo o trote do cavalo leva à circulação de forças não só transversais como verticais, isso não é também um factor carga, factor de instabilidade de leva o corpo a responder no sentido de normalizar o tonus e estabilizar?
Afinal não creio que até o corpo estar adaptado não se vá por o cavalo a correr...

gramendes
29-01-09, 09:29
Olá RaquelS

O cavalo imputa estimulos multidireccionais e não apenas transversais e verticais. Ao utilizar a bacia como centro de estabilidade mecânica, as forças são transmitidas ao corpo apartir daí, quer para cima ao nível do neuroeixo, quer muem todas as direcções. Estimula-se de uma forma muito activa as reacções de reajuste postural semelhantes á da marcha, o tonús de repouso tende a normalizar ao mesmo tempo que podemos libertar o membro superior. Nada é mais completo que o cavalo neste tipo de estimulo/resposta. O trote é normalmente utilizado para incrementar tonus. Por exemplo, nas crianças com ataxia, verifica-se uma melhoria da coordenação após o mesmo. Em algumas hipotonias axiais também. Mas uma vez mais, refiro que a escolha do cavalo/criança é fundamental para o sucesso terapêutico. Não há 2 cavalos iguais da mesma forma que não há 2 crianças iguais.
Em Inglaterra e EUA, por exemplo, países onde a hipoterapia tem uma grande uma grande utilização, verifica-se que a maioria dos centros de reabilitação pediátricos localizados fora das localidades, têm centros hipícos acoplados.
Quanto ao uso de aparelhos mecânicos (não percebi bem a que aparelhos é que se refere,...bicicleta, locomat, tredmil,???) nada consegue igualar a qualidade do estimulo do cavalo.´
No sindrome de Down, também por vezes se recorre á terapia com cães de forma a estimular os níveis de interacção/relação. Nunca nos podemos esqueçer que a criança é um todo. Na criança com sindrome de Down a hipotonia axial está presente em 90% dos casos, a agressividade também (falta de modulação ao nível talâmico/cortical). Um fisioterapeuta tem que aprender a ver/avaliar o movimento como forma de expressão corporal e a saber manuseá-lo nesse mesmo sentido.

Cumprimentos

gramendes
29-01-09, 09:37
Se pretender mais informação sobre hipoterapia, pode consultar o site da AHA:

http://www.americanhippotherapyassociation.org/

RakelS
30-01-09, 03:26
:smile: Olá gramendes...
obrigado pelo esclarecimento!
quando falo em aparelhos móveis, refiro-me aos utilizados no conceito de Bobath por exemplo.
Bolas da teraband (grandes, pequenas), rolos de diversos tamanhos.

gramendes
31-01-09, 00:03
Olá raquelS

Ok, realmente nunca tinha visto a bola "á luz de aparelho móvel", mas tem toda a razão.
De qualquer maneira, mesmo que tentemos simular o movimento do cavalo com ela, nunca o iremos conseguir. Por outro lado, há a riqueza do estimulo sensorial que é impossível de reproduzir. Não sei se tem conhecimento, mas em 1997, no congresso internacional de hipoterapia realizado em Denver, foi apresentado o 1º cavalo mecânico destinado ao uso para hipoterapia em ginásio. Tratou-se de uma empresa inglesa, contudo a sua comercialização acabou em "águas de bacalhau" precisamente porque ele não reproduzia a "riqueza do estimulo sensorial" do cavalo.

Cumprimentos e sempre ao dispôr

maria84
15-05-09, 18:45
ola pessoal
sou nova aki
e gostava de pedir uns conselhos
é k tenho de fazer um trabalho sobre sindrome de down e nem sei por onde começar na net encontro bue de coisas (ate de mais)fico um pouco perdeda
nao me podem dar uma ajudinha??????