PDA

View Full Version : instabilidade do joelho

Luis1978
25-01-09, 23:39
Boas colegas...
Estou a tratar um atleta que á cerca de um mes um violento traumatismo, com consequente entorse no joelho, durante um jogo de andebol, e que afectou o ligamento coleteral medial.
Após a aplicaçao de um tratmento convencional, durante 5 semanas que passou por a imobilizaçao com lig funcional, e a aplicaçao de frio durante os primeiros dias e de calor nos restantes, com massagem, seguindo se a cinesioterapia e reforço muscular. O que é facto é que o atleta passado as 5 semanas já treinava com algumas limitaçoes, com apenas uma pequena dor na flexao do joelho na parte externa na zona da linha articular, sem porém conseguir realizar ainda a flexao total do joelho, algo que estava a evoluir favoravelmente com o trabalho fisico que vinha desenpenhando comigo, mas que ainda asssim me preocupava e que me deixava ainda algumas duvidas.
No ultimo treino sentiu de novo, já parte final do treino, ao realizar uma impulsão, quando nada o fazia prever, uma dor aguda associada a uma sensaçao de instabilidade no mesmo joelho.
Eu gostaria de saber se já tiveram agum caso parecido, e se também confirmariam as minhas suspeitas de o atleta ter contraído inicialmente também uma lesao meniscal, embora eu tivesse feito todas as manobras de despiste desse tipo de lesao, e nao tivessem sido positivas.
Obrigado.

Gonçalo Trafaria
26-01-09, 21:38
O melhor é mesmo realizar uma avaliação cuidada com todos os testes para despiste. Ligamentos e meniscos.. deverá indiciar algo.. depois é agir em conformidade. Poderá ter sido uma recidiva ou nova lesão. Se os testes de avaliação forem insuficientes, tem ainda os exames complementares.

M.A.
26-01-09, 22:36
Não esquecer que a famosa tríade Menisco medial - LCI - LCA andam sempre de mãos dadas nas lesões!!! :confused:

Vitor Santos
28-01-09, 02:42
Caro Luis
As lesões dos LLI e LLE são uma constante na minha prática clinica em virtude de trabalhar com 3 equipas de Rugby e uma de futebol.
Por norma as queixas estendem-se por 6 a 8 semanas não sendo anormal ficarem até cerca das 10 semanas ( em virtude de começarem a treinar e competir antes da total ausência de queixas).
Quanto aos meniscos à excepção dos testes ortopédicos mais convencionais os jogadores referem mais o bloqueio meniscal e a sensação de " giving away" devido a que o Quadricipete relaxa quando o menisco ou a ruptura meniscal é "trilhada".
A dor numa impulsão é "normal", devendo com um joelho desses seguir a tática de " navegar à vista" isto é verificar sinais e sintomas e agir em função destes.
Espero ter ajudado.

Luis1978
01-02-09, 22:28
Recebemos ontem o resultado da ecografia, e nada revela, alem do que já tinhamos detectado.
O atleta tem vindo a melhorar gradualmente, embora ainda sinta algumas dores, em certos movimentos no treino, como a chegada ao solo depois de uma impulsao, eu penso que terá a ver com a inflamaçao que ainda terá ainda no tendao, e que o limita a nivel dos musculos semi tendinoso e semi menbranoso.
Vai ficar em tratamento mais 3 semanas, pelo menos para combater a inflamaçao e assim poder fazer um trabalho especifico de reforço muscular ao nivel de ambos os membros inferirores.
Obrigado pelas opinioes de todos.