PDA

View Full Version : Joelho - menisco, rotula, sinuvite

Alcino
18-01-09, 12:39
Boas,
Tenho 34 anos, sempre pratiquei desporto de forma regular.
Há 4 anos e depois de ter feito uma meia-maratona em atletismo, tive de ser operado ao joelho direito, menisco interno, para corrigir uma pequena fissura. Fiz fisioterapia e reabilitação e recuperei bem, mas deixei de correr e passei a praticar mais assiduamente ciclismo (btt e estrada). Há sensivelmente ano 1 meio não resisti, e voltei ao atletismo, a minha grande paixão (tendo deixado quase por completo e ciclismo e o ginásio). Resiltado: ano e maio depois recomeçou a dor o mesmo joelho. Fiz raio-x e ecografia e acusou desvio de rótula, derrame subquadricipital, sinuvite, juntamente com inflamação de cartilagem articular interna da rotula por síndrome cartilagíneo interno (não acusa lesões meniscais nem ligamentares).
Por conselho do médico e fisioterapeuta, parei o atletismo, voltei ao ginásio para fortalecimento muscular, natação e algumas sessões de fisioterapia.
Tenho melhorado bastante e quase não sinto dor. Este processo de recuperação começou há cerca de duas semanas.

A questão que coloco é, qual a V/ opinião sobre a terapia de recuperação (que fazer mais e melhor?) e até que ponto é que ficarei limitado para o atletismo, pois é o que realmente gosto de fazer (10km, 15km, meia maratona)... devo pensar em desistir do atletismo? Dedicar-me só a bicicleta?
Obrigado!

gramendes
18-01-09, 20:35
Olá Alcino

Pelo que descreves, deves fazer uma boa avaliação do "gesto" desportivo durante a corrida, para além de observares se não existem desvios ortostácticos significativos. Uma alteração proprioceptiva/sensitiva, um desvio vertebral, uma diminuição de um dos membros inferiores, um apoio plantar alterado, um vicío gestual ...são condições para o desenvolvimento de uma patologia de "desgaste/compensação articular. Um bom fisioterapeuta deverá e poderá fazer essa avaliação, e só depois, é que a opção "praticar ou não atletismo" é que deve ser tomada. Muitas destas situações podem ser superadas fácilmente, mas há outras em que isso não é possível. Tudo depende das condicionantes de base.

Um abraço

M.A.
18-01-09, 22:11
O problema é que na presença de um desequilíbrio miofascial e/ou postural de base o fortalecimento muscular excessivo pode inclusive agravar a sua condição. O ideal seria recorrer a um fisioterapeuta com formação em terapias miofasciais, cadeias musculares, osteopatia, etc.

Alcino
19-01-09, 09:06
Obrigado pelos conselhos.
Em termos de gesto de corrida e/ou postura, houve efectivamente uma alteração mais ou menos recente. Há uns meses fui a um podologista, que me avaliou e fez uma palmilhas próprias para correr, já que tenho o pé muito arqueado e necessitaria de mais apoio. Sinto-me bem com as palmilhas... mas logicamente que te´rá alterado a forma da passada ligeiramente. Poderá isso ter tido influência?

gramendes
19-01-09, 09:56
Olá Alcino

Sim, isso pode ter tido influência. Mas, as palmilhas foram feitas/colocadas após exame de posturografia compturizada? Existia algum desnível na bacia que foi compensado com a palmilha?
Não modificamos os gestos/vicíos posturais de um dia para o outro. É um processo que leva algum tempo. Somos muito "comodistas" no que toca ao controlo postural :badgrin:.

Um bom dia

Alcino
19-01-09, 21:35
Boa noite,
Sim as palmilhas foram deitas por um podologista, com o auxílio de todos os meios tecnológicos (computador).
Não me recordo de se falar em compensação na bacia... apenas o que me recordo é que, como tenho o pé arqueado e estava a esforçar demasiado os tendões que "agarram" as tíbias, o Podologista subiu uns milímetros a palmilha no calcanhar...

Outra pergunta se me puderem esclarecer: quando fazer calor ou fazer gelo?

Alcino

gramendes
19-01-09, 22:58
Olá Alcino

Bem, gelo ou calor???....:neutral:
Tudo depende da patologia de base e da resposta do paciente (há pessoas que não toleram o calor e outras o gelo). No caso de uma lesão aguda, inflamatória, o gelo é o indicado. Nas situações de natureza crónica, mais relacionadas com retracção dos tecidos, dôr, que não apresentem edemas, rubor, normalmente opta-se por calor. Mas não esqueçer que quem manda, é a patologia de base.

M.A.
20-01-09, 00:26
Por muito bom trabalho que o podologista possa ter feito não concordo com o facto de aumentar a altura do calcanhar com a plantilha por apresentar retração da planta do pé. Penso que a longo prazo apenas irá aumentar essa retração. Na minha opinião a melhor solução será o alongamento das estruturas retraídas com especial atenção à fascia plantar. Do ponto de vista funcional a fascia plantar pode ser vista como o tendão rotuliano, uma vez que é o prolongamento das estruturas fasciais da perna, considerando o calcanhar como uma "rótula". Não pretendo que concordem comigo mas é a minha forma de ver o problema!!! :wink:

Alcino
21-01-09, 09:43
Obrigado a todos!